A democracia pensada a partir das ruas

Em obra instigante, autor debate a repressão do Estado e sua ligação com a defesa do capital, mas são as insurreições e revoltas populares que têm atravessado, movimentado e transformado a História. Sorteamos um exemplar

Antonio Berni; Manifestación [1934]. Museo de Arte Latinoamericano de Buenos Aires – Malba
.

Para algumas pessoas a política acontece apenas nas salas e salões onde se reúnem os homens de colarinho branco. Bom, não é mentira dizer que nessas salas são tomadas decisões que influenciaram e irão influenciar muitas vidas. No entanto, não é apenas onde os representantes do Estado se reúnem que acontece a política.

A política deve existir e existe “desde baixo”, dos movimentos e insurreições que historicamente inundaram praça e ruas, guilhotinaram reis e derrubaram símbolos coloniais.

Em Política Selvagem, Jean Tible, militante e professor de Ciência Política na Universidade de São Paulo (USP), conta essa história da “política desde baixo”, “(des)amarrando” manifestações e revoltas populares ao longo da história e demonstrando como para cada uma o Estado preparou uma reação.

Da Comuna de Paris, aos Zapatistas no México; de Mariátegui no Peru aos movimento negro nos EUA; toda rebelião desencadeou uma onda de repressão arquitetada nas salas (e chats) do Estado. No entanto, elas também transformaram estruturas de poder. 

Outras Palavras irá sortear um exemplar de Política Selvagem, de Jean Tible, entre quem apoia nosso jornalismo de profundidade e de perspectiva pós-capitalista. O sorteio estará aberto para inscrições até a segunda-feira do dia 19/2, às 14h. Os membros da rede Outros Quinhentos receberão o formulário de participação via e-mail no boletim enviado para quem contribui. Cadastre-se em nosso Apoia.se para ter acesso!

O intuito de Tible não é desqualificar tais insurreições nem desanimar o leitor, mas fundamentar seu argumento e seu questionamento à democracia posta. Como funciona o autoritarismo? O Estado, como se configura hoje, precisa da repressão para existir e assim defender o capital, a quem de fato serve.

Diante disso, precisamos seguir resgatando a insatisfação, transformando esse elemento em arma política e construindo democracias verdadeiramente populares, essa seria a forma democrática precisa.

Longe de trazer um compilado de conceitos acadêmicos rígidos, elencados de maneira hierárquica ou linear, o escritor costura um livro inventivo não só em sua argumentação, mas também na forma material qual se estrutura: as cinco partes do escrito “podem ser lidas em qualquer ordem e de forma independente” e até mesmo os parágrafos podem (de)seguir tal linha de raciocínio.

Diariamente veem à luz atos de luta coletiva ao redor do globo, que em sua diversidade fazem um convite a repensar e refazer nossa relação com o mundo e a natureza, com o outro e o coletivo, conosco, com nossos desejos e sonhos. É a gênese desse convite que Tible se aventura a compreender, nos convidando também para essa investigação e construção.


Outras Palavras irá sortear um exemplar de Política Selvagem, de Jean Tible, entre quem apoia nosso jornalismo de profundidade e de perspectiva pós-capitalista. O sorteio estará aberto para inscrições até a segunda-feira do dia 19/2, às 14h. Os membros da rede Outros Quinhentos receberão o formulário de participação via e-mail no boletim enviado para quem contribui. Cadastre-se em nosso Apoia.se para ter acesso!


Outras Palavras disponibiliza sorteios, descontos e gratuidades para os leitores que contribuem todos os meses com a continuidade de seu projeto de jornalismo de profundidade e pós-capitalismo. Outros Quinhentos é a plataforma que reúne a redação e os leitores para o envio das contrapartidas, divulgadas todas as semanas. Participe!

NÃO SABE O QUE É O OUTROS QUINHENTOS?
• Desde 2013, Outras Palavras é o primeiro site brasileiro sustentado essencialmente por seus leitores. O nome do nosso programa de financiamento coletivo é Outros Quinhentos. Hoje, ele está sediado aqui: apoia.se/outraspalavras/
• O Outros Quinhentos funciona assim: disponibilizamos espaço em nosso site para parceiros que compartilham conosco aquilo que produzem – esses produtos e serviços são oferecidos, logo em seguida, para nossos apoiadores. São sorteios, descontos e gratuidades em livros, cursos, revistas, espetáculos culturais e cestas agroecológicas! Convidamos você a fazer parte dessa rede.
• Se interessou? Clica aqui!

Leia Também: