Doze mulheres deste país e suas trajetórias

Em Mulheres de Terra e Água, histórias de vozes ancestrais que resguardam a rica cultura de nosso país. Quilombolas, ribeirinhas, indígenas e ativistas. Diante de nossa diversidade, será que todas as narrativas já foram contadas? Sorteamos dois exemplares

Créditos: ONU Mulheres/Júlia Pá. Fonte: ONU Mulheres Brasil
.

Muitos sabemos da imensidão de nosso país em extensão e diversidade, seja ela geográfica ou cultural. Será mesmo que em um país dessas proporções “todas as histórias já foram contadas”? Como insistem algumas críticas literárias mundo afora.

O que ocorre é, na verdade, que apenas uma única história sempre foi contada, aquela daqueles que silenciaram a variedade de vozes e ensinamentos que fogem à ordem colonial.

A obra Mulheres de terra e água, lançada em 2022, pela Editora Elefante, foi organizada pela pela terapeuta Lucila Losito e enseja ouvir e divulgar memórias e saberes que por anos foram relegados ao silenciamento.

Outras Palavras e Editora Elefante irão sortear dois exemplares de Mulheres de terra e água, organizado por Lucila Losito, entre quem apoia nosso jornalismo de profundidade e de perspectiva pós-capitalista. O sorteio estará aberto para inscrições até a segunda-feira do dia 8/4, às 14h. Os membros da rede Outros Quinhentos receberão o formulário de participação via e-mail no boletim enviado para quem contribui. Cadastre-se em nosso Apoia.se para ter acesso!

São doze histórias de vozes ancestrais que resguardam a rica cultura de nosso país. Mulheres quilombolas, ribeirinhas, indígenas e ativistas. “Parteiras, tecelãs, benzedeiras, cozinheiras, plantadeiras, artesãs, artistas, mestres dos cantos e das danças, senhoras da vida, da cura e da devoção, portadoras de técnicas centenárias de fazeres e labores. Mais velhas e mais novas, mães, filhas, avós. Senhoras do corpo, senhoras do bem, senhoras da voz”.

Em cada relato residem experiências de “inúmeras atividades e diversos ofícios que exercem em suas comunidades, nos quais cumprem um efetivo papel de liderança, executando funções imemoriais, irradiando conhecimentos”, como nos conta Leda Maria Martins, no posfácio.

O livro guarda memórias de mulheres do carimbó paraense; da primeira pajé mulher dos indígenas Pataxó e os recados que recebeu da lua; da vida de Lenita, pescadora e caiçara da cidade de São Sebastião, no litoral norte de São Paulo; da parteira que se tornou a vereadora mais votada sem fazer campanha; entre outras.

A brochura se torna assim uma joia da história oral e levanta a questão: na imensidão desse planeta, quantas histórias ainda não puderam ser contadas?


Em parceria com a Editora Elefante, Outras Palavras irá sortear dois exemplares de Mulheres de Terra e Água, organizado por Lucila Losito, entre quem apoia nosso jornalismo de profundidade e de perspectiva pós-capitalista. O sorteio estará aberto para inscrições até a segunda-feira do dia 8/4, às 14h. Os membros da rede Outros Quinhentos receberão o formulário de participação via e-mail no boletim enviado para quem contribui. Cadastre-se em nosso Apoia.se para ter acesso!

E não se esqueça! Quem apoia o jornalismo de Outras Palavras garante 25% de desconto no site da Editora Elefante. Faça parte da rede Outros Quinhentos em nosso Apoia.se e acesse as recompensas!

Outras Palavras disponibiliza sorteios, descontos e gratuidades para os leitores que contribuem todos os meses com a continuidade de seu projeto de jornalismo de profundidade e pós-capitalismo. Outros Quinhentos é a ferramenta através da qual é possível construir conosco um projeto de jornalismo de profundidade e pós-capitalista. Pela colaboração, diversas contrapartidas são disponibilizadas: sorteios, descontos e gratuidades oferecidas por nossos parceiros – são mais de vinte parcerias! Participe!

NÃO SABE O QUE É O OUTROS QUINHENTOS?
• Desde 2013, Outras Palavras é o primeiro site brasileiro sustentado essencialmente por seus leitores. O nome do nosso programa de financiamento coletivo é Outros Quinhentos. Hoje, ele está sediado aqui: apoia.se/outraspalavras/
• O Outros Quinhentos funciona assim: disponibilizamos espaço em nosso site para parceiros que compartilham conosco aquilo que produzem – esses produtos e serviços são oferecidos, logo em seguida, para nossos apoiadores. São sorteios, descontos e gratuidades em livros, cursos, revistas, espetáculos culturais e cestas agroecológicas! Convidamos você a fazer parte dessa rede.
• Se interessou? Clica aqui!

Leia Também: