Associação Filosófica Scientiæ Studia, nossa nova parceira

Desde 2004, Associação promove debates sobre modos sustentáveis e democráticos de conduzir e produzir ciência no mundo. Quem apoia o nosso jornalismo concorre a sorteios mensais e tem direito a descontos a partir de 30%

.

A rede de economia solidária do Outros Quinhentos, felizmente, não para de crescer! Além de oferecermos contrapartidas interessantes e pertinentes para quem apoia o jornalismo de Outras Palavras, estamos em busca constante de parcerias e apoios alinhados ao nosso modo de ver, pensar e refletir sobre e no mundo.

Nosso intuito é trazer para quem nos acompanha material produzido no Brasil crítico e preocupado com uma sociedade mais justa, seja nos campos da ciência, da cultura, da literatura ou de outras artes. Tudo isso para fornecer insumos intelectuais qualitativos às suas pesquisas, espíritos e lutas diárias.

É tendo isso em vista que firmamos uma parceria com a Associação Filosófica Scientiæ Studia, instituição que enseja contribuir para a reflexão sobre o conhecimento científico e as consequências das diversas aplicações tecnológicas.

Nascida em 2004, a associação foi fundada por um grupo de pesquisadores e estudantes “movidos por questionamentos sobre os modos de conduzir e produzir ciência no mundo.” Com a missão de “contribuir para o debate público sobre temas e problemas filosóficos e científicos que não só ainda são prementes em nossos dias, como em muitos casos se mostram urgentes de serem revisitados.”

Desde então, nossa mais nova parceira já publicou “60 volumes do periódico latino-americano homônimo, mais de 25 títulos e algumas incursões no universo das artes gráficas e visuais.” 

Os escritos publicados nutrem uma “constante reflexão sobre a forma pela qual o conhecimento científico e as tecnologias devem ser utilizados”. Uma das maiores preocupações da Scientiae é “assegurar que os direitos, o bem-estar e as condições de participação democrática sejam fortalecidos e que a natureza e seus poderes regenerativos sejam respeitados e restaurados.”

Afora a reflexão filosófica sobre a ciência, a Associação também explora áreas de pensamento como a ética, a epistemologia e a filosofia analítica, além de traduções com aparatos críticos. Mantendo em vista o objetivo de prestigiar “investigações originais de autores nacionais e traduções para a língua portuguesa de obras que, embora relativamente recentes, já se tornaram clássicas.” 

Escritores da Associação como Maria Caramez Carlotto, Marcos Barbosa de Oliveira e Pablo Rubén Mariconda já são autores colaboradores do Outras Palavras. Ademais, a Scientiæ Studia também já publicou obras de nomes como C. S. Peirce e Galileu Galilei.

Figuram no catálogo da editora títulos em domínio público como Quatro textos sobre a intolerância: a perseguição religiosa no início da modernidade, com organização, tradução, introdução e notas de Flavio Fontenelle Loque; a Coleção Estudos sobre a Ciência e Tecnologia, com obras como A mercantilização da ciência: funções, disfunções e alternativas, de Marcos Barbosa de Oliveira (já sorteado no Outros Quinhentos); e a Coleção Estudos sobre a Ciência e Tecnologia com obras como C. S. Peirce – Acaso, probabilidade e indução: escritos selecionados. Há também um sebo virtual com livros usados e em bom estados de conservação nos mais diversos idiomas e temas – vale dizer que o sebo conta publicações de peso! Acesse a loja virtual e saiba mais.

Além de tudo isso, a Associação promove e apoia atividades de ensino e pesquisa. Através de grupos de estudos e pesquisa, e incentivos à publicação dos resultados.

Conta ainda com uma parceria com o Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA-USP), promovendo atividades em conjunto. Consulte aqui os eventos que já ocorreram.

A partir do próximo mês, os sorteios semanais a que têm acesso os membros da rede Outros Quinhentos passarão a oferecer os últimos lançamentos e os clássicos do vasto catálogo da nossa nova parceira. E não para por aí: quem apoia o jornalismo de Outras Palavras também poderá usufruir de cupons de 30% a 50% de desconto em compras no site da Associação.

Temos certeza de que essa é uma grande notícia para professores de todos os níveis e pesquisadores que fazem parte de nossa rede de apoiadores, mas também para o público em geral.

Quer ter acesso às contrapartidas da rede de mais de vinte parceiros de Outras Palavras, entre editoras, revistas, casas de espetáculos culturais, plataformas de cursos online, serviços de streaming e fazendas agroecológicas? 

Não perca tempo: conheça os planos da rede Outros Quinhentos e aproveite os sorteios, descontos e gratuidades exclusivos para quem colabora com nosso jornalismo.


Outras Palavras disponibiliza sorteios, descontos e gratuidades para os leitores que contribuem todos os meses com a continuidade de seu projeto de jornalismo de profundidade e pós-capitalismo. Outros Quinhentos é a plataforma que reúne a redação e os leitores para o envio das contrapartidas, divulgadas todas as semanas. Participe!

NÃO SABE O QUE É O OUTROS QUINHENTOS?
• Desde 2013, Outras Palavras é o primeiro site brasileiro sustentado essencialmente por seus leitores. O nome do nosso programa de financiamento coletivo é Outros Quinhentos. Hoje, ele está sediado aqui: apoia.se/outraspalavras/
• O Outros Quinhentos funciona assim: disponibilizamos espaço em nosso site para parceiros que compartilham conosco aquilo que produzem – esses produtos e serviços são oferecidos, logo em seguida, para nossos apoiadores. São sorteios, descontos e gratuidades em livros, cursos, revistas, espetáculos culturais e cestas agroecológicas! Convidamos você a fazer parte dessa rede.
• Se interessou? Clica aqui!

Leia Também: