MACONHA
Uma pesquisa da Universidade de Montreal, no Canadá, rastreou e examinou 3,8 mil adolescentes durante quatro anos e descobriu que, para eles, o impacto da maconha sobre as habilidades de raciocínio, memória e comportamento é pior que o do álcool. Foi uma surpresa para a principal autora do estudo, que esperava o contrário. Além de ser pior, esse impacto se mostrou duradouro.
E quem está ganhando dinheiro com o negócio da cannabis? O Guardian mostra que, num cenário de crescente processo de legalização, “quem lucra é uma questão de direitos civis tão grande quanto quem é punido [tradicionalmente, pelo consumo e venda ilegais]”. Grupos marginalizados, que lutaram pela legalização e estão envolvidos profissionalmente nisso há décadas, têm imensa dificuldade de fazer frente a grandes empresários que nunca se importaram realmente com isso, mas são capitalizados e buscam entrar na onda.
Na Califórnia, onde hoje há milhares de fazendas cultivando a planta, o processo de legalização não beneficiou pequenos produtores. Esperava-se que, para dar tempo de eles se adaptarem, a legislação tivesse um dispositivo proibindo grandes fazendas até 2023, mas isso não aconteceu. No Canadá, hoje um punhado de empresas já domina a produção. |