Para conhecer as origens da China atual

Curso mergulha no processo social que gestou a ascensão do Partido Comunista e a liderança de Mao Tsetung. Aulas terão base em A estrela vermelha brilha sobre a China, clássico de Edgar Snow a ser lançado em breve no Brasil. Sortearemos 2 vagas

Liu Shiaoqi, Mao Zedong e Edgar Snow conversam em Pequim, 1960.
.

A ascensão da China no plano global é o principal fato geopolítico da última década. Mas, no cerne desse fenômeno de escala internacional, estão as transformações internas do país asiático: a exitosa orientação política promovida pelo Partido Comunista da China, a erradicação da extrema pobreza, o fortalecimento da construção de um novo sistema econômico e social naquela nação.

Isso tudo não é fruto meramente de boas políticas públicas – são consequências de uma revolução. Remetem a uma trajetória de lutas de pouco mais de cem anos, cujos primeiros passos são pouco conhecidos pela maioria das pessoas. O mais célebre relato das ações do PCCh nos anos 30 é A estrela vermelha brilha sobre a China, do jornalista estadunidense Edgar Snow, obra que guarda uma certa similaridade com o clássico Dez dias que abalaram o mundo, em que o correspondente americano John Reed observou em primeira mão as jornadas decisivas da Revolução Russa.

Outras Palavras e Caixa de Ferramentas sortearão duas vagas no curso A estrela vermelha brilha sobre a China, ministrado por Hugo Albuquerque, entre os apoiadores do nosso jornalismo. O formulário de participação será enviado por e-mail e as inscrições serão aceitas até a próxima quinta-feira, 18/5, às 14h. Todos os leitores têm 10% de desconto na compra do curso: é só usar o cupom outraestrelavermelha10!

Em A estrela vermelha brilha sobre a China, de 1937, Snow conta tudo sobre o período em que esteve no Soviete de Yan’an, território que serviu de base para as forças da Revolução Chinesa após a Longa Marcha. Fincados nessa região montanhosa, os comunistas chineses se defenderam dos ataques dos reacionários durante a Guerra Civil e tiveram seus primeiros aprendizados no exercício do poder junto aos trabalhadores e camponeses dessa “área libertada”. Em sua narrativa, o jornalista apresenta pela primeira vez ao público ocidental como pensava e agia o Partido que viria a tomar o poder em 1949 – além de oferecer retratos de lideranças até então desconhecidas como Zhou Enlai, Lin Biao, Zhu De e, claro, o próprio presidente Mao Zedong.

A estrela vermelha brilha sobre a China está em pré-venda no site de nossos parceiros da Autonomia Literária. Além disso, seu editor Hugo Albuquerque oferecerá um curso de mesmo nome apresentando as principais ideias e conceitos contidos na obra, trazendo um primeiro olhar sobre seu contexto histórico e seu impacto político ontem e hoje.

Os revolucionários Zhou Enlai (esquerda), Mao Zedong (centro) e Bo Gu (direita), em Yan’an, 1935.

Os encontros acontecerão sempre às terças, via Zoom, das 19h30 às 21h30, nas datas 6, 13, 20 e 27 de junho e 4 e 11 de julho. Neles, se debaterá tópicos como Mao Zedong e a revolução chinesa (aula 2), A Longa Marcha e a consolidação do poder do PCCh (aula 3), A construção do socialismo na China (aula 4) e A China na guerra, a relação com a União Sovética e a relação com o movimento comunista internacional (aula 5), além de uma introdução do livro de Edgar Snow. Mais detalhes do curso podem ser encontrados ao fim deste artigo.

Editor da Autonomia Literária e antigo colaborador de Outras Palavras, Hugo Albuquerque vem estudando a história do movimento comunista internacional há cerca de uma década. Nos últimos anos, se concentrou no tema da China e das transformações que permitiram a seu “socialismo com características chinesas” florescer mesmo em meio à dura situação para os povos do mundo após a queda do Muro de Berlim.

A problemática que tanto a obra quanto as aulas abordam é central não só para a compreensão das características de um ator relevante nos embates geopolíticos do presente. Trazem a origem dos fatores que levarão o Estado chinês, dirigido pelo PCCh, a cumprir um papel decisivo no futuro compartilhado da humanidade. Por isso, comemoramos a publicação de A estrela vermelha brilha sobre a China em português e o lançamento de um curso que difunde suas ideias, indicando a todos que busquem participar.


Em parceria com a Caixa de Ferramentas, sortearemos duas vagas no curso A estrela vermelha brilha sobre a China, ministrado por Hugo Albuquerque, entre os apoiadores de nosso jornalismo. O cupom outraestrelavermelha10, aberto a todos os leitores, garante 10% de desconto em sua compra.

O formulário de participação no sorteio será enviado por e-mail aos membros do financiamento coletivo de Outras Palavras, hospedado em apoia.se/outrapalavras. As inscrições serão aceitas até a próxima quinta-feira, 18/5, às 14h.

O Outros Quinhentos, rede de leitores que colaboram mensalmente com o projeto de jornalismo de profundidade e pós-capitalismo de nosso veículo, oferece diversas contrapartidas todas as semanas para quem faz sua parte nesse esforço. Nossos parceiros oferecem sorteios, descontos e gratuidades em todo tipo de iniciativa cultural, editorial e agroecológica. Participe!


CURSO: A ESTRELA VERMELHA BRILHA SOBRE A CHINA

PROFESSOR: Hugo Albuquerque é graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e mestre em Direito Constitucional pela mesma Universidade. Também é editor da Autonomia Literária, e publisher da Jacobin Brasil, advogado e diretor do Instituto Humanidade, Direitos e Democracia — IHUDD. Pesquisa Rússia, espaço pós-soviético e comunismo há mais de dez anos, apresentando suas análises em variados canais de mídia.

CARGA HORÁRIA: 12 horas

Aula 1 (6/6): Introdução ao livro A estrela vermelha brilha sobre a China

Aula 2 (13/6): Mao Zedong e a revolução chinesa

Aula 3 (20/6): A Longa Marcha e a consolidação do poder do PCCh

Aula 4 (27/6): A construção do socialismo na China

Aula 5 (4/7): A China na guerra, a relação com a União Sovética e a relação com o movimento comunista internacional

Aula 6 (11/7): Conclusão e debate

MAIS DETALHES: Leia aqui

NÃO SABE O QUE É O OUTROS QUINHENTOS?
• Desde 2013, Outras Palavras é o primeiro site brasileiro sustentado essencialmente por seus leitores. O nome do nosso programa de financiamento coletivo é Outros Quinhentos. Hoje, ele está sediado aqui: apoia.se/outraspalavras/
• O Outros Quinhentos funciona assim: disponibilizamos espaço em nosso site para parceiros que compartilham conosco aquilo que produzem – esses produtos e serviços são oferecidos, logo em seguida, para nossos apoiadores. São sorteios, descontos e gratuidades em livros, cursos, revistas, espetáculos culturais e cestas agroecológicas! Convidamos você a fazer parte dessa rede.
• Se interessou? Clica aqui!

Leia Também: