Hucitec, aos 51 anos, é nova parceira de Outras Palavras

Editora resistiu à ditadura e editou livros clandestinos. Mas tornou-se conhecida pelo excepcional catálogo científico e acadêmico. Quem apoia nosso jornalismo tem desconto de até 30% no site e participa de sorteios mensais de livros

.

A expansão da rede de parcerias de Outros Quinhentos, sempre em busca de oferecer contrapartidas interessantes e úteis para quem apoia o jornalismo de Outras Palavras, segue alguns critérios que são caros para nós. Queremos estar em contato com o que há de mais dinâmico e criativo nos campos da ciência, cultura, literatura e arte produzidas no Brasil hoje – e inserir os leitores do portal nesse circuito conosco. Prestigiada na área acadêmica e científica pela qualidade de seu trabalho editorial, a Editora Hucitec é a mais nova parceira a vir somar com nosso embrião de rede de economia solidária.

Fundada no ano de 1971, a Hucitec seguiu sua linha editorial de “fomentar o debate sobre a sociedade e a cultura brasileiras” mesmo nos períodos mais obscuros da ditadura militar no Brasil. Aliás, desde seu início, a editora foi ponto de aglutinação de figuras críticas e de oposição na intelectualidade e na cultura, como Fernando Peixoto, Florestan Fernandes e Fernando Novais. Livros subversivos, como o Que Fazer? de Lênin, circulavam em edições apócrifas secretamente produzidas pela Hucitec. Seu fundador, o cearense Flávio George Aderaldo, tomou a ousada decisão de publicar o que havia de mais avançado nas áreas de “humanismo, ciência e tecnologia” – que compõem o nome da editora –, contribuindo para um novo florescimento do pensamento crítico nacional.   

Para nossa redação, que também anima o projeto Outra Saúde, primeiro boletim diário de saúde da América Latina, uma das escolhas históricas da Hucitec é particularmente importante: a pioneira coleção de saúde coletiva organizada pela editora desde os anos 70. Não é exagero dizer que ela foi fundamental para a própria formação do SUS, tendo em vista seu papel determinante na difusão dos conceitos que estão na base do sistema, como a atenção primária. Gastão Wagner, José Ruben de Alcântara Bonfim, Marco Akerman, entre outros membros da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), dirigem a coleção hoje.

Além da saúde coletiva, são vários os campos em que a Hucitec se destaca. Integram seu catálogo clássicos da historiografia nacional, como O Tempo Saquarema, de Ilmar Rohloff de Mattos, e Brasil: Formação do Estado e da Nação, de Istvan Jancsó; escritos paradigmáticos do teórico soviético Mikhail Bakhtin, a exemplo de A cultura popular na Idade Média e no Renascimento: o contexto de François Rabelais e Marxismo e filosofia da linguagem; e a inovadora coleção Diálogos da Diáspora, produzida em parceria com o técnico de futebol e militante antirracista Roger Machado, que busca difundir perspectivas negras e indígenas do saber científico.

Reconhecidas em toda essa diversidade de áreas, as obras publicadas pela Hucitec receberam o Prêmio Jabuti em todas as décadas desde a fundação da editora. Seu mais recente lançamento a ganhar a principal premiação que um livro pode receber no país foi o estudo Uma história da desigualdade: a concentração de renda entre os ricos no Brasil (1926-2013), do sociólogo Pedro H. G. Ferreira de Souza, escolhido como Livro do Ano de 2019. Construído a partir da tese de doutorado defendida pelo autor na UnB, este trabalho é o mais profundo mergulho já feito na questão da desigualdade econômica, um dos principais problemas que assolam o país desde sua fundação. 

A partir do próximo mês, os sorteios semanais a que têm acesso os membros da rede Outros Quinhentos passarão a oferecer os últimos lançamentos e os clássicos do vasto catálogo da nossa nova parceira Hucitec. E nossa parceria não para por aí: quem apoia o jornalismo de Outras Palavras também poderá usufruir de cupons de até 30% de desconto em compras no site da editora.

Temos certeza de que essa é uma grande notícia para as centenas de professores de todos os níveis, pesquisadores, técnicos e especialistas do serviço público que fazem parte de nossa rede de apoiadores. Os livros da Hucitec são para todos, mas atendem em especial a esses trabalhadores – que compõem um importante segmento dos que colaboram todos os meses com a manutenção de nosso trabalho independente e de profundidade.

Quer ter acesso às contrapartidas da rede de mais de vinte parceiros de Outras Palavras, entre editoras, revistas, casas de espetáculos culturais, plataformas de cursos online, serviços de streaming e fazendas agroecológicas?    

Não perca tempo: conheça os planos da rede Outros Quinhentos e aproveite os sorteios, descontos e gratuidades exclusivos para quem colabora com nosso jornalismo.

Não sabe o que é o Outros Quinhentos?
Somos, desde 2013, o primeiro caso brasileiro de site sustentado essencialmente por seus leitores. Por meio do programa Outros Quinhentos, você contribuiu com nosso jornalismo de profundidade, apoia sua ampliação e participa da nossa rede de parceiros, orientada por lógicas opostas às do mercado.
É um embrião de rede de Economia Solidária. O espaço publicitário do site é oferecido, gratuitamente, a produtores de Cultura e Agroecologia. Eles não pagam em dinheiro, mas com seus produtos e serviços – compartilhados com nossos apoiadores. São gratuidades e descontos expressivos em livros, cursos, assinaturas de revistas, restaurantes, espetáculos, entre outros! Autonomia são outros quinhentos, e por isso convidamos você a fazer parte dessa rede de economia solidária com a gente. Se interessou? Clica aqui!

Leia Também: