Alysson Mascaro: organizar as armas da crítica ao fascismo

Em lançamento da Boitempo Editorial, o professor da USP e jurista marxista se propõe a sintetizar uma teoria geral do movimento fascista – buscando combater sua expressão no século 21. Apoiadores de Outras Palavras concorrem a 2 exemplares

.

Outras Palavras e Boitempo Editorial sortearão dois exemplares de Crítica do fascismo, de Alysson Mascaro, entre os apoiadores do nosso jornalismo. O formulário de participação será enviado por e-mail e as inscrições serão aceitas até próxima segunda-feira, 31/10, às 14h. Quem é Outros Quinhentos tem 20% de desconto no site da editora.

“A arma da crítica não pode, é claro, substituir a crítica da arma, o poder material tem de ser derrubado pelo poder material, mas a teoria também se torna força material quando se apodera das massas”. Em 1843, na sua Introdução à crítica da filosofia do direito de Hegel, foi assim que Marx sintetizou a importância da conexão entre teoria e ação prática na luta pelo socialismo.

Nossos parceiros da Boitempo Editorial acabam de publicar uma nova e importantíssima obra para servir de ferramenta da crítica e da ação política, produzida por um dos principais teóricos do marxismo no Brasil hoje: é o livro Crítica do fascismo, do jurista e professor da Faculdade de Direito da USP Alysson Mascaro.

Em sua mais recente publicação, Mascaro reúne o conjunto de reflexões sobre a questão do fascismo ao longo de sua carreira acadêmica e científica, mas também de militância – além do trabalho no âmbito jurídico, o professor é conhecido por ser um dos organizadores dos Centros Socialistas. Apesar de relativamente curto, Crítica do fascismo abarca uma ampla gama de problemáticas, com boa capacidade de síntese.

Entre os temas abordados, encontramos: as teorias críticas do fascismo; o debate marxista acerca do caso alemão, da crise da Segunda Internacional, passando pela falência da experiência da Weimar, à ascensão do nazismo; a perspectiva do grande jurista soviético Evguiéni Pachukanis sobre os regimes italiano e alemão; a trajetória do proto-fascista italiano Gabriele D’Annunzio, grande inspiração de Benito Mussolini; o fascismo e a subjetividade jurídica; a abordagem do filósofo esloveno Slavoj Zizek sobre o fascismo; e, por fim, uma leitura crítica das possibilidades de utilização dos direitos humanos como ferramenta da luta antifascista.

Ousada, a obra de Mascaro se põe na tarefa de acumular essa massa de conhecimento a fim de responder a uma tarefa urgente do momento – a formulação de uma teoria geral crítica sobre o fascismo, visando encontrar alternativas para a atual crise sistêmica do capitalismo e o correspondente ascenso neofascista.

A apresentação da obra ao público se dá no mês em que completam cem anos da Marcha Sobre Roma, marco histórico do fascismo italiano. Se a “a tradição de todas as gerações mortas oprime como um pesadelo o cérebro dos vivos”, é preciso destrinchar esse conjunto de processos históricos do século XX para entendê-los e encontrar armas para enfrentar seus descendentes diretos do nosso tempo. Como preconizou um outro alemão bom de briga, se não o fizermos, “nem nossos mortos estarão a salvo”.

Crítica do fascismo foi lançado no último sábado em evento na livraria Tapera Taperá, com palestra do próprio professor Alysson Mascaro. Confira o vídeo de sua fala, gravada pela equipe do espaço. Outro ótimo material para conhecer um pouco mais do pensamento do jurista, em especial de seu último livro, é o debate organizado pela Boitempo Editorial para o pré-lançamento da obra. Mediada por Thais Hoshika, a mesa virtual contou com a participação de Juliana Paula Magalhães, Camilo Onoda Caldas e do autor.

Em parceria com a Boitempo, sortearemos três exemplares de Crítica do fascismo, de Alysson Mascaro, entre os apoiadores do nosso jornalismo. O formulário de participação será enviado via lista de e-mails da rede Outros Quinhentos. As inscrições ficarão abertas até a próxima segunda-feira, dia 31/10, às 14h.   

Colabore com a manutenção do jornalismo independente de Outras Palavras e tenha acesso aos descontos, sorteios e gratuidades oferecidos por nossa rede de parceiros. Mais de vinte editoras, revistas, plataformas online de streaming e de cursos, fazendas agroecológicas e casas de espetáculos musicais e teatrais disponibilizam o melhor da cultura no Brasil para quem é Outros Quinhentos.

Não sabe o que é o Outros Quinhentos?
Somos, desde 2013, o primeiro caso brasileiro de site sustentado essencialmente por seus leitores. Por meio do programa Outros Quinhentos, você contribuiu com nosso jornalismo de profundidade, apoia sua ampliação e participa da nossa rede de parceiros, orientada por lógicas opostas às do mercado.
É um embrião de rede de Economia Solidária. O espaço publicitário do site é oferecido, gratuitamente, a produtores de Cultura e Agroecologia. Eles não pagam em dinheiro, mas com seus produtos e serviços – compartilhados com nossos apoiadores. São gratuidades e descontos expressivos em livros, cursos, assinaturas de revistas, restaurantes, espetáculos, entre outros! Autonomia são outros quinhentos, e por isso convidamos você a fazer parte dessa rede de economia solidária com a gente. Se interessou? Clica aqui!

Leia Também: