Resenha Semanal

6 a 13 de dezembro 2019. Desastre eleitoral para a esquerda no Reino Unido. No Brasil, mobilização força o governador Doria a recuar no caso de Paraisópolis. Sérgio Moro cresce como perigo à democracia.

O centro político foi esmagado nas eleições gerais do Reino Unido – e a esquerda também. O Partido Trabalhista vinha vivendo uma renovação por dentro, uma guinada à esquerda bem interessante, impulsionada pela juventude que se organizou fora do partido. A plataforma eleitoral previa reestatizar 3 áreas da economia, conexão G5 gratuita e universal, perdão imediato de todas as dívidas estudantis (não tinha mais bolsa, virou empréstimo), semana laboral de 4 dias sem perda de renda…

O plano revelado da esquerda mundial de para transviar a juventude

Mas agora eles entraram na Era Trump, com um primeiro ministro mentiroso, preconceituoso e aventureiro. Como aqui. A esquerda não percebeu, como um todo, que mudou o palco da política lá, as baixarias de campanha serão o novo normal, como aqui.

A Escócia já vai pedir referendo para a independência, a Irlanda do Norte foi rifada e a reunificação da ilha deve ocorrer breve. Seria muito louco ver uma Inglaterra diminuída, isolacionista e extremista de direita cercada de países progressistas.

O centro liberal também foi varrido do mapa. Os Liberal Democrats perderam assentos no Parlamento e sua líder perdeu sua vaga. Eles tinham apostado tudo no Remain.

Programa de novas caras para a esquerda?

Também no Brasil o dito centro no Brasil continua perdido e continua incapaz de desmamar de do culpado-de-tudo Lula. A jornalista Eliane Cantanhede escreveu: “Bolsonaro encarnou o anti-Lula. Para enfrentá-lo, só uma cara e uma voz tanto anti-Lula quanto anti-Bolsonaro.” O problema é que Bolsonaro está passando a pauta de quem é anti-Lula, e está cavando sua fatia no espectro político. Ele foi chamado de “Senhor da direita”.

Abaixo um guia da progressão acadêmica para os novos tempos, calcado na carreira de Elvis Presley.

Aliás, uma dissertação de mestrado em Políticas Públicas da Univali, em Itajaí, teve o título vetado pela coordenação do programa e pela procuradoria jurídica da universidade, pois citava o presidente: ““Bolsonaro no Divã: A erótica do poder, o desejo e a metástase do gozo nos entremeios das políticas públicas no Brasil””. Foi para evitar “possíveis implicações jurídicas”.

O ministro Sérgio Moro aparece cavando seu próprio espaço na política, movimentando-se para concorrer com Bolsonaro. O Podemos (brasileiro…) quer atraí-lo, assim como ao vice-presidente Mourão.

Reinaldo Azevedo alerta que Sergio Moro “representa um risco real ao sistema de garantias individuais e públicas. Seu autoritarismo é mais instruído, vai além da bolha da extrema direita e ambiciona ser um método“.

E a difundida exclusão de várias categorias de trabalho cultural do sistema MEI (que simplifica a abertura e gestão de microempresas) foi revogada. Mas deu um sustão na galera….

O ministro da Educação, A. Weintraub saiu de férias, e os boatos de sua demissão estão fortíssimos…

Já Débora Duarte, a namoradinha do capitão, lamentou a polarização na área da cultura. Engraçado, eu acho que sei a razão…

O preço da carne subiu muito, e a semana ficou marcada pela imagem do, saque ao caminhão frigorífico no Rio. Parecia a Venezuela.

Saiu! Edição especial para cabos e sargentos

Continuam as repercussões do massacre de Paraisópolis. O governador Doria fez as contas de seu cálculo político e recebeu os familiares das vítimas. Ele afastou mais 32 policiais militares que atuaram na ocorrência; seis agentes já haviam sido afastados no dia seguinte ao caso. Sabe-se hoje que a operação não tinha oficial no comando. As PMs estão fora de controle e não vão obedecer a seus governadores. Na Bolívia, foi o levante das polícias que desencadeou o golpe.

Mobilização e pressão funcionam.

A menina Ágatha retorna e castiga o patriarcado

Mais mortes de indígenas guajajara.

Saiu que no Brasil, o 1% dos mais ricos concentram 28,3% da riqueza do país, segundo a ONU É a segunda maior concentração do mundo.

O software de reconhecimento facial usado no Brasil, comprado da China, apresentou defeitos e acabou produzindo híbridos compostos de dois rostos diferentes. Desembaralhe as imagens para distinguir as duas personagens originais. Problemas na tradução dos caracteres chineses criaram nomes falsos, mas que ajudam a identificar as pessoas originais. Descubra quem são!
Ministro Bem Trapalhão
Gato Engraçado
Oposto ou Futuro?
Enxerto Desesperado

A Petrobrás escreveu a seus funcionários pedindo desculpas a quem foi punido injustamente pela Lava Jato:

“Em vez de investigar e punir as pessoas que realmente cometiam atos dolosos, inocentes foram perseguidos. Resultado disso é que estamos entregando cerca de duas mil cartas pedindo desculpas às pessoas envolvidas e a seus familiares pelos danos causados. Por isso, aproveito esta oportunidade para pedir desculpas pessoalmente, como presidente da companhia, em nome da Petrobras a todos aqueles que foram injustiçados e seus familiares”.

Além disso, Marcelo Odebrecht, em entrevista na semana, refutou que BNDES ou Lula tenha beneficiado a empresa. Não tem caixa-preta do BNDES.

Quem vai reparar esse estrago todo?

O Podemos expulsou o pastor evangélico e deputado Marco Feliciano do partido, por gastos de R$ 157 mil em um tratamento odontológico reembolsados pela Câmara, o apoio irrestrito a Jair Bolsonaro, acusações de assédio sexual no gabinete, recebimento de propina, pagamento a supostos funcionários fantasmas.

A central de factóides faiscou com os desaforos de Bolsonaro contra a ativista ambiental Greta Thunberg.

Anagrama: desembaralhe as letras e descubra quem ganhou espaço na TV MEC e que de novo pediu golpe militar nas redes.

Sai na imprensa de novo que há setores milicianos e do tráfico que são evangélicos e que reprimem outras religiões. A polícia do Rio de Janeiro prendeu membros do chamado Bonde de Jesus. Alguns grupos portam bandeiras de Israel em suas ações.

Um dos hackers presos no imbróglio da Vaza Jato, o Vermelho, foi entrevistado pela revista Veja e envolveu um general da ativa em execução de prisioneiro no Rio de Janeiro. Disse também que há mais material hackeado do que foi divulgado, e que envolve ministros do STF.

Soluções de todos os enigmas:

Gostou do texto? Contribua para manter e ampliar nosso jornalismo de profundidade: OutrosQuinhentos

Leia Também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *