Por que hastear a bandeira colorida?

Expressão Popular publica coletânea de artigos sobre o movimento LGBTQIA+, a partir de uma visão marxista. Mostra: diversidade é base para o amor e a liberdade. Quem é Outros Quinhentos concorre a um exemplar e têm desconto de 50%

.

“Ser marxista é entender criticamente o mundo e transformá-lo, libertando desejos e sentimentos”, sugere Hasteemos a Bandeira Colorida ao leitor, logo em seu prefácio. O livro publicado pela Expressão Popular é uma coletânea de artigos que buscam traçar um panorama geral da luta da comunidade LGBTQIA + no Brasil. 

Utilizando o marxismo como ponto de partida, os textos organizados por Leonardo Nogueira, Erivan Hilário, Thaís Terezinha Paz e Kátia Marro buscam ir além da desigualdade entre classes para entender também que, na perspectiva marxista do novo século, “é fundamental o combate contra preconceitos e discriminações de todas as espécies”. 

Hasteemos a Bandeira Colorida: Diversidade Sexual e de Gênero no Brasil |  Amazon.com.br

O livro busca desvencilhar a pauta da diversidade do julgamento pós-moderno, visto que, sem o materialismo histórico, não seria possível entender as discriminações enfrentadas pela população LGBTQIA+ hoje. Logo no prefácio da edição, o leitor é convidado a refletir com a seguinte afirmação: “é também sobre amor a pauta que envolve as reflexões e lutas por liberdade e diversidade sexual”. Segundo Leandro Konder, filósofo e marxista, “a sociedade hegemonizada pela burguesia impõe às pessoas que se tornam competitivas; cada indivíduo é levado a suspeitar do próximo, a enxergá-lo como concorrente (…) a recomendação do amor ao próximo torna-se abstrata: continua a ser proclamada no discurso, mas é esvaziada no sentido do plano da vida”. 

Assim, Hasteemos a Bandeira Colorida traz artigos profundamente analíticos e munidos do marxismo para entender o rumo das lutas pela diversidade sexual e de gênero no Brasil. E quem apoia o nosso jornalismo de profundidade concorre a 1 exemplar da obra, oferecida pela Editora Expressão Popular, além de garantir 20% de desconto em todo o site da editora, 30% em livros impressos da série Sul Global e 50% de desconto nos ebooks da série Sul Global. As inscrições para o sorteio serão aceitas até quarta-feira (27/07) às 15h.

Não sabe o que é o Outros Quinhentos?

Somos, desde 2013, o primeiro caso brasileiro de site sustentado essencialmente por seus leitores. Por meio do programa Outros Quinhentos, você contribuiu com nosso jornalismo de profundidade, apoia sua ampliação e participa da nossa rede de parceiros, orientada por lógicas opostas às do mercado.

É um embrião de rede de Economia Solidária. O espaço publicitário do site é oferecido, gratuitamente, a produtores de Cultura e Agroecologia. Eles não pagam em dinheiro, mas com seus produtos e serviços – compartilhados com nossos apoiadores. São gratuidades e descontos expressivos em livros, cursos, assinaturas de revistas, restaurantes, espetáculos, entre outros! Autonomia são outros quinhentos, e por isso convidamos você a fazer parte dessa rede de economia solidária com a gente. Se interessou? Clica aqui!

Leia Também: