Vinte milhões em um mês
Estados Unidos se tornam sexto país a aprovar uso emergencial da vacina da Pfizer; imunização começa hoje para todo o país
Publicado 14/12/2020 às 10:42

Este texto faz parte da nossa newsletter do dia 14 de dezembro. Leia a edição inteira.
Para receber a news toda manhã em seu e-mail, de graça, clique aqui.
Os Estados Unidos pretendem vacinar 20 milhões de pessoas em um mês. A vacinação começa hoje, apenas dois dias depois que o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) votou a favor da recomendação da vacina da Pfizer, e três dias depois que a FDA autorizou a aprovação do uso emergencial do imunizante. O país foi o sexto a aprovar essa vacina, depois do Reino Unido, Canadá, Bahrein, Arábia Saudita e México.
Por lá, ficou definido que apenas maiores de 16 anos poderão tomar a vacina – que, no entanto, será aplicada em pessoas que já tiveram a doença e têm anticorpos contra o vírus. As autoridades federais recomendam que as doses sejam direcionadas a profissionais da saúde e idosos que moram em casas de repouso, mas a decisão final cabe aos estados.
Caminhões carregando os primeiros lotes da vacina deixaram ontem a fábrica da Pfizer, em Michigan. As doses foram embaladas em caixas com gelo seco, que devem manter a temperatura a -70 ºC, a condição necessária para conservar a vacina, e colocadas nos veículos que têm como destino centenas de centros de distribuição nos 50 estados do país.
Sem publicidade ou patrocínio, dependemos de você. Faça parte do nosso grupo de apoiadores e ajude a manter nossa voz livre e plural: apoia.se/outraspalavras