Números incertos

Mais de uma semana após começo da imunização, Brasil não tem dados oficiais sobre número de vacinados

Foto: LuAnn Hunt / Pixabay
.

Este texto faz parte da nossa newsletter do dia 27 de janeiro. Leia a edição inteira. Para receber a news toda manhã em seu e-mail, de graça, clique aqui.

Como se sabe, o presidente sempre fez o posto de demonstrar interesse em vacinas e só muito recentemente começou a mudar de leve o discurso. Em um evento promovido por um banco, ontem ele disse que a imunização é importante para que “a economia não deixe de funcionar”. Ainda proferiu uma mentira grosseira, afirmando que o Brasil é o sexto país no mundo que mais vacinou até agora – na verdade, segundo o UOLestamos em 49º lugar na lista de países que vacinaram o maior percentual da população, e em 17º levando em conta os números absolutos. 

Mas essa colocação é incerta porque, como nota o pesquisador Raphael Saldanha, da Fiocruz, na verdade o país até agora não tem dados oficiais sobre o número de vacinados. A imprensa está divulgando números levantados por conta própria, junto às secretarias de Saúde, mas nem todos os estados enviam seus dados. De acordo com Saldanha, um novo sistema de registro foi criado pelo Ministério da Saúde para a vacinação contra a covid-19, mas ainda não está funcionando bem. “Como em qualquer novo sistema de abrangência nacional, as dificuldades são grandes e muitos testes e ajustes precisam ser feitos. O problema é que estamos consertando o avião em pleno voo”, escreve Saldanha, em sua conta no Twitter.

Este texto faz parte da nossa newsletter do dia 27 de janeiro. Leia a edição inteira. Para receber a news toda manhã em seu e-mail, de graça, clique aqui.