Resenha Semanal

15 a 22 de novembro 2019. Semana agoniante de imagens espelhadas e blefes. Greve geral e mobilizaçoes na Colômbia sinalizam novas resistências contra o neoliberalismo.

Anagrama: desembaralhe só as letras (marcas gráficas não estão na solução) e descubra o órgão governamental que reúne aqueles que buscam consolidar o já imenso poder militar dentro do governo e que pode estar conspirando para fazer uma transição para um regime autoritário mas blindado jurídica e institucionalmente, através do chamado AI-5 Digital.
(respostas de todos os anagramas abaixo)

Continua o processo de desmonte do Brasil, e a violência se capilariza por toda a sociedade. É exaustivo.

Vi o assassinato de uma moradora de rua que pedia um real a um passante, que a baleou duas vezes, em Niterói. O assassino saiu andando, tranquilamente. Ele manejava sua arma com muita perícia.

Anagrama: desembaralhe só as letras (marcas gráficas não estão na solução) e descubra o nome da deputada que foi agredida nos corredores do Congresso Nacional.

A extrema-direita agride e assedia esquerda no do parlamento. No Congresso Nacional, uma exposição sobre a letalidade do estado sobre a população negra foi vandalizada por um deputado, e depois uma petista foi agredida por uma youtuber, que era protegida pelo deputado miliciano que, durante a campanha, rasgou a placa da Marielle. O vereador do MBL Holiday já invadiu gabinetes de colegas de esquerda, transmitindo ao vivo, para realizar agressões.

O presidente do PSOL do Acre foi assassinado.

Anagrama: desembaralhe só as letras (marcas gráficas não estão na solução) e descubra o nome de um possível mandante do assassinato de Marille, alvo do TIC-TAC.

A semana esquentou com um boato que viria bomba política, mas no fim era apenas que a polícia civil do Rio tinha considerado um filho do presidente Bolsonaro como mandante do assassinato de Marielle. O porteiro do condomínio Vivendas da Barra mudou seu depoimento e diz agora que não falou com Bozo ao obter autorização para a entrada do carro, como afirmara antes, mas que fora pressionado a dizer que sim. O processo todo tem mil buracos e ingerências, e parece que a tentativa de envolver o clã Bolsonaro vem dos militares. Não há nenhuma evidência dura, apenas perguntas ardentes.

Anagrama: desembaralhe só as letras (marcas gráficas não estão na solução) e descubra o nome do desafeto do presidente que foi deserdado e que, de novo, promete revelar bastidores da vida política de Jair Bolsonaro.

Um antigo aliado de Bolsonaro revelou o que todos já sabiam: que a campanha de Bozo fez contato com o ministro da Justiça Sérgio Moro, oferecendo o cargo que veio a ocupar. O ministro nega atitude indevida.

Anagrama: desembaralhe as letras e descubra o nome de um apresentador de TV que ajuda a construir o clima justicialista de ódio e de medo, diariamente.

Saiu o laudo do assassinato da garota Ágatha Félix. O tiro saiu de arma de um PM, que tinha mentido, afirmando que ele tinha sido alvo de disparos. Lembrei que PMs, depois do assassinato, foram ao hospital tentar recolher a bala.

Na Bolívia, a presidenta garantiu imunidade a militares e policiais que matassem civis nas ruas. Aqui, Bolsonaro entrou com projeto de lei de mesmo efeito, o chamado “excludente de ilicitude” – que tinha caído do projeto de Moro.

Anagrama: desembaralhe as letras e descubra o nome da instituição religiosa que, isenta de impostos, lava dinheiro para o crime.

Corre à boca pequena que há, no governo, temor de reações sociais como no Chile, Bolívia, Equador, Haiti – e agora a Colômbia, que realizou enorme greve geral. O rolo compressor de Paulo Guedes teria sido desligado por ora.

Pouco se noticia das mobilizações na América Latina por aqui.

Moro articula com deputados para fazer passar uma lei da segunda instancia. Algumas propostas passaram em comissões, mas a barreira da cláusula pétrea permanece (a presunção de inocência). Não sei bem como querem fazer, pois iria de novo ao Supremo Tribunal Federal, caso aprovada.

Anagrama: desembaralhe só as letras (marcas gráficas não estão na solução) e descubra o nome do ministro que busca armas para enfrentar a Lava Jato.

O presidente do Supremo Tribunal Federal pediu à antiga COAF informações acerca dos procedimentos usados pelo órgão, isto é, quem pediu informação quando e sob qual autoridade. O alvo seria a Lava Jato, que se acostumou a usar o órgão informalmente. O caso de Flávio Bolsonaro está nesse bololô.

Anagrama: desembaralhe só as letras (marcas gráficas não estão na solução) e descubra o nome da agência miliciana que presta serviços de assassinato por dinheiro, estreitamente vinculada ao clã Bolsonaro.

O clã Bolsonaro e olavistas fundaram um novo partido, de extrema-direita, o Aliança pelo Brasil. Não está claro se a nova agremiação vai estar em ordem para concorrer em 2020.

Vários eventos no dia da consciência negra. Na quarta-feira dia 20. Fui na Marcha pela Consciência Negra, no MASP.

Lula percorre o Brasil articulando. Tem congresso do partido neste final de semana.

Gostou do texto? Contribua para manter e ampliar nosso jornalismo de profundidade: OutrosQuinhentos

Leia Também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *