Outros Quinhentos tem 57 nov@s colaborador@s

151122-OQ

.

Programa de financiamento autônomo de Outras Palavras cresce 10% em uma semana e sugere: mobilização consciente dos leitores ajuda a romper oligopólio da midia

O jornalismo alternativo e de profundidade pode ser sustentado pela mobilização consciente de seus leitores? É possível romper, com base nesta participação, o oligopólio da velha mídia, mantida por publicidade empresarial e governamental? Os primeiros resultados do terceiro ano de Outros Quinhentos – o programa por meio do qual os leitores de Outras Palavras financiam coletivamente o site – sugerem que a resposta é sim. Em uma semana, entre 12 e 19 de novembro, o número de aderentes a Outros Quinhentos cresceu 11%. São 57 novos colaboradores, cujas doações projetam uma receita de R$ 8060.

É apenas um começo. Outras Palavras precisa arrecadar R$ 210.000 (veja o Orçamento) para manter seu projeto ao longo dos próximos doze meses. A leitura de todos os textos é gratuita. Acreditamos que a informação não é mercadoria. Pelo contrário, é um direito humano necessário para a valorização da diversidade e o aprofundamento da democracia. Por isso, jamais haverá catracas em nosso site. Porém, articular uma rede de centenas de colaboradores editoriais, espalhados pelo Brasil e pelo mundo, acarreta custos: salários de uma pequena equipe, aluguel, equipamentos, hospedagem do site e outros.

Outros Quinhentos existe desde 2013. Há alguns meses, passou a oferecer a seus participantes contrapartidas: descontos e gratuidades em livros, filmes, peças teatrais, restaurantes. É possível fazê-lo graças a um programa inovador, por meio do qual produtores culturais e da Economia Solidária anunciam no site sem pagamento em dinheiro. Oferecem, como contrapartida, seus produtos e serviços, que são destinados aos colaboradores de Outras Palavras.

Dependemos da contribuição de noss@s leitor@s para continuar publicando diariamente análises, entrevistas e reportagens que você não encontra em nenhum outro veículo da mídia brasileira. Faça parte de Outras Palavras. Se você ainda não contribuiu com Outros Quinhentos, acesse o site. Com apenas três cliques, você colabora com a pluralidade de vozes na imprensa brasileira.

Leia Também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *