Grupo Belas Artes, novo parceiro de Outras Palavras

Histórico cinema de rua de São Paulo, que mantém plataforma de streaming com milhares de filmes de arte, oferece regalos a quem apoia nosso jornalismo: um mês grátis na plataforma e sorteio de cinco pares de ingressos, todos os meses

.

O programa de financiamento coletivo Outros Quinhentos, embrião de rede de economia solidária que sustenta o jornalismo de profundidade de Outras Palavras, está se expandindo: além de nossas atuais parcerias com editoras, casas de espetáculo, plataformas de cursos e fazendas agroecológicas, agregamos também o Grupo Belas Artes! O grupo inclui o Petra Belas Artes, cinema de rua que é velho conhecido dos paulistanos, sua plataforma de streaming Belas Artes À La Carte e a distribuidora Pandora Filmes.  

Localizado na esquina da Avenida Paulista com a Consolação, o cinema Petra Belas Artes participou da evolução da cidade de São Paulo desde a metade do século XX. Inaugurado em 1943 como Cine Ritz, se tornou Belas Artes em 1967 com a exibição do filme Os Russos Estão Chegando; em 1980, o espaço se dividiu em seis salas, cada uma com o nome de um grande artista brasileiro: Heitor Villa-Lobos, Candido Portinari, Oscar Niemeyer, Aleijadinho, Mario de Andrade e Carmen Miranda. 

Dois anos depois, um incêndio destruiu parcialmente o cinema; em 2002, quase fechou, mas reabriu em 2004 exibindo o filme Do Outro Lado da Rua, com Fernanda Montenegro. Em 2011 fechou novamente, mas voltou a funcionar após um abaixo assinado de mais de 90 mil assinaturas – convidando todos para as suas salas novamente em 2014. Não à toa, em 2013, o cinema foi considerado patrimônio histórico da cidade de São Paulo. Em 2019, após três incertos meses sem patrocinador, o cinema firmou patrocínio com a marca de cervejas Petra, que permanece à sua frente desde então.   

Já o Belas Artes À La Carte foi criado no final de 2019, aproveitando a crescente popularidade dos serviços de streaming e levando a curadoria cuidadosa do Belas Artes ao alcance de um público ainda maior. Na plataforma estão disponíveis centenas de filmes selecionados por quem gosta de cinema, incluindo clássicos e lançamentos separados em categorias originais e coletâneas especiais. Além disso, os espectadores também contam com conteúdo de apoio produzido pela equipe Belas Artes com indicações, curiosidades e opiniões sobre os filmes em exibição.

Para selar essa parceria inédita, todos os membros de Outros Quinhentos têm direito a um mês grátis na plataforma Belas Artes À La Carte, e os assinantes de São Paulo poderão também concorrer ao sorteio de ingressos para as sessões dos lançamentos da Pandora Filmes.  

Não sabe o que é o Outros Quinhentos?

Somos, desde 2013, o primeiro caso brasileiro de site sustentado essencialmente por seus leitores. Por meio do programa Outros Quinhentos, você contribuiu com nosso jornalismo de profundidade, apoia sua ampliação e participa da nossa rede de parceiros, orientada por lógicas opostas às do mercado.

É um embrião de rede de Economia Solidária. O espaço publicitário do site é oferecido, gratuitamente, a produtores de Cultura e Agroecologia. Eles não pagam em dinheiro, mas com seus produtos e serviços – compartilhados com nossos apoiadores. São gratuidades e descontos expressivos em livros, cursos, assinaturas de revistas, restaurantes, espetáculos, entre outros! Autonomia são outros quinhentos, e por isso convidamos você a fazer parte dessa rede de economia solidária com a gente. Se interessou? Clica aqui!

Leia Também: