Reinaldo Azevedo e a direita delirante

Não é casual que ultraconservadores brasileiros aplaudam massacre em Gaza. A eles, que um dia tiveram argumentos, restaram porrete e incitação ao fascismo

140727-Direita2

Não é casual que ultraconservadores brasileiros aplaudam massacre em Gaza. A eles, que um dia tiveram argumentos, restaram o porrete e a incitação ao fascismo

Por Guilherme Boulos* | Imagem: Vítor Teixeira (detalhe)

A direita brasileira já foi melhor. Teve nomes como Roberto Campos e José Guilherme Merquior entre seus quadros, formulando sobre teoria econômica e política internacional. Naquele tempo, a direita recorria a argumentos, além do porrete. Hoje restou apenas o porrete, aplicado a esmo sem maiores requintes de análise.

Impressiona o baixo nível intelectual dos representantes da direita no debate público nacional. Não elaboram, não buscam teoria nem referências. Não fazem qualquer esforço para interpretar seriamente a realidade. Apenas atiram chavões, destilando preconceitos de senso comum e ódio de classe.

Reinaldo Azevedo é hoje o maior representante dessa turma. Com 150 mil acessos diários em seu blog mostra que há um nicho de mercado para suas estripulias. Ao lado dele tem gente como Rodrigo Constantino, aquele que se orgulha das viagens a Miami e se despontou como legítimo defensor dos sacoleiros da Barra da Tijuca.

Antes os intelectuais de direita iam fazer estudos em Paris. Agora vão comprar roupas em Miami. Sinal dos tempos e das mentes.

Dispostos a tudo para fazer barulho no debate público, mas sem substância em suas análises, aproximam-se frequentemente de um discurso delirante.

Reinaldo Azevedo jura que o governo petista quer construir o comunismo no Brasil. E vejam, ele não está falando do Lula de 1989, mas do governo do PT de 2003 a 2014. Sim, o mesmo que garantiu lucros recordes aos bancos e empreiteiras na última década. Que manteve as bases da política econômica conservadora e que nem sequer ensaiou alguma das reformas populares historicamente defendidas pela esquerda. Neste governo que, com muito esforço, pode ser apresentado como reformista, ele enxerga secretas intenções socializantes. Certamente com o apoio da Odebrecht e de Katia Abreu. Só no delírio…

Para ele, João Goulart é que era golpista em 64. Os black blocs são amigos do ministro Gilberto Carvalho. E as pessoas só são favoráveis às faixas exclusivas de ônibus por medo de serem acusadas de elitistas. Ah sim, sem esquecer que a mídia brasileira – a começar pelas Organizações Globo – é controlada sistematicamente pela esquerda.

Ele baba, ele xinga. Ofende os fatos e fantasia perigos. Lembra, embora com menos poesia, dom Quixote atacando os moinhos de vento.

A pérola mais recente é escabrosa: Israel seria vítima do marketing internacional do Hamas. No momento em que o mundo vê a olhos nus centenas de palestinos serem massacrados na Faixa de Gaza, ele denuncia uma conspiração internacional de mídia contra o Estado de Israel. Encontrou eco no também direitista delirante Luis Felipe Pondé, em artigo na Folha de S.Paulo.

Teoria da conspiração vá lá, até pode ter seu charme; mas, como dizia Napoleão, entre o sublime e o ridículo há apenas um passo. Reinaldo Azevedo e seus sequazes já atravessaram faz tempo esta fronteira.

De fato, os textos que têm se prestado a publicar acerca do genocídio na Palestina já superaram o ridículo. Chegaram ao cinismo. Dizer que as crianças mortas na Faixa de Gaza são marketing é uma afronta do mesmo nível da deputada sionista que defendeu o extermínio em série das mulheres palestinas para impedir a procriação. É apologia covarde ao genocídio e ao terrorismo de Estado.

A direita se diferencia da esquerda, dentre outras coisas, pela análise dos fatos. Mas não por criar fatos ou ignorá-los. Ao menos quando tratamos de uma direita séria.

No caso de Reinaldo Azevedo e dos seus, estamos num outro campo. Não é apenas a direita. É uma direita delirante. A psiquiatria clínica é clara: negação dos dados da experiência, somada a uma reconstrução da realdade pela fantasia chama-se delírio. Aqui há ainda o agravante da fixação em temas recorrentes. PT, movimentos populares e mais uns dois ou três.

Um delírio em si é inofensivo. O problema é quando começa a juntar adeptos, movidos por ódio, preconceitos e mentiras. É assim que nascem os movimentos fascistas. Quem defende extermínio higienista em Gaza também deve defendê-lo no Complexo do Alemão ou em Paraisópolis.

Reinaldo Azevedo certamente ainda não representa um risco político real, mas o crescimento de seus seguidores é um sintoma preocupante da intolerância e desapego aos fatos que ameaçam o debate público no Brasil.

Texto publicado originalmente na coluna de Guilherme Boulos na “Folha de S.Paulo”

Gostou do texto? Contribua para manter e ampliar nosso jornalismo de profundidade: OutrosQuinhentos

Leia Também:

38 comentários para "Reinaldo Azevedo e a direita delirante"

  1. lucy barbosa disse:

    Outro que segue pelo mesmo viés , é o Filipe Moura Brasil da revista Veja .Sao um par de vasos. Pena que vaso ruim não quebra !

  2. jairo Brito disse:

    Só podia ser do MTST. Sem palavras.. Zero de credibilidade.

    • Parabéns pela sua imparcialidade em julgar a opinião do autor. Os argumentos que ele apresenta, inicialmente, devem ser avaliados independente da sua posição política, e não devem ser desclassificados automaticamente só por ele ser integrante de determinado grupo.

  3. Ahmad disse:

    Parabéns pelo texto não aguentava mais ver Reinaldo Azevedo escrevendo bosta sem ver ninguém criticar ele

  4. Pedro Teixeira disse:

    òtima contribuição Guilherme, obrigado por nos informar e contrapor a grande mídia que prefere o contrário.

  5. Lucas disse:

    Ótimo texto. Me lembrou do recente esperneamento do Rodrigo Constantino quando o psicanalista, Christian Dunker, publicou no blog da Boitempo um texto intitulado “Que fim levou a direita ilustrada?” (a tréplica “Ilustrando a barbárie | Tréplica de Christian Dunker a Rodrigo Constantino” ao esperneamento do infans é intocável!)

  6. Nick Stones disse:

    Os seguidores de Azevedo também têm paixão delirante por astrólogos que se autoproclamam filósofos. É o fim da picada, caminhamos para uma sociedade ignorante e violenta com diploma superior pendurado na parede.

  7. Zhungarian Alatau disse:

    Muito bom, assino embaixo. A Veja deixou de ser, há décadas, uma revista minimamente séria.

  8. Vinny Alves disse:

    Não sei pq a gente insiste em escrever sobre estas pessoas. São agentes fabricados e pagos para fazerem o que fazem; só isso! Em suas sombras está o Grade Capital, como sabemos! Não são imbecis, pelo contrário! Por isso, quanto menos os lembramos, mais perdem!

  9. Marcio Cabral disse:

    Me perdoem, mas…o guilherme é equivocado. Não importa: direita ou esquerda, seus pensamentos sempre serão partidaristas. E o MTST? Perdeu a razão de ser..e agora estão se tranformando em instrumentos deste governo comunista.

  10. Ricardo Martins disse:

    Guilherme,vejo que vc faz parte,do esquadrao de etiquetagem do PT,agora a moda é rotular tudo que discorde do PT,estamos cheios dos discursos de pessoas como vcs e outros integrantes do PT,criticam a classe media,tratando como elite e andam de carros de luxo,viajam de primeira classe,filhos nas melhores escolas,frequentam saloes de luxo e tentam se passar por pobres coitados,hoje em dia prolifera o Movimento dos sem alguma coisa,pois é mais facil invadir,exigir cotas,depredar patrimonio publico,parar transito,sr Boulos eu tambem era um sem teto,trabalhei e comprei,meu cel,tambem tem um serviço de merda,mas eu nao paro o transito para protestar contra isso,eu tambem nao tenho atendimento no Sirio Libanes,devo invadir esse hospital ,acampar em sua recepção e exigir que me atendam???A Elite Vermelha do PT,faz isso para ser atendido?

    • a souza disse:

      Sr.Edgar Parabens,mas esses aí gostamde furar a fila dos que ja estão incritos em programas de moradias populares, deixando na fila milhares de trabalhadores de verdade que a anos aguardam as saus mjoradias e quando esta para sair e a Caixa entregar as chaves eles invadem e quando saem deixam tudo destruido como ocorreu recentemente.

  11. Edgar Rocha disse:

    Ao Ricardo Martins, alguém que defina o governo petista como sofrivelmente reformista e delineia as contradições deste em relação aos anseios de esquerda não pode ser chamado ‘esquadrão de etiquetagem do PT’, concorda? (acho que não) Enfim, o que acho procedente questionar no texto acima é a não discussão do grau de responsabilidade da própria esquerda em relação ao avanço do discurso hdrofóbico da direita. Falo isto, apontando o PT, em princípio como grande responsável pelo recrudecimento direitista e dos ecos gerados por suas posturas em representações que há muito extrapolam a questão de classe. (tem gente em todas as camadas sociais se deixando permear pelos rompantes dos malucos). Na minha opinião, a direita parece ter clareza que, com partidos de esquerda, o espaço garantido na máquina é proporcional ao seu poder de fogo e sua capacidade de desarticulação dos projetos e da governabilidade dos mesmos. Quanto mais virulento, quanto mais poderosa for a demonstração de força, mais cala-boca você recebe. E isto vale em todos os setores da sociedade. Infelizmente, movimentos sérios não estão sendo ouvidos porque se submetem ao jogo democrático. Eles sabem que toda conquista legítima se alcança com muita luta, muita perserverança. Antigamente, quando o autoritarismo institucional ainda se via legalmente consolidado, a única forma de se vencer uma luta era com organização ampla e solidariedade entre todos os movimentos. Hoje, esta prática foi posta de lado, em benefício da capacidade de se desestabilizar pela força e pela coação moral. Nada mais é uma ‘causa’. Tudo é uma questão de força. Vai ver por isto, o cidadão de fato, aquele que ainda acredita nas regras, se veja desamparado e tendo que aceitar discursos violentos e radicais como forma de atender às suas reivindicações. É um cangaço político, um retrocesso onde o agente comum da cidadania é compelido a virar um bandido político pra conseguir o que quer. e isto vale pros da direita e pros da esquerda. Quem ganha com isto são os verdadeiros articuladores do caos e os profissionais da eleição (não da política).

    • a souza disse:

      So que não é a direita que luta pela estatização de tudo, com o intuíto de conseguirem um carguinho numa empresa dessas sem concurso e darem um rombo como na Petrobras.E quanto a sua forma de conseguir os seus interesses é clara: a posse dos bens dos outros que na maioria das vezes lutou muito a vida inteira para conseguir,trabalhando de sol a sol,estudando muitas as vezes a noite e depois simplesmente, alguem que nunca batalhou resolva tomar pela força.

  12. Penso que há uma tendência na sociedade que se espelha nas afirmações de direita dos colunistas citados e outros mais. Podemos citar Merval Pereira para engrossar a lista. Orgânicos de direita estão no tumulo. Hoje temos marketeiros.
    Mas concordo com Guilherme: é preocupante a alienação com a qual temos nos deparado. E mais, o rancor agressivo e mal educado de alguns comentários frágeis, racistas e homofóbicos.
    Quanto ao genocídio consentido pela comunidade internacional só me resta lamentar pelos caminhos que estão trilhando. Desumanizam a humanidade e, como disse Daniel Aarão Reis temos no cenários a criação de novos judeus a caminho do holocausto. Mas a luta continua, companheiro!

  13. Boa noite Reinaldo por favor comente nos pingos , sobre descontos de energia elétrica que não houve , e sobre perdas dos planos, Real Collor e Bresser que mudaram magicamente os cálculos , lógico para menor . Pobre do contribuite.

  14. MARLON VALERIO disse:

    O que dizer então da pesquisa datafolha, baseada em perguntas sobre drogas, posse de armas, religiao, pobreza, pena de morte, etc que diz que 48% dos brasileiros são considerados de direita, 30% de esquerda e 20% de centro. Vc está certo em uma coisa. A direita brasileira está muito mal representada, hoje é politicamente incorreto dizer ser de direita, mas com as verdadeiras intenções dos esquerdistas aparecendo, em breve teremos voz novamente.

  15. José Darci disse:

    Não sou socialista, nem de direita, mas concordo com cada palavra neste texto, o jornalista José Reinaldo Azevedo usa do microfone para tecer comentários estapafúrdicos e com seu tom de voz arrogante e intimidador, com palavras mais refinadas, quase uma obra literária, ele tenta passar um ar de intelectualidade em seu repertório imbecil.Ontem mesmo ele ‘arrebentou’ com um professor do rio de janeiro, que colocou em uma prova sobre a situação dos palestinos, ora…todo mundo vê o sofrimento do povo palestino, onde são cotidianamente atacados sem nenhuma opção de defesa,pelos ataques do exercito de Israel.Isso não é mentira seu zé reinaldo!Israel tem tecnologia para se defender, mas a população humilde da palestina não!Israel tem escudo anti-mísseis, exército, recursos financeiros e o povo da palestina tem o quÊ?Hamas não representa a palestina, o inimigo de Israel é o Hamas e não todo o povo palestino.Ha um desequilíbrio claro e basta ver o número de vítimas dos dois lados!

    • a souza disse:

      Parece-me que voce é desinformado. Os proprios guerrilheiros do Hamas coloca faz das crianças e mulheres os seus escudos com o fim de jogar a opinião pública contra Israel. Não defendo o exagero de Israel mas tambem defender terroristas que jogam bomba toda hora no seu territorio , ou como os da Republica Islamica que trucidam cristãos,curdos e outra minorias e a presidente ainda tem a petulancia de defende-los é o cumulo.E tambem não vi um comentario nem da Presidente,nem de ninguem do Pt,PcdoB,Psol,Pstu,etc. contra a derrubada de um avião com 298 pessoas inocentes por um míssil russo, provavelmente operado por tecnicos russos. É engraçado como voces usam de 2 pesos e duas medidas.

  16. Willian disse:

    Texto escrito por alguém que desconhece totalmente a realidade e os fatos, alguém que vive no mundo da fantasia e no delírio da utopia marxista, TODOS, mas absolutamente TODOS, os valores defendidos pela esquerda, com o passar o tempo levam a sociedade para um único destino, miséria e falta de liberdade, só porque os marxistas abandonaram a estratégia de chegar à revolução através da luta armada e da gerrilha, os imbecís analfabetos funcionais, que se dizem intelectuais, acreditam que o socialismo deixou de existir na mente psicopata dos esquerdistas, é a esquerda e suas vertentes que está destruíndo a sociedade em que os valores da direita e os valores cristãos construíram, hoje as pessoas só pensam em sí, egoístas, narcisistas, valores invertidos, tudo é permitido e todo mundo só tem direitos, todo mundo é minoria, todo mundo é vítima, ninguém tem dever algum, a família é uma organização burguesa. Na venezuela o povo já não tem nem papel higiênico pra limpar a bunda e tem a quantidade de comida que podem comprar no supermercado limitada pelo governo, na Argentina o esquerdismo já limitou o lucro das empresas e o país afunda em crise e os retardados que defendem a esquerda no Brasil, e ainda por cima se acham intelectuais, acreditam que o comunismo está morto, defendem que isso é coisa do passado e não cabe mais no século 21 este tipo de discussão, pois o mundo não é preto e branco e maniqueísta. Pobre dos nossos filhos e netos que terão que viver numa escravidão miserável construída pela coletividade ignorante e doutrinada do presente.

  17. Mario Augusto Barros Mirra disse:

    Podem se preparar porque a DIREITA no Brasil vai incomodar muito mais. Podem esperar. Chega de marxismo, leninismo, gramiscimo.

  18. sid disse:

    Credibilidade zero. É “trabalhador” que não trabalha.

  19. a souza disse:

    É melhor do que apoiar assassinos sanguinarios como os da Republica Islamica separatistas apoiandos por russos que derrubam aviões de inocentes matanto centenas de inocentes e invadir áreas para conseguir moradias e furando a fila de milhares de trabalhadores inscritos em programas habitacionais dos governos federal,estadual e municipal, em uma área destinada a implantar industria numa região pobre em oferta de empregos

  20. Marco Viola disse:

    Impressionante o movimento sutil e coordenado de ataque à direita, rsss. Será coincidencia que a miriam Leitão tambem publicou texto semelhante atacando o Reinaldo Azevedo dias após este? Ação coordenada utilizando jornalistas “isentos”, kkkkk. Mas estamos de olho. Quanto ao teor do texto, até concordo como que escreveu,excelente análise , mas acho que vc sutilmente tomou um lado, pois se fosse 100% isenta teria falado do Paulo Henrique Amorim, por exemplo, que é um jornalista de projeção e fala mais bobagens que Reinaldo Azevedo e o Rodrigo Leitão juntos, só que a favor de PT; ou falaria ainda da Carta Capital, uma revista a serviço do governo que reúne um time inteiro de jornalistas chapa-branca que passam o dia a produzir textos que dão pra encher um lixão inteiro.

  21. Ana F Lima disse:

    Reinaldo esta certíssimo!!!
    Nota 1000
    Continue assim Reinaldo!!!

  22. tiao disse:

    Minha vó sempre me disse:meu filho,não gaste vela com defunto ruim.Deixe o Rola Bosta pra lá.

  23. Renato disse:

    Em primeiro lugar, acho leviano com a historia usar o termo direita e esquerda sem o minimo de critério, e acredite, você não é de esquerda por fazer parte desse movimento, seja ele o que for. Segundo, além da falta de ética do seu texto e de algumas inverdades colocadas aqui, acho que seria interessante fazer uma auto avaliação, de quem é você e o que você já fez pelo jornalismo Brasileiro, que é extremamente respeitado, inclusive, por grandes nomes no qual você teve a medíocre ideia de criticar. As vezes é melhor ficar quieto.

  24. Fabio Cruz disse:

    Ola Amigos,
    É impressionante esse delírio da direita conservadora, essa elite ridícula aqui do Sul e Sudeste.
    Aqui em São Paulo, onde esse Reinaldo e outros da corja Tucana residem, parece que vivemos na Alemanha, tudo funciona muito bem, transporte público, segurança pública, distribuição de renda, educação e outros. Agora veio o problema hídrico, onde a grande realidade é a falta de investimentos do Governo do estado que esta há 24 anos no poder.
    Porque ele não critica isso? A resposta é simples, não usa transporte público, vive em lugares “chiques de São Paulo”, é a voz ativa da Elite.
    É troca com troco, a voz dos pobres também é ativa.

  25. jefferson disse:

    Mais um que quer avermelhar o país, devo dizer que ele já está avermelhado de vergonha de tantos desmandos e corrupção, quem movimento é esse que não respeita as leis , principalmente a lei de propriedade, esse jornalista deve ganhar um bom dinheiro do gov. federal para invadir terras,,,,, não tem a menor credibilidade sr. Guilherme

  26. André disse:

    Sinceramente cada vez mais sinto a necessidade de ler e ouvir o Reinaldo Azevedo. Tudo o que é ligado ao PT tem um simples propósito, conseguir alguma vantagem.
    Felizmente as urnas mostraram que o pais não é de vocês, e que a mamata está acabando…

  27. Flávio disse:

    Não vejo o Reinaldo falando mal do PSDB em seus programas. Só o PT é culpado pelos problemas brasileiros. Quanta imparcialidade.

  28. Luan disse:

    Caro Guilherme, o que vc chama direita, nobre articulista ?, eu defendo as instituições, o respeito as Leis, a meritocracia, os contratos, a livre iniciativa, a ética, a transparência, então me desculpe, sou de direita sim !, usando seu mesmo argumento, já tivemos esquerda de melhor qualidade; Hélio Bicudo, Suplicy, Cristóvão Buarque que o PT escurraçou. Porque em vez de criticar Reinaldo Azevedo e outros articulistas, vocês não elevam o tom do debate, sim pq a meu ver o nível esta maior do lado de lá. Meu amigo me desculpe, já votei muito na esquerda, a que conheci dos anos 80, mas hj diante de tanta bandalheira não tenho como deixar de ouvir os argumentos irrefutáveis e consistentes de Reinaldo Azevedo e Arnaldo Jabor. A Petrobrás esta sangrando e esta estória de jogar lama nos outros para encobrir as próprias mazelas é de uma desfaçatez ímpar. Faça-me o favor !

  29. Ferdinando Perrella disse:

    Viva o Reinaldo, os ignorantes racionais , que se intitulam de esquerda estão apavorados.
    Dilma esqueça a Graça ou as duas vão morrer afogadas.
    Parece que a Dilma esta com medo da Graça
    Ferdinando Perrella

  30. gomes disse:

    Nao é questão de direita ou esquerda. a questao é a seguinte. no Brasil ha e sempre ouve muita desigualdade social. ha aqueles partidos que se dizem de esquerda como o PT e a direita do PSDB. Qual dos dois partidos foram realmente de direita ou esquerda? qual partido fez pelo menos alguma coisa pela parcela desabastada da população brasileira? quem implementou o Bolsa Familia? ou outros programas que sao importantes para a grande maioria da população? sem demagogia ou apoio a esse ou aquele partido ou suas ideologias. O PT pelo menos fez muitas coisas pelos desabastados ou nao privilegiados do Brasil. Ja ouvi falar claramente esse Reinaldo Azevedo dizer que os que apoiam a luta de classe sao comunistas… hora num pais em que a desigualdade é gritante…. falar em algo como luta de classe… mais igualdade social ou distribuiçao de renda mais igualitaria… é algo comunista? lamentável alguem que se diz tao inteligente falar algo tao hipócrita. PSDB esteve um bom tempo no poder e onde esteve algum beneficio para a maioria da populaçao? por isso o PT subiu no poder… pelo povo estar cansado de um partido nao fazer nada por ele. mesmo o PT favorecendo banqueiros, investidores com juros altos e outras praticas a mais que jamais entrariam na cartilha da extrema esquerda…. fez pelo povo algumas coisas que certamente o PSDB ou esses outros partidos que se dizem a ‘favor do brasil” nunca fariam… defender partidos com suas ideologias é teoria politica e blablabla… vamos julgar as açoes dos partidos enquanto estao no poder.. pelas açoes para o povo… isso acho ideal… entrar nessa de que algum partido va fazer reformas que realmente mudem esse pais é delirio… pois aqui quem manda sao um punhado de privilegiados e jamais vao querer ou permitir os que sao seus fantoches tirar-lhes seu proprio poder ou privilégios ou diminui-los em prol do bem-estar da grande maioria da populaçao… isso se mantem historicamente desde o brasil colonia e pelas perspectivas atuais, se manterão por muitos anos a mais…
    “Quem me dera, ao menos uma vez,
    Provar que quem tem mais do que precisa ter
    Quase sempre se convence que não tem o bastante
    E fala demais por não ter nada a dizer”
    Reinaldo Azevedo claramente a favor daqueles que querem que o povo permaneça na condiçao de pobreza atual em que se encontra…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *