Futebol: quando as torcidas acolhem os refugiados
Em oposição aberta ao racismo e xenofobia, sempre multiplicados pela mídia, torcedores colorem estádios europeus com faixas e gritos de solidariedade a estrangeiros em busca de abrigo
Por Thiago Cassis, na UJS
Publicado 11/09/2015 às 15:46
Em oposição aberta ao racismo e xenofobia, sempre multiplicados pela mídia, torcedores colorem estádios europeus com faixas e gritos de solidariedade a estrangeiros em busca de abrigo
Por Thiago Cassis, no Pelota de Trapo
Em um momento de aumento da imigração e dos pedidos de asilo em países da União Europeia, algumas torcidas de futebol mandaram uma forte mensagem de apoio aos imigrantes deste o inicio deste mês.
Com as tentativas de desestabilização de governos não alinhados às políticas dos EUA, sobretudo a Síria, e também da própria União Europeia, a quantidade de pessoas tentando atravessar o mar em direção à Europa para fugir da pobreza e da violência causada por conflitos armados atinge um número muito maior dos que os últimos anos.
A travessia ocorre de formas absolutamente arriscadas em botes, pequenos barcos de madeira e até mesmo fazendo a nado trechos do trajeto. A Europa recebe de volta, através da imigração, o resultado de suas ações de pilhagens de matéria-prima e tráfico de pessoas que empreendeu ao redor do planeta por séculos.
Muitos governos dão respostas “pouco humanitárias”, para dizer o mínimo, para a questão da imigração. A Hungria, uma das principais portas de entrada de pessoas em busca de melhores condições, chega a propor a construção de um muro em suas fronteiras.
Mas das arquibancadas dos estádios europeus, surge uma atitude humana e de apoio aos refugiados e imigrantes.
Se por um lado temos, e a imprensa mundial gosta muito de destacar isso, os gritos xenófobos e racistas que também estão presentes entre os os frequentadores de estádios europeus, o exemplo das faixas abaixo apresenta o outro tipo de torcedor. O detalhe é que as mensagens de apoio às pessoas que se veem obrigadas a abandonar sua terra natal e suas casas e tentar viver em outro continente, vêm em grande parte de torcidas organizadas.
Veja algumas das faixas e de que clube são os torcedores: