A história do Brasil através da música popular

Acaso Cultural, nova parceira de Outras Palavras, ministra curso instigante em que a música do povo brasileiro é o fio condutor para refletir sobre história, memória e resistências. Quem apoia nosso jornalismo tem 20% de desconto e concorre a duas vagas

Curso oferecido pelo mais novo parceiro incomum de Outras Palavras, a Acaso Cultural, conta a história do Brasil através da expressão artístico musical da original música brasileira, com toda sua peculiaridade e diferenciação. Nossa música exerce o papel de correia de transmissão, com profundidade, expressão e pertencimento – mostrando com fidelidade o que somos. 

arte de Jose Manuel Abraham

Brasil: a música conta a história é oportunidade de conhecer a música popular brasileira enquanto mergulha na nossa própria identidade como nação. Com olhar atento, é possível compreender fenômenos como a trajetória histórica do povo do sertão e veredas do Brasil profundo, o momento no qual grande parte desse povo passa a viver nas cidades e exercem papel silencioso e anônimo na construção da cultura urbana. 

O professor Fábio Nin é violonista (6 e 7 cordas), arranjador e guitarrista flamenco; mestre em musicologia histórica pela UFRJ, bacharel em violão clássico pela Uni-Rio e especialista pelo Conservatório Brasileiro de Música (CBM). O curso está dividido em quatro módulos online e tem início na próxima terça-feira, dia 09/11.

Outras Palavras e Acaso Cultural sortearão duas vagas gratuitas para o curso aos apoiadores de nosso jornalismo de profundidade e sem catracas. Mandaremos por e-mail o formulário para participar do sorteio e o cupom de desconto para inscrição no curso, para quem não for contemplado no sorteio. As inscrições vão até segunda-feira, dia 08/11, às 15h! 

A Acaso Cultural é um projeto inovador, formado a partir da união de duas áreas de atuação: a difusão de conhecimento, arte e cultura, realizando eventos culturais e publicações variados; e o apoio à pesquisa e desenvolvimento de projetos, com distribuição de bolsas a pesquisadores selecionados nas áreas artística e de ciências humanas e sociais.

Não sabe o que é o Outros Quinhentos?

Somos, desde 2013, o primeiro caso brasileiro de site sustentado essencialmente por seus leitores. Por meio do programa Outros Quinhentos, você contribui com nosso jornalismo de profundidade, apoia sua ampliação e participa de nossa rede de parceiros, orientada por lógicas opostas às de mercado.

É um embrião de rede de Economia Solidária. O espaço publicitário do site é oferecido, gratuitamente, a produtores de Cultura e Agroecologia. Eles não pagam em dinheiro, mas com seus produtos e serviços – compartilhados com nossos apoiadores. São gratuidades e descontos expressivos em livros, cursos, assinaturas de revistas, restaurantes, espetáculos etc.

Gostou do texto? Contribua para manter e ampliar nosso jornalismo de profundidade: OutrosQuinhentos

Leia Também:

Um comentario para "A história do Brasil através da música popular"

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *