Finanças clandestinas: 13 minutos para abrir uma conta

Liechtenstein, fachada para lavagem de dinheiro

Liechtenstein, fachada para lavagem de dinheiro

.

Jornalista francês revela: sistema bancário internacional tornou-se tão sem controles que já faz abertamente propostas de sonegação de impostos e evasão de divisas

Os sinais de que as finanças globais tornaram-se um território fora-da-lei, já claros desde o escândalo Offshore Leaks (leia nosso texto a respeito), cresceram esta semana, com a publicação de uma reveladora reportagem na revista francesa Alternatives Economiques. O jornalista Manuel Domergue revela que não precisou de mais de 13 minutos para abrir uma conta no centro offshore (“paraíso fiscal”) de Liechtenstein — e, com isso, burlar tanto a legislação fiscal de seu país quanto as normas que regem circulação de capitais.

Domergue descreve e documenta cada passo de seu procedimento. Uma busca de internet pelas palavras-chave “herança”, “offshore” e “paraíso fiscal” fez surgirem diversas opções. Uma delas — a que ele escolheu — propunha preencher um formulário online, e prometia resposta breve. Se houvesse disposição de combater as finanças clandestinas, portanto, qualquer autoridade francesa poderia ter seguido o mesmo itinerário de Domergue.

Um dia depois, o jornalista recebeu, por telefone, o chamado de um agente, que ele apelida de “senhor X”. Em apenas 13 minutos, toda a suposta operação foi fechada. Domergue apresentou-se como filho de um executivo de multinacional, cujo pai falecera deixando 1 milhão de dólares depositados na Ilha de Jersey, outra praça offshore. Anunciou que desejava investir o dinheiro em imóveis. Em nenhum momento precisou mencionar que tencionava burlar a legislação fiscal.

O “senhor X” encarregou-se de todas as dicas. “Se você repatriar o dinheiro, será obrigado a pagar obrigações”, começa ele. “Mas se seu projeto é imobiliário, para dizer-lhe honestamente [sic!], é preciso esquecer a França”, porque é muito difícil fazer uma compra de vulto sem justificar a origem do dinheiro…

Após breve diálogos, o “senhor X” chega à conclusão que uma conta secreta no Liechtenstein (identificada apenas por um número) é o melhor caminho, já que a Justiça suíça, atualmente, “colabora demais com a França…

Domergue gravou todo o diálogo, disponível em áudio e transcrição no site da Alternatives Economiques. No Brasil, eventuais interessados em repetir seu experimento podem digitar, no Google, as mesmas três palavras-chaves. Encontrarão, entre as centenas de respostas, uma sugestão da revista Exame, da Editora Abril. Ensina o título de uma matéria publicada na edição 632 que “a melhor rota para Miami é pelas Bahamas…

 

Leia Também:

3 comentários para "Finanças clandestinas: 13 minutos para abrir uma conta"

  1. wagner lima disse:

    a melhor coisa e ter conta fora do brasil estou feliz por ter e gasto com cartao master aqui no brasil numa boa sem pagar imposto ja mais pagarei imposto aqui no brasil pra esse bando de ladroes

  2. Lição para os futuros milionários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *