PÍLULAS | Bolsonaro veta homenagem a Nise da Silveira

• Bolsonaro veta Nise da Silveira • Novos passos para o piso da Enfermagem • Remdesivir, novo remédio contra covid • Burnout parental • Para registrar movimentos da terra • Comida geneticamente alterada no Reino Unido? •

.

Bolsonaro veta homenagem a Nise da Silveira 

Nise da Silveira, psiquiatra da década de 1940, foi pioneira do movimento contra métodos agressivos em pacientes com transtornos mentais. Referência para a psiquiatria humanizada e luta antimanicomial, Nise foi presa em 1936, acusada de comunismo. Em abril deste ano, o Senado brasileiro aprovou a inscrição de seu nome no livro dos Heróis e Heroínas da Pátria – que o presidente vetou ontem (25/04). Nise atuou contra o eletrochoque, a lobotomia, as camisas de força e o isolamento em hospícios. Utilizava a pintura como ferramenta terapêutica, as obras de seus pacientes chegaram até ao Museu de Arte Moderna de São Paulo e seguem em exibições pelo país.

Congresso pressiona pelo piso da Enfermagem

A Câmara dos Deputados aprovou a urgência do Projeto de Lei 1.272/2022, que desonera a da folha de pagamentos da Saúde. O objetivo é “reduzir o impacto do investimento necessário para financiar o piso nacional da categoria”, argumentou Betânia Santos, Presidente do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen). E Rodrigo Pacheco, presidente do Senado, se comprometeu a colocar em votação a PEC 11, que institui o piso salarial nacional dos enfermeiros, dos técnicos de enfermagem, dos auxiliares de enfermagem e das parteiras. As duas medidas tentam impedir que o presidente vete o piso da enfermagem.

Anvisa aprova remdesivir para casos mais leves de covid

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ampliou a indicação do medicamento remdesivir contra a covid. Até então restrito a casos mais graves, ele agora terá uma maior gama de atuação. A substância é um antiviral injetável que impede a replicação do vírus no organismo, diminuindo a infecção. Além dele, no início de maio a Anvisa também aprovou o molnupiravir para tratar a covid, que já tem o aval da OMS e será produzido pela Fiocruz. 

Dois terços das mães e pais sofrem burnout parental

Ensino escolar à distância, fechamento de creches, instabilidade econômica e isolamento social. Um estudo nos Estados Unidos aponta que 66% dos pais e mães que trabalham passaram a se enquadrar nos critérios de síndrome de burnout parental – um termo não clínico que contempla as mães e pais tão exaustos com a pressão de cuidar dos filhos que sentem não ter mais o que dar. As mulheres são mais afetadas. “Como é o caso com o burnout, o burnout parental é definido como esgotamento físico, emocional e mental devido às demandas contínuas de cuidar dos filhos”, disse a dra. Jennifer Yen, psiquiatra da UTHealth Houston. Além dos sintomas físicos, como irritabilidade e mudanças de apetite, há também indícios como raiva ou ressentimento por ter de cuidar dos filhos, resultando em distanciamento físico ou emocional.

Cabos marítimos de internet registram movimento da terra

Pesquisa publicada na revista Science descreveu como cientistas aproveitaram um cabo de fibra ótica de 3.600 milhas para detectar tempestades, marés agitadas e terremotos sob o Atlântico. O cabo de internet se estende pelo fundo do oceano entre Halifax, no Canadá, e Southport, no Reino Unido. As perturbações naturais do planeta criam distúrbios minúsculos, mas mensuráveis, na fibra óptica dos cabos, alterando a velocidade da luz em pontos específicos do fundo do Atlântico. Essas mudanças fornecem uma leitura da localização de terremotos e outros movimentos naturais. 

Reino Unido quer produzir comida geneticamente alterada

O governo britânico enviou para a aprovação do parlamento uma lei que permitirá o cultivo de plantas e a criação de animais geneticamente alterados. Após o Brexit, a Inglaterra não precisa mais seguir as leis da União Europeia que barram alimentos geneticamente modificados. Especialistas e críticos apontam que o projeto de lei do governo poderá minar a transparência na produção de alimentos no país.

Leia Também: