PÍLULAS: Rol taxativo é derrubado no Senado

• Dengue e mudanças climáticas • A crise do SAMU no Rio • Varíola dos macacos em gestantes • A proibição da venda de remédios para emagrecer • Cigarro eletrônico é usado por 20% dos adolescentes nos EUA •

.

Projeto contra rol taxativo é aprovado no Senado

O Poder Legislativo pode conseguir contornar uma injustiça aprovada pelo Judiciário: o Senado aprovou, ontem (29/8), projeto de lei que obriga os planos de saúde a cobrirem tratamentos que não estão listados pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). A decisão, que confirma votação na Câmara dos Deputados e vai à sanção presidencial, reverte o que foi decidido pelo STJ – que o chamado rol é taxativo. Agora, ele volta a ser apenas exemplificativo. Para ser custeadas pelos planos, as terapias precisam ser aprovadas por outras agências de renome internacional, pela Conitec ou ter comprovação científica. A vitória só foi possível graças à luta de mães de crianças autistas, encabeçada por Andrea Werner, do instituto Lagarta Vira Pupa. Ela acredita que, por se tratar de período eleitoral, Bolsonaro não vetará um projeto de lei que pode beneficiar pessoas com autismo e doenças raras. Segundo o senador Paulo Paim (PT), “O rol taxativo impacta negativamente a vida de 48 milhões de usuários de planos de saúde”.

Dengue: mudanças climáticas fazem doença circular o ano inteiro

Estamos vivendo uma crise grave de dengue no Brasil, em especial em São Paulo. Se até recentemente o período de maior incidência acontecia entre novembro e maio, agora o mosquito sobrevive e contamina pessoas mesmo no período mais frio. Os números de 2022 já são preocupantes, por ultrapassarem o total de casos e mortes do ano passado. Até junho, foram confirmadas 585 mortes e quase 1,2 milhão de casos – ambos os números são mais que o dobro do registrado em 2021. E o clima é um grande responsável por isso: o Sul e o Sudeste estão enfrentando invernos chuvosos e quentes, condições perfeitas para a sobrevivência do aedes aegypti. Os números do estado de São Paulo, o mais afetado do país, são mais recentes: até agosto foram 292,1 mil casos de dengue e 250 mortes – em todo o ano de 2021, foram 145,8 mil e 71, respectivamente. Mas um estudo da Unesp constatou que a região do Cerrado também está sendo desproporcionalmente afetada – fato que está diretamente relacionado com a destruição do bioma.

Falta de leitos provoca crise no SAMU no Rio

O Rio de Janeiro enfrenta uma crise com as ambulâncias do SAMU, registrou matéria do Brasil de Fato. Ela está sendo causada pelo fechamento de leitos para internação em hospitais federais, que sobrecarregam os estaduais e, com mais intensidade, a rede municipal. As ambulâncias e suas macas estão sendo retidas nos hospitais pois estes não possuem leitos para acolher os pacientes. Em 76% dos casos, os veículos demoram mais de uma hora para sair das unidades de saúde e voltar às ruas para atender à população. Isso atrasa o atendimento a chamados urgentes. Segundo Fernanda Adães, subsecretária geral da secretaria municipal de Saúde do Rio, “hoje temos mais de 600 pessoas internadas com questões de alta complexidade, que historicamente são de competência dos entes estadual e federal. Os pacientes ficam 40, 60 dias nos leitos aguardando o sistema estadual de regulação garantir uma vaga para que possam ser atendidos”.

Varíola dos macacos: o que se sabe sobre o vírus em gestantes

Ainda há muito o que se descobrir sobre a nova varíola que se tornou emergência de saúde pública de importância internacional, segundo a OMS. Seu efeito em mulheres grávidas e puérperas ainda carece de estudos mais aprofundados. No início de agosto, o ministério da Saúde lançou nota técnica de recomendações para esse público. E em entrevista ao Portal Fiocruz, Natalie Del Vecchio, infectologista da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) do IFF/Fiocruz, esclareceu alguns pontos importantes. Algumas das informações principais: o vírus pode atingir o feto; a administração do antiviral só deve ser feita se o caso for grave, pois não há estudos suficientes para verificar os riscos para o bebê; o parto de uma mãe contaminada deve ser feito em isolamento e com proteção aos profissionais de saúde; não se indica cesárea, a não ser que haja ferida genital. Cada caso deve ser acompanhado de perto para que seja feita a avaliação correta. Para se proteger do vírus, recomenda-se às grávidas o uso de máscaras e que busquem atendimento médico caso apareça algum sintoma.

Fitoterápicos para emagrecer não podem ser vendidos pela internet

Uma decisão do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) determinou que seis produtos fitoterápicos devem ter sua publicidade retirada de lojas online e redes sociais, e a venda deve ser interrompida. Mercado Livre, Americanas, Magazine Luiza, OLX, Google, Facebook e Twitter têm 30 dias para identificar e retirar os produtos do ar; as propagandas devem sair em 24 horas. Segundo laudo, esses medicamentos possuem substâncias químicas danosas à saúde, e só podem ser comercializados com receita médica. Mas plataformas digitais aproveitam-se da baixa regulamentação para fazer venda de produtos perigosos. Algo parecido acontece com fórmulas infantis que substituem o aleitamento materno – mas não são recomendadas pela OMS.

Quase 20% dos jovens norte-americanos fumam cigarro eletrônico

Novo relatório da OPAS reafirma a noção de que os dispositivos eletrônicos de fumar estão revertendo a tendência de queda no tabagismo. Isso acontece em especial com os jovens: nos Estados Unidos, onde o uso é mais disseminado, 19,6% dos adolescentes com idades entre 13 e 15 anos fizeram o uso dos cigarros eletrônicos nos 30 dias anteriores à pesquisa. Se a princípio acreditava-se que esses dispositivos poderiam ser úteis para pessoas que desejam parar de fumar, agora a percepção é de que os riscos são altos. Inclusive pelo fato de que é possível mascarar o mau gosto do cigarro com essências saborizadas. Sua venda é proibida no Brasil, e a interdição foi confirmada pela Anvisa em julho. Mas há estimativas de que o uso no país seja tão disseminado quanto nos EUA.

Leia Também: