Terceira dose de Pfizer: resultados preliminares no Uruguai
Nível de anticorpos em quem havia recebido as duas doses da CoronaVac subiu 20 vezes
Publicado 27/09/2021 às 08:13 - Atualizado 27/09/2021 às 08:14
Esta nota faz parte da nossa newsletter do dia 27 de setembro. Leia a edição inteira. Para receber a news toda manhã em seu e-mail, de graça, clique aqui.
Cientistas uruguaios divulgaram na sexta-feira os primeiros resultados sobre a aplicação de terceiras doses no país: o uso do imunizante da Pfizer aumentou em 20 vezes o nível de anticorpos de quem antes tinha recebido as duas doses da CoronaVac.
O trabalho está sendo conduzido pelo Instituto Pasteur de Montevidéu e pela Universidade da República. Ele envolve mais 200 voluntários, irá durar dois anos e prevê a coleta de sangue periódica dos participantes. Porém, os dados preliminares ainda não foram publicados. Não foi relatada a idade dos voluntários, por exemplo – embora saibamos que, no Uruguai, a vacina da Sinovac foi oferecida inicialmente somente a adultos com menos de 70 anos.
No fim de julho, o país anunciou a oferta de uma dose da Pfizer a todos os que haviam completado o regime com a CoronaVac; há três semanas, decidiu administrá-la também a todas as pessoas com mais de 60 anos, independentemente do imunizante utilizado antes. Praticamente a população inteira está elegível. Segundo o governo federal, 77% da população tomou uma uma dose, 73% recebeu as duas e quase 30% já está com a terceira.
É preciso lembrar que o nível de anticorpos, sozinho, não atesta a eficácia, mas é um indicativo dela. Para comparação, a terceira dose de CoronaVac (para quem já tinha recebido duas doses do mesmo imunizante) também foi avaliada recentemente em dois artigos, ainda sem revisão de pares. Segundo o Instituto Butantan, em adultos saudáveis com menos de 60 anos os níveis de anticorpos aumentaram de três a cinco vezes; em idosos, o aumento foi de sete vezes.
Esta nota faz parte da nossa newsletter do dia 27 de setembro. Leia a edição inteira. Para receber a news toda manhã em seu e-mail, de graça, clique aqui.