Outros Quinhentos retoma parceria com Acaso Cultural
Novo centro de cultura e pesquisa no Rio de Janeiro está chegando com tudo – lançando livros, promovendo cursos, organizando debates. Quem apoia nosso jornalismo tem descontos especiais e concorre a vagas nos eventos da Acaso
Publicado 21/09/2022 às 17:16
Está surgindo uma novidade muito bem-vinda para o cenário da cultura e da ciência no Brasil: um espaço no coração do Rio de Janeiro para produzir e difundir novas ideias e novos encontros de pessoas e pensamentos, com uma perspectiva democrática e progressista.
Organizado pelas pesquisadoras Catarina Amaral e Marcela Miller, a Acaso Cultural chega visando “a difusão de conhecimento, arte e cultura, realizando eventos culturais e publicações variados; e o apoio à pesquisa e desenvolvimento de projetos, com distribuição de bolsas a pesquisadores selecionados nas áreas artística e de ciências humanas e sociais”.
Sediada num casarão do início do século XX em Botafogo, a Acaso está preparando seu espaço físico para receber os mais diversos eventos que contribuam para esses objetivos. Haverá hall de exposições, sala de apresentações para públicos de até 100 pessoas, sala de ensaios com isolamento acústico e café-bar.
Em novembro do ano passado, Outras Palavras e Acaso Cultural inauguraram sua parceria oferecendo aos apoiadores do nosso jornalismo a possibilidade de participar em dois cursos promovidos na casa carioca.
Começamos com Brasil, a música conta a história, um mergulho nas raízes populares da cultura nacional ministrado por Fábio Nin, mestre em musicologia histórica pela UFRJ. Depois, disponibilizamos também duas vagas no curso Comunicação consciente e os impactos nas relações, que discutiu a comunicação não-violenta e sua aplicação na contemporaneidade.
Nove meses depois, em agosto deste ano, demos partida na retomada de nossas atividades conjuntas com o sorteio de uma vaga no ciclo de debates online Eleições 2022: Brasil em jogo. Alguns dos maiores especialistas do país em temas cruciais como economia, educação, cultura digital e ciência política foram convidados para conversas semanais sobre os rumos do atual processo eleitoral, determinante para o futuro. Caso se interesse, você ainda pode se inscrever no evento.
Além disso, a Acaso ambiciona ampliar seu projeto editorial. Os trabalhos já começaram com os lançamentos de O espelho e outras histórias grotescas, do mestre do horror brasileiro Gastão Cruls, e da compilação Pátria armada: retratos de um Brasil distópico. Como próxima novidade, vem aí a segunda edição, revisada e ampliada, de Poéticas do mal: a literatura de medo no Brasil (1830-1920).
Pegando esse embalo, ofereceremos regularmente aos membros da rede Outros Quinhentos os regalos típicos de nossos parceiros. Nos próximos meses, sortearemos vagas nos cursos e debates da casa, bem como exemplares dos livros editados pela Acaso Cultural. Também teremos, é claro, cupons de desconto especiais para esses produtos: acompanhe o boletim enviado a nossos apoiadores para recebê-los em primeira mão.
O Outros Quinhentos, programa de financiamento coletivo do jornalismo de Outras Palavras, tem parcerias com editoras, revistas, livrarias, plataformas de cursos online, casas de espetáculo, serviços de streaming e fazendas agroecológicas.
Ao dar sua contribuição para nosso trabalho independente e sem catracas, você passa a acessar os descontos que essas iniciativas oferecem – e também participa dos sorteios de produtos que organizamos juntos.
Conheça nossos planos e colabore com a comunicação compartilhada, democrática e de horizonte pós-capitalista!
Não sabe o que é o Outros Quinhentos?
Somos, desde 2013, o primeiro caso brasileiro de site sustentado essencialmente por seus leitores. Por meio do programa Outros Quinhentos, você contribuiu com nosso jornalismo de profundidade, apoia sua ampliação e participa da nossa rede de parceiros, orientada por lógicas opostas às do mercado.
É um embrião de rede de Economia Solidária. O espaço publicitário do site é oferecido, gratuitamente, a produtores de Cultura e Agroecologia. Eles não pagam em dinheiro, mas com seus produtos e serviços – compartilhados com nossos apoiadores. São gratuidades e descontos expressivos em livros, cursos, assinaturas de revistas, restaurantes, espetáculos, entre outros! Autonomia são outros quinhentos, e por isso convidamos você a fazer parte dessa rede de economia solidária com a gente. Se interessou? Clica aqui!