Resenha Semanal

22 a 29 de novembro 2019. Mobilizações locais destravam as esquerdas. Paulo Guedes admite projeto iminente de fechamento político para defesa das medidas econômicas. Seguem as batalhas criptográficas.

Apesar do desânimo e receio geral, tem sido muito bom sair das atrocidades da internet e encontrar as pessoas nos bairros e coletivos. Com a esfera federal fora de alcance, o município e o território local emergiram como palco muito interessante de encontro, invenção e abraço.

Dica de conversação para o almoço natalino

Dentro do contexto atual de horror e fechamento, há vida na cidade: foram muito notáveis as mobilizações, em São Paulo, ao redor das eleições para os conselhos gestores de parques urbanos. Acompanhei os processos do Parque da Aclimação e do Parque Augusta. No primeiro, candidatos progressistas conseguiram pelo menos equiparar as forças coronelistas locais. No segundo, candidatas ligadas aos movimento negro e indígena, e ao movimento dos sem-teto, e outros, lograram compor uma maioria, estabelecendo importante conexões no tabuleiro da luta urbana.

Vista a camiseta para o natal em família e divirta-se muito!

A companheira A notou que, se as candidaturas e programas das vencedoras nos parques são mais radicais do que a atual vontade dos partidos, ficou claro que o amplo apoio de “petralhas” bombou e propiciou uma plataforma radical e de cores autonomistas.

Tal aliança precisa prevalecer em todas as instâncias possíveis.

Enquanto isso, no campo centrista…

As renúncias da ministra Damares e do ministro Weintraub foram pedidas pela grande imprensa, e especulou-se sobre suas saídas. A Folha pediu explicitamente o respeito ao Estado laico, o que é desrespeitado pelos dois ministros e pelo Itamaraty, que colocou a defesa do cristianismo como política de estado num encontro na Hungria.

O fato gerou uma estranhíssima coletiva de imprensa de Damares, que chegou e ficou minutos em silêncio antes de sair fora. Ela mesmo publicou em seu twitter o vídeo de sua coletiva.

Relembrando: a posse de Bolsonaro foi recebida com alegria pelo mercado

O dólar subiu a R$4,50, em parte impulsionada pela fala irresponsável de Paulo Guedes. A vinculação de Lula e do PT como fatores de desestabilização indexados pela moeda americana é um velho truque da mídia. Mas dessa vez foi tropeço do ministro da economia…

A elevação ou queda dos índices econômicos era sempre apontada como prova da ineficácia de Dilma e de Lula. Capa de 2014…

O presidente vem buscando a aprovação pelo Congresso do excludente de ilicitude para militares e policiais que matarem civis na repressão a manifestações. Quer também uma GLO (Garantia da Lei e Ordem), com mobilização de tropas do exército, parta a repressão nas reintegrações de posse de ocupações rurais do MST. A posse e uso de armas em propriedades rurais já foi liberada..

Pacto neoliberal relaxa depois de destruir o Chile

Guedes acabou defendendo procedimentos ditatoriais em público, sugerindo que o governo vai fechar e que bastará um pretexto para acionar a repressão necessária. O presidente, seu filho Eduardo, alguns generais, Sérgio Moro e agora Paulo Guedes, todos deixam claro que naturalmente vão reprimir a reação social, legítima e pacífica com a força do estado e do apoio paramilitar de que dispõem.

Deu um medão. Até jornalistas na Globo e no Estadão foram rudemente despertados de sua fantasia que separa o autoritarismo de Bozo e a “racionalidade” e “eficiência” do híperliberalismo de Guedes. Está evidente, até para Míriam Leitão, que Guedes é parte do pacto autoritário, e que seu amargo remédio só prevalece com pau geral.

Enquanto isso, na redação d’O Globo…

O PT já foi claramente apontado como o pivô a ser reprimido, como a liderança potencial de todo o descontamento social que existe e aquele que está por vir.

Até o Estadão percebeu o óbvio: “ao perceber que não terá força para aprovar seu programa, o governo tentará criar uma crise para ampliar poderes para além dos limites constitucionais”.

Embala que o filho é teu! Eu avisei!

Criptografia de guerrilha: nos muros do Chile, um anagrama ajuda a iluminar a continuidade entre o estado democrático e o estado de exceção. As duas palavras contém as mesmas letras, mas ordenadas diferentemente. Quem sacou foi alguma militante criptobelicosa.
Anagrama: desembaralhe as letras e descubra o conceito que liga o Golden Gol da FIFA e o que vai acontecer com a esquerda brasileira (não é a chuva!). A pontuação não faz parte da solução.
Anagrama: desembaralhe as letras e descubra o nome do ressentido que ama o imperador… As pontuações não fazem parte da solução.

Li boatos afirmando que a inauguração da repressão braba serão nos protestos contra o aumento da passagem de ônibus em janeiro. Mas o governador de São Paulo João Doria já teria descartado aumento.

Em 2019, até o momento, 1.546 pessoas foram mortas pelas forças policiais do Rio de Janeiro.

Um grupo especial de anagramas para o deciframento do incerto futuro brasileiro. Cada anagrama revela um grupo de apoio a Bolsonaro. São 6 grupos ou setores que estão sendo preparados e municiados para um possível fechamento autoritário.
Desembaralhe as letras e recomponha os nomes. A pontuação não faz parte da resposta. Cada ilustração traz um grupo diferente.
Local de concentração bélica.
Definem o governo.
Comida de leão virou gladiador.
Guerra social é pop.
Uma indústria que já existe.
Aproximações sindicais… (a pontuação não faz parte da solução).

O procurador Deltan Dallagnol foi censurado por suas ofensas a ministros do Supremo Tribunal Federal no Conselho da Procuradoria. Foi brando, poderia ter sido suspenso.

Lula solto já transformou o cenário político brasileiro. O governo admitiu que brecou a velocidade das reformas com medo da articulação da resistência que adveio em outros países latinoamericanos pelo ex-presidente. As mobilizações populares e golpe de estado gravaram profundamente no imaginário coxinha. No caso chileno, os paralelos com o Brasil são gritantes, já que o próprio Guedes trabalhou no Chile de Pinochet e trouxe suas receitas de lá.

Aliás, Lula tem buscado polemizar com Guedes, de forma a forçar um debate sobre a economia. Parece que tem conseguido, e até a questão de um novo AI-5, ficou no noticiário um bom tempo.. A família Bozo já perdeu o monopólio da pauta, que agora têm que dividir com Lula.

Por outro lado, Lula teve sua pena no caso do sítio em Atibais aumentada. O TRF4 peitou o STF e forçou que eles se declarem sobre a nova sentença e arquem com o ônus de sua reversão óbvia.

Em mais uma iniciativa de guerra criptográfica, o acelerador de egos provoca a colisão aleatória de personalidades, o que produz uma nova criatura. Desembaralhe os dois retratos presentes em cada ilustração para descobrir as duas pessoas originais. A legenda dá dicas sobre quem sejam…

Sérgio Nascimento de Camargo foi nomeado para o comando da Fundação Palmares: as reações foram indignadas, pois ele, apesar de ser negro, afirmou que não há racismo no Brasil, que a escravidão foi boa para os escravos, e que dará um prêmio ao branco que conseguir enquadrar um negro ativista na lei anti-racismo.

Enquanto isso, em Camboriú, um idoso de 61 anos foi agredido e morto a socos por um bolsonarista, após discussão sobre a política.

A policia prendeu ativistas de uma ONG ambientalista do Pará. Seus integrantes foram acusados de provocar os recentes incêndios na Amazônia. Um dos presos nem estava no Estado quando ocorreram os incêndios. A motivação política foi clara e o processo irregular.

A justiça mandou soltar os brigadistas. Mesmo assim, Eduardo Bolsonaro tinha postado tweet onde acusava Leonardo DiCaprio de financiar as ONGs que estariam tocando fogo na floresta. Bozo pai endossou o filho…
Vem mais coisa por aí.

RESULTADOS DE TODOS OS ENIGMAS

Gostou do texto? Contribua para manter e ampliar nosso jornalismo de profundidade: OutrosQuinhentos

Leia Também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *