Ciclo: O que está em jogo nas eleições

Política, economia, cultura e ciência: série de debates online reúne pensadores semanalmente até o 1º turno para analisar aspectos cruciais da eleição de 2022. Apoiadores de Outras Palavras concorrem a uma vaga e têm 15% de desconto na Acaso Cultural

As eleições de outubro próximo serão decisivas para nosso país. A nação tem grandes chances de começar a trilhar uma vereda nova, mais humana, justa e solidária. Os próximos 45 dias de campanha eleitoral não serão nada simples, pois interesses poderosos tentarão prender o Brasil na regressão neoliberal e neofascista – será necessário reunir todos os braços e todas as ideias para garantir uma saída democrática da crise.

Foi pensando em construir esse acercamento de ideias que nossas parceiras da Acaso Cultural organizaram o ciclo de debates “Eleições 2022: Brasil em jogo”. De 01/09 a 06/10, sempre às 18h30, serão seis encontros com especialistas em política, economia, cultura digital e ciência para acompanhar em tempo real a evolução do cenário eleitoral brasileiro.

As reuniões serão online, via plataforma Zoom – não é preciso ser do Rio de Janeiro, onde está sediada a Acaso Cultural. Confira os temas e os convidados de cada um dos encontros:


• 01/09: “Subjetividade em tempos de neofascismo” – com Rita Almeida (psicóloga e psicanalista) e Pedro Cattapan (psicanalista)

• 08/09: “O desmonte das políticas públicas” – com Denise Carvalho (reitora da UFRJ) e Ricardo Henriques (economista)

• 15/09: “Cultura de redes e resistência cultural” – com Ivana Bentes (ensaísta, professora e pesquisadora na área de comunicação e cultura) e Fabio Malini (pesquisador em ciência de dados, redes sociais e comunicação política)

• 22/09: “Os descaminhos da questão ambiental no Brasil hoje” – com Suely Araújo (Observatório do Clima, ex-presidente do IBAMA)

• 29/09: “Consequências das apostas pela reeleição” – com Christian Lynch (professor no IESP-UERJ) e Filipe Campante (professor na Johns Hopkins University)

• 06/10: “Rumos da democracia no Brasil” – com Daniel Aarão Reis (professor da UFF)

Confira aqui mais detalhes sobre o evento.


Localizada em Botafogo, a Acaso Cultural é uma casa de cultura e pesquisa que tem como proposta “a criação, a transformação e a divulgação de conhecimento, arte e cultura”. Nossa parceria vem de longe, e já apresentamos cursos como Brasil: a música conta a história e Comunicação consciente e os impactos nas relações por meio dela.

Nessa semana, sortearemos juntos uma vaga no ciclo de debates “Eleições 2022: Brasil em jogo” para os apoiadores do nosso jornalismo! O formulário de participação será enviado na newsletter exclusiva para leitores que colaboram com Outras Palavras. Serão aceitas inscrições até quarta-feira, 31/8, às 16h.

Também ofereceremos um cupom de 15% de desconto na compra do ciclo para nossos apoiadores.

Participe da rede Outros Quinhentos para contribuir com nosso jornalismo independente e ter acesso a sorteios, descontos e outras contrapartidas oferecidas por nossos parceiros!

Não sabe o que é o Outros Quinhentos?
Somos, desde 2013, o primeiro caso brasileiro de site sustentado essencialmente por seus leitores. Por meio do programa Outros Quinhentos, você contribuiu com nosso jornalismo de profundidade, apoia sua ampliação e participa da nossa rede de parceiros, orientada por lógicas opostas às do mercado.
É um embrião de rede de Economia Solidária. O espaço publicitário do site é oferecido, gratuitamente, a produtores de Cultura e Agroecologia. Eles não pagam em dinheiro, mas com seus produtos e serviços – compartilhados com nossos apoiadores. São gratuidades e descontos expressivos em livros, cursos, assinaturas de revistas, restaurantes, espetáculos, entre outros! Autonomia são outros quinhentos, e por isso convidamos você a fazer parte dessa rede de economia solidária com a gente. Se interessou? Clica aqui!

Gostou do texto? Contribua para manter e ampliar nosso jornalismo de profundidade: OutrosQuinhentos

Leia Também:

Um comentario para "Ciclo: O que está em jogo nas eleições"

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *