De que metrô o Rio precisa?

.

Movimento defende expansão da rede, mas quer traçado que sirva à cidade de modo permanente — não apenas durante Jogos Olímpicos.

A população das metrópoles brasileiras — a quem o transporte coletivo de massas em teoria se destina — tem ou não o direito de opinar sobre os projetos executados pelo poder público? No Rio de Janeiro, algumas dezenas de associações de bairro e outras organizações da sociedade civil começaram a lutar para que a resposta seja sim.

Diante de planos apresentados pelo governo do Estado para redefinir o traçado de uma nova linha de metrô — em condições muito menos favoráveis que as originalmente propostas –, elas foram além da crítica. Articularam o movimento Metrô que o Rio precisa. Num site sempre atualizado, defendem os planos originais. Argumentam, com riqueza de dados, que eles permitem atender melhor a uma população muito mais vasta. Frisam que a mudança deve-se ao projeto dos Jogos Olímpicos 2012. Nẫo condenam este evento — ao contrário, reconhecem que ele pode mobilizar recursos para obras importantes. Mas perguntam: a cidade precisa de metrô para 20 dias (ou período das Olimpíadas) ou para 20 anos”?

A polêmica concentra-se na extensão do metrô até a Barra da Tijuca, o bairro de elite na Zona Oeste que receberá a maior parte dos jogos, em 2012. Para chegar até lá, previa-se a construção da linha 4. Ela não serviria apenas a Barra (veja, no mapa, em azul). Partindo do centro, atenderia bairros como Botafogo, Humaitá e Laranjeiras. Na extremidade Oeste, chegaria ao Terminal Alvorada, de onde poderia ser acessada, por ônibus, pela população de Jacarepaguá e outros bairros — na mesma região, porém bem mais carentes de transportes e equipamentos públicos.

Há alguns meses, o projeto foi inteiramente modificado. Nenhum estudo sobre deslocamentos na cidade justificou a alteração, frisa o site “Metrô que o Rio precisa”. Ao invés de construir a linha 4, o governo estadual pretende prolongar a já congestionada linha 1 até a Barra. Diversos bairros próximos ao centro deixariam de contar com os benefícios do metrô. Na região Oeste, ao invés de se estender ao Alvorada, o percurso seria interrompido no Jardim Oceânico. Os seis quilômetros a menos teriam de ser percorridos por ônibus. Em suma, a linha quatro ficaria limitada a seis estações, ligando Ipanema ao centro da Barra da Tijuca — sempre servindo, portanto, à população de mais alta renda do Rio.

O site afirma claramente: o movimento “reconhece os benefícios esperados como resultado dos Jogos Olímpicos”. Mas não aceita que uma obra de enorme relevância e alto custo, como o metrô, seja desfigurada apenas para atender aos megaeventos.

Em diversas cidades, as promessas suscitadas pela Copa e Olimpíadas (embora a sede principal seja o Rio, haverá eventos em várias capitais) parecem frustrar-se. O novo movimento carioca parece ir além da queixa. Ele percebeu que é preciso formular e exigir as alternativas.

Leia Também:

3 comentários para "De que metrô o Rio precisa?"

  1. Jan Kruger disse:

    Diego. Creio que grande parte do problema da Zona Norte poderia ser sanado fundindo a operação da SuperVia com metrô, e obviamente melhorando o serviço da primeira. Se você sobrepor os Ramais da SuperVia ao mapa vai ver que há uma extensa rede. O que falta ;e usar de maneira correta e criar algumas liga<ões Transversais.

  2. Jorge C.Moreira disse:

    Transcarioca-T5- dado a sua importância e implicações na vida de milhares de moradores da região, até agora continua uma incógnita..
    Dúvida: como atravessar de um lado para o outro para tomar ônibus em sentido contrário.Em direção à Madureira? ou em direção ao Centro?Até agora não existe nada onde indique onde serão as estações,passarelas, pontos de ônibus.
    a Prefeitura deveria fazer uma maquete com tais indicações.fica a sugestão de expor tal maquete no Carioca shopping.
    Jorge C.Moreira
    Transcarioca-T5:
    Entenda as principais intervenções da Transcarioca nos bairros do Rio
    http://www.youtube.com/watch?v=HQXQUZU49IQ&feature=related
    A partir dos bairros de Vicente de Carvalho,Vila Kosmos,Vila da Penha e Penha,
    pela falta de maiores informações sobre a Transcarioca nestes bairros,parece que virarão BAIRROS PARTIDOS pela linha T5.
    Hoje se transita de um lado para o outro de forma tranquila, com a tranquilidade que o suburbio sempre teve,mas do que se diz do T5,criará obstaculos com as
    vias preferenciais e as passarelas serão muito esparçadas.
    O ideal seria que o T5 fosse aéreo ou subterrâneo nesta região.
    A preocupação não esta sendo com a população local destes bairros, mas sim o fluxo da Barra para o Galeão e vice-versa.
    Se tal projeto fosse na ZS,os custos adicionais seriam absorvidos tranquilamente.
    Já basta a burrada que a engenharia do Metrô fez qdo construiu a Est. de Vic. de Carvalho- que deveria ser aérea para não dividir o bairro.
    Entenda as principais intervenções da Transcarioca nos bairros do Rio
    http://www.youtube.com
    http://www.cidadeolimpica.com/ Corredor expresso que vai ligar a Barra da Tijuca ao Aeroporto Internacional Tom Jobim, no Galeão, já modifica paisagem da cida…
    Entenda as principais intervenções da Transcarioca nos bairros do Rio
    http://www.youtube.com
    http://www.cidadeolimpica.com/ Corredor expresso que vai ligar a Barra da Tijuca ao Aeroporto Internacional Tom Jobim, no Galeão, já modifica paisagem da cida…

  3. Diego Maggi disse:

    Eu até compreendo o nonsense que é construir uma extensão da linha 1 em substituição ao projeto original de linha 4, mas se formos falar de projeto realmente voltado a uma demandar popular teríamos que pensar em uma nova linha que atenda à Zona Norte do Rio e à Baixada Fluminense. A linha 2 está saturada e não alcança uma boa parte dos bairros dessas regiões, bairros cujas populações somadas certamente ultrapassam o 1,5 milhão de pessoas atendidas pela linha 4. Devemos também considerar outro aspecto da demanda pela construção da linha do metrô: as populações da Zona Norte e da Baixada, além de possuírem uma rede precarizada de transporte público, dependem dele, totalmente ou em boa medida, para locomoção pela cidade. Em oposição, as populações da Zona Sul e da Barra, no geral, possuem e utilizam automóveis em maior medida. Em fim, independente do projeto que seja efetivamente construído, devemos refletir melhor sobre os interesses em jogo no gasto do precioso dinheirinho público.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *