Resenha Semanal

29 de novembro a 6 de dezembro 2019. O massacre dos jovens de Paraisópolis imprime urgência na necessidade de barrar o gradual avanço do arbítrio. A lei do Excludente de Ilicitude não passou no Congresso, mas o Pacote Anticrime, desidratado, foi aprovado.

Despacito…

A semana foi marcada pela sombra do massacre de Paraisópolis, onde a PM causou a morte de 9 jovens.

No contexto do punitivismo, do excludente de ilicitude e da guerra social, a ação caiu com um estrondo: a necropolítica não é um termo abstrato, é uma prática de Estado do agora. A sensação geral é a do proverbial sapo na panela – a água vai fervendo devagar e o animal não percebe o perigo e morre cozido. O arbítrio vai avançando pouco a pouco, e a cultura da morte nos escalões inferiores das forças de segurança vai achando aval na hierarquia. É tudo muito real.

O Bolsodoria deu à luz em São Paulo

Fui a manifestação de protesto de coletivos negros e caiu a ficha da urgência do perigo que corremos. Não dá mais para achar que não vai chegar na esquerda de classe média. Essa licença para matar já existe informalmente, já é estrutural nas “rigorosas investigações” que levam a nada.

ENIGMA VISUAL

Deslize os quadrados para formar o rosto daquele responsável pelo massacre de Paraisópolis

É incrível como tem um procedimento padrão para esse tipo de situação: a imprensa logo compra e divulga a versão da polícia, passando pano para o governador, a quem não pressionam. Muita gente se apressa e defende a atuação da Polícia, culpando as vítimas ou aqueles que a criticam. Como o escroto cantor Roger. Ele afirmou que a PM foi agredida primeiro e assim reagiu com justeza. E só depois quando tem imagens incontornáveis é que se tenta diminuir os danos e abafar a seriedade e alcance da coisa.

Foi nas redes que republicaram manchete da Folha de 2018, quando o governador Doria afirmou que “A partir de janeiro, polícia vai atirar para matar“, em sintonia com seu eleitorado de direita que busca cultivar.

Descubra o nome oculto do responsável pelo massacre de Paraisópolis

Logo depois do crime, Doria disse que nada de errado tinha acontecido e que não iria mudar sua politica de segurança, que inclui uma campanha pesada de violência contra a comunidade de Paraisópolis: a PM opera sua vingança contra a favela depois que um policial foi morto na região, faz um mês.

As imagens feitas por moradores são pesadas, especialmente aquela do PM que agride, rindo, jovens que passam correndo a seu lado.


Doria foi forçado a admitir o crime – dias depois. Em 2017, o comandante da Rota (Rondas Ostensivas Tobias Aguiar), Ricardo Augusto Nascimento de Mello Araújo defendeu abordagens diferentes em áreas ricas, como o bairro dos Jardins, e nas periferias. Assim foi em Paraisópolis.

Repercutiu o crescimento econômico acima do esperado, algo em torno de 1%. Foi o suficiente para celebrações da imprensa, que usa muito o termo “sinais de retomada”. Mas o Financial Times detectou erros nos cálculos do governo, que admitiu o equívoco e terá de rever os números…

Recuerdos1: Agora tá melhor, né?

A imprensa no passado recente fez barulhento auê com os PIBs de Dilma, muito mais altos… A crise era descrita como descalabro, e vale lembrar que ela caiu pelo “conjunto da obra”.

Recuerdos2: “indícios mínimos”, “podem ser enquadrados”, “crimes de responsabilidade”… Ah, 2016!
Recuerdos3: é, gato, mas hoje em dia só pode cagar dia sim e dia não!

Falando em impeachment, o zumzum a respeito do impedimento de Bolsonaro não cessa: empresas, políticos aliados, jornalões… cada hora é um falando do impeachment. Mas pesquisas mostram que o eleitorado fiel de Bolsonaro perfaz uns 30%, o suficiente para vencer todos os rivais.

“You sound so sweet on the line…”

O embaraço do presidente foi colossal quando o presidente americano Donald Trump escreveu que vai impor tarifas ao aço brasileiro, acusando o Brasil de especular com o valor de real e assim merecer punição. O governo ficou atônito e sem palavras. Kkk

As nomeações atrozes e ofensivas continuam, no jogo de cadeiras musicais que são os cargos no governo Bolsonaro.

Identidade do “Quinto Beatle” revelada!

Dante Mantovani é o novo presidente da FUNARTE, para quem “o rock de Elvis Presley e dos Beatles fariam parte de um plano para vencer os Estados Unidos e o capitalismo burguês a partir da destruição da moral da juventude e das famílias”. Afirmou que “o rock ativa a droga, que ativa o sexo, que ativa a indústria do aborto. E a indústria do aborto alimenta uma coisa mais pesada, que é o satanismo”.

Michel Temer não quis comentar.

Qual seu Beatle preferido?

Já Rafael Nogueira, o escolhido para comandar a Biblioteca Nacional, é seguidor de Olavo de Carvalho:“Livros didáticos estão cheios de músicas de Caetano Veloso, Gabriel O Pensador, Legião Urbana. Depois não sabem por que está todo mundo analfabeto”. Ainda mais: “Cadê nossa literatura? Quem é o herdeiro de Machado de Assis? Cadê a nossa filosofia? Espero que o legado de Olavo de Carvalho resolva”. Espera sentado…

Formações taxonomizadas para fins satíricos

Sérgio Nascimento de Camargo, nomeado para a Fundação Palmares, entidade responsável por promover a cultura de matriz africana ataca o movimento negro e não acredita que o racismo estrutural seja um problema. Dias depois, a Justiça suspendeu a nomeação, pois as declarações de Camargo ofenderam justamente o público que deve ser protegido pelo órgão que ele presidiria.

Acaba logo!

Repercutiu muito a abertura de investigações para apurar suspeitas de pagamentos ilícitos ao procurador Januário Paludo, que atua na Lava Jato desde o início. Dario Messer, o mega-doleiro, confirmou os pagamentos.
É uma bomba a propina chegar tão alto na Lava Jato. Faltam, é claro, as manchetes espetaculosas, o julgamento pelo noticiário e os vazamentos que choveram em cima dos desafetos da operação de Sérgio Moro.

O software de reconhecimento facial usado no Brasil, comprado da China, apresentou defeitos e acabou produzindo híbridos compostos de dois rostos diferentes. Desembaralhe as imagens para distinguir as duas personagens originais. Problemas na tradução dos caracteres chineses criaram nomes falsos, mas que ajudam a identificar as pessoas originais. Descubra quem são!
“Faraó-Insepulto”
“Estaturas-Diferentes”
“Cristãos-Que-Causam”
“Perigoso-Trapalhão”

O cabaré canhestro do colapso do ex-partido do presidente, o PSL, continua em seu circo de horrores públicos.

A deputada Joice Hasselmann denunciou, em depoimento na CIP das Fake News, um esquema de ataques digitais coordenados a partir do governo: o “Gabinete do Ódio”. Afirmou que Eduardo Bolsonaro usa dinheiro público (R$491 mil) para pagar o Gabinete. Revelou que essa rede possue 1,87 milhões de robôs.

Mas, no fim, os dados apresentados por Hasselmann configuram apenas “meias-revelações”. Nada que realmente derrubasse o governo ou mesmo prejudicasse os filhos. A oposição foi criticada por sua atuação apagada.

Foi o barraco entre Joice e Carla Zambelli que coloriu o noticiário: muita baixaria e despeito.

Outro dilema da esquerda: Frente Ampla ou Radicalização?

A baixaria acometeu também a ALESP, a Assembléia Estadual de São Paulo. O deputado Arthur “Mamãe Falei” do MBL ofendeu sindicalistas e servidores municipais, causando uma briga de socos no plenário Ele deveria ser severamente punido por quebra de decoro, mas ele e o MBLcapitalizaram o fato e fizeram uma camiseta com uma imagem do deputado de punhos em riste. Legenda: “Ficou ofendidinho?

Nossa esquerda predileta?

O Congresso passou o novo orçamento do Fundo Eleitoral, que retira R$ 1,7 bilhão em recursos da Educação e Saúde para financiar campanhas políticas…

Anagrama: desembaralhe as letras e descubra quem escreveu: “Tirar dinheiro da Saúde e da Educação para colocar em Partido Político é pedir Revolução Popular

O ministro da Educação Weintraub não se pronunciou… Mas as despesas militares estão blindadas e não foram tocadas.

Passou o pacote Anticrime de Sérgio Moro. Passou desidratado e sem alguns de seus piores elementos, por exemplo o excludente de ilicitude. Mas a oposição acabou votando nessa versão atenuada do pacote, que é nocivo mesmo assim. Os parlamentares se defenderam das críticas da militância dizendo que ou era essa versão ou era a pior de todas, que conseguiram barrar.

O noticiário deu que Moro foi derrotado mas que ninguém ganhou.

Foi aprovada a Previdência especial dos militares, extensiva a PMs e bombeiros militares, com várias vantagens e benefícios negados à sociedade em geral.

Fez um ano do caso Queiroz…

Sonhos natalinos de vingança familiar!

Luiz Molição, o hacker acusado de acessar os celulares de procuradores da Lava Jato, assinou delação premiada e inocentou Glenn de ter encomendado ou pago pela informação publicada na Vaza Jato, ao contrário do que afirmavam os esgotos de direita: cadê o “tic-tac” agora…?.

A Colômbia acende com greves gerais, o Chile não apaga – com as mulheres! – e a França se mobiliza contra reformas na sua Previdência.

UFA!

Todos os resultados dos enigmas:

Gostou do texto? Contribua para manter e ampliar nosso jornalismo de profundidade: OutrosQuinhentos

Leia Também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *