Serra e a fita crepe: questionada autenticidade de vídeo da Globo

.

Professor de jornalismo gráfico desmonta vídeo quadro a quadro e aponta truque de compressão de imagens

—-

(NOVOS VÍDEOS REFORÇAM SINAIS DE MANIPULAÇÃO;

SITE QUE APONTOU MANIPULAÇÃO DA GLOBO NÃO FOI CENSURADO)

Urgente, corrigido (22/10, 19h49):

Novos vídeos acabam de ampliar os sinais de que houve manipulação intencional, no Jornal Nacional, do vídeo que mostrava o candidato José Serra supostamente atingido por um rolo de fita adesiva (veja nosso post a respeito)

O professor José Antonio Meira da Rocha, da Universidade Federal de Santa Maria, acaba de ser informado, pela empresa que hospeda seu site (http://meiradarocha.jor.br) de que a queda desta manhã foi motivada por excesso de visitas. A confusão com censura foi provocada porque quem tentava acessar o site, por volta das 11h de hoje, recebia como mensagem: “This site was suspended temporarily”

O Jornal Nacional de ontem fez lembrar o envolvimento da Rede Globo na disputa presidencial que elegeu Fernando Collor, em 1989. Nada menos que 7 minutos foram dedicados à tentativa de demonstrar que José Serra fora atingido, na véspera, por um rolo de fita adesiva. Convocou-se Ricardo Molina, um “especialista” cujo currículo inclui a tentativa de acusar o MST pelo massacre de Eldorado de Carajás, de “assegurar” que PC Farias se suicidou e de questionar as provas sobre a responsabilidade da família Nardoni na morte da menina Isabela. Procurava-se frear a onda de indignação (e de deboche) que correu o país, quando se soube, horas antes, que a “agressão” sofrida na véspera pelo candidato do PSDB fora provocada por uma bolinha de papel. Não, tentou afirmar o Jornal Nacional: a tomografia a que se submeteu o candidato justificava-se. Ele havia sido atingido também por um rolo de fita adesiva…

Até mesmo esta versão está sendo contestada agora. José Antonio Meira da Rocha, professor de Jornalismo Gráfico da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), analisou as imagens do Jornal Nacional quadro a quadro e chegou às seguintes conclusões, publicadas em seu blog: a) o suposto rolo de fita crepe, ou durex, não aparece em nenhum dos quadros anteriores ou posteriores ao momento em que se “choca” com a cabeça de Serra. Teria surgido do nada; b) um truque elementar na manipulação de vídeos (um artifact de compressão) é suficiente para gerar imagem idêntica à exibida no Jornal Nacional.

A análise de Meira Rocha pode ser conferida abaixo. Adicionalmente, um post no blog de Luís Nassif mostra: o suposto “choque” da fita adesiva com a cabeça de Serra deu-se numa parte da cabeça totalmente distinta daquela em que, segundo seu médico, ele foi atingido…

Leia, a partir daqui, a análise do professor José Antonio Meira da Rocha

Toda a produção jornalística pode ser digitalizada. Tudo o que é publicado está à mercê de chatos que salvam, gravam, colecionam, digitalizam com plaquinhas de 120 reais. Como eu, que gosto de gravar TV na minha Pixelview PlayTV Pro.

Por isso, hoje, é inconcebível que a grande imprensa, sofrendo há muito com as mudanças provocadas pela digitalização, tente enganar seu digitalizado público com armações grotescas como esta aprontada pelo Jornal Nacional de 2010-10-22, com ajuda da Folha.com e do repórter Ítalo Nogueira.

Será que a velha mídia não se dá conta que qualquer pessoa pode gravar TV e passar quadro-a-quadro? E que, fazendo isto, a pessoa pode ver que não há nenhum rolo de fita crepe sendo atirado contra o candidato José Serra? Que o detalhe salientado em zoom numa extensa matéria de 7 minutos não passava de um artifact de compressão de vídeo sobreposto à cabeça de alguém ao fundo? Que não se vê no vídeo quadro-a-quadro nenhum objeto indo ou vindo à cabeça do candidato?

E a Globo ainda vai procurar a opinião de um “especialista” de reputação duvidosa

Tudo pode ser digitalizado, menos a  credibilidade de um veículo jornalístico. E este único ativo que sobra à velha mídia, ela joga fora…

Veja a sequência abaixo e tente encontrar o rolo de fita voando em direção à cabeça do candidato.

Fita mágica 00

Fita mágica 02

Fita mágica 04

Fita mágica 06

Fita mágica 08

Fita mágica 10

Fita mágica 12

http://noticias.marxismo-online.com.br/arquivos/2010/10/fitacrepe/fita-magica0014.jpg

Fita mágica 16

Fita mágica 18

Observe aquela cabeça atrás de Serra…

Fita mágica 20

Fita mágica 22

Fita mágica 24

Fita mágica 29

Cadê o rolo chegando na cabeça de Serra, que deveria estar neste quadro?

Fita mágica 32

Fita mágica atinge John Fitzgerald Serra (imagem TV Globo/Folha.com)

Fita mágica 34

Cadê o rolo saindo da cabeça de Serra, que deveria estar neste quadro?

Fita mágica 36

Fita mágica 38

Fita mágica 40

Fita mágica 42

Fita mágica 46

Fita mágica 48

Fita mágica 50

http://noticias.marxismo-online.com.br/arquivos/2010/10/fitacrepe/fita-magica0052.jpg

Fita mágica 54

Fita mágica 56

Fita mágica 60

Fita mágica 61

http://noticias.marxismo-online.com.br/arquivos/2010/10/fitacrepe/fita-magica0062.jpg

Fita mágica 63

Fita mágica 64

Leia Também:

41 comentários para "Serra e a fita crepe: questionada autenticidade de vídeo da Globo"

  1. Felipe Santi Nicolau disse:

    Acho realmente que o Serra é um sem noção com ou sem rolo de fita.
    Toda via, parei de ler quando falam que o ricardo molina foi entre outras coisas responsável por “questionar as provas sobre a responsabilidade da família Nardoni na morte da menina Isabela. ” Quem se prestou a esse papel foi o Jorge Sanguinet. Engraçado que o Sanguinet foi o que defendeu a ideia de assassinato e queima de arquivo no caso PC Farias. Penso como uma pessoa pode mudar tanto.

  2. Paloma disse:

    Pra mim esse negócio de bolinha de papel foi uma palhaçada!!! não tem como responsabilizarmos candidato A ou B pelo incidente (se é que de fato ocorreu), nem é admissível que hajam insinuações de que militantes de determinado partido sejam agressivos tendo como fundamento a conduta de uma pessoa isoladamente. Se fosse por isso, considerando a reputação de alguns dos nossos representantes do congresso nacional, todo brasileiro seria considerado ladrão e safado.
    Ademais é importante observarmos que mesmo que fique comprovado que o candidato Jossé Serra foi atingindo o vídeo não mostra quem arremessou a tal fita adesiva então não há razão para imputar a culpa simpatizantes de determinado partido.

  3. Fátima disse:

    __já que falamos de Globo, repararam que ela só fala das mazelas do Rio de Janeiro. São Paulo é absurdamente maior, mais violenta, uma ou outra notícia veicula, mas de resto, tudo Rio..
    e por que?
    rs*
    .
    só para pensar.
    .

  4. Fátima disse:

    bem, eu concordo em partes com Elói…apenas ressalto que somente a Globo e afins fez essa exploração do fato, no intento de desvendar o segredo da fita crepe, deu ao fato enfadonhos 7 minutos no JN e JG, explicando muito bem explicadinho….ela é boazinha? está preocupada com quê? entende isso?
    finalizo dizendo que não importa se “bolita” de papel, ou fita crepe, é deplorável qualquer confronto físico, isso é absolutamente fora de questão.
    mas dar a isso importância a ponto de uma tomografia ser feita?? aahh isso é nos chamar de palhaços.
    .
    é isso!
    .

  5. Elói A. Pereira disse:

    Eu repudio todas as formas de manipulação. No caso em questão, se de fato Serra foi atingido por um rolo de fita crepe, não teria tido tanta conseqüência física como se propagou. A manipulação também poderia vir da parte de quem pretensamente desvendou a fraude. Pois a “manipulação” é um caminho de duas vias. O mais grave, é que se procura amenizar, como sempre, desviando o foco da atenção, de um ato que poderia ter tido um final trágico, onde um grupo preparado para o confronto, inclusive com retaguarda articulada, praticou um ato no mínimo deplorável para uma disputa eleitoral.

  6. Juca disse:

    Pois é, já foi possível observar em várias oportunidades como o PT trata com carinho a oposição. É um partido humanista e respeitoso com aqueles que pensam diferente ou discordam de suas políticas. É um partido que argumenta com lógica e não com gritos. Não é um partido truculento que justifica todos os meios lícitos e ilícitos em nome de seu projeto de poder. Um partido de moral, que nunca cede por conveniência. Eu confio no PT e na índole do PT.
    Diagnóstico: ou eu não tenho caráter, ou estou muito mal informado, ou estou cego por crenças que não são mais coerentes e sou muito orgulhoso para considerar que existem brasileiros e brasileiras de valor que pensam diferente de mim e que podem ter razão tantas vezes quantas posso ter eu.

  7. A TOMOGRAFIA DE JOSE SERRA COMPROVOU QUE O MESMO SOFRE DE DEMENCIA SENIL PROGRESSIVA E FALTA DE AUTO-CRITICA

  8. Daniel Silva Filho disse:

    Agora mudei a forma de forçar meu filho a estudar mais: ameacei jogar uma bolinha de papel ou uma fita durex na cabeça dele. Imagine como ficou apavorado depois que viu a montagem ds Globo.

  9. Mas Eim? disse:

    O que eu penso é o seguinte: Não se pode julgar direito com essas imagens. Não votem por conta de agressões como esta ou como a que recebeu a Dilma com o balão de água. Geralmente isso faz parte de uma minoria que mancha o partido. Boa sorte!

  10. Mas Eim? disse:

    O objeto não está em quadro por conta da quantidade de frames por segundo ( fps ) que o celular consegue gravar, que é muito baixa. Qualquer ação rápida pode passar despercebida.

  11. Fernando Todeschini disse:

    Seria possível a globo conseguir uma foto da careca do Serra, com alguns machucados, uns 15 minutos (da mesma forma que ela fez a reportagem – marcando o tempo | ———- 15 minutos ———-|), vale também foto do Serra fazendo a tomografia.
    Queria, se possível também cópia da tomografia, ou cópia autenticada.
    Queria também cópia da Nota Fiscal do serviço e saber quem pagou.
    A pessoa que pagou, bem que podia pagar para um ou dois desafortunados que estão na fila do SUS. Esse exame é caro. Custa uns R$900,00, acho.
    O que vou fazer com isso?
    Eu vou guardar para mostrar aos meus netos para eles conhecerem como funcionava a democracia e a imprensa na minha época.

  12. Jose Neto disse:

    Amigos, a questao nao é a hora em que serra baixa a cabeça, e sim é a parte do video em que a glogo esta usando para dizer que serra foi atingido, esta cena apresentada no JN 21.10.2010, FOI DIGITALIZADA!aonde foi BONNER E FATIMA nessa sexta feira, crair vergonha na cara, ou para uma reuniao de partido para ver a procima açao contra Dilma

  13. Professora Valéria disse:

    Prezadas Fernanda e Dora,
    O perito Ricardo Molina graduou-se em composição e regência pela Unicamp, com mestrado em Linguística e doutorado em Ciências, na mesma instituição. Ao fazer mestrado, encontrou-se com a fonética forense, especialidade que lhe rendeu fama nacional. Com o fechamento do laboratório de fonética forense na Unicamp, Molina abriu uma empresa privada para continuar a fazer trabalhos periciais. Ele contestou um dia após a perita criminal do IC (Instituto de Criminalística) Rosangela Monteiro afirmar, em depoimento no Fórum de Santana, na zona norte de São Paulo, que Alexandre Nardoni jogou a menina Isabella pela janela. – Não dá para tirar tanta informação de uma marca em uma camiseta. É muito “hollywoodiana” esta teoria. A marca só poderia ter sido feita com um peso sim. Mas o laudo mesmo diz que ele se apoiou na janela para ver Isabella depois que ela caiu. O peso dele mesmo na rede pode ter feito a marca. Disse Molina, que ficou conhecido ao participar da perícia de casos famosos como o assassinato de PC Farias e a Chacina de Eldorado dos Carajás.
    Se dependesse de Molina os Nardoni agora estariam soltos e o assassinato da pobre menina arquivado.
    Já George Samuel Sanguinetti Fellows , formado pela Universidade Federal de Pernambuco, é especialista em Medicina Legal. É coronel-médico reformado pela Polícia Militar do Estado de Alagoas, ex-diretor do Instituto Médico Legal de Maceió, e lecionou Medicina Legal na Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Alagoas por 32 anos. Tornou-se conhecido nacionalmente por ter atuado no caso das mortes de Paulo César Farias e Suzana Marcolino, no de Denise Piovani, e no da menina Isabella Nardoni.
    Entenderam a diferença?
    Não sou do PT. Sou uma brasileira cansada de ver meus irmãos manipulados por uma empresa que usa a concessão pública para atender a seus interesses particulares.
    Saúde e Paz!

  14. Maria Luiza disse:

    Sugiro que se levem aos comícios bolinhas de papel – brinquemos para desmoralizar a farsa. Há um joguinho eletrônico chamado “atire bolinhas de papel no Serra”. Está ótimo.
    Diferentemente de 1989, a globo hoje enfrenta a Internet. Para o bem ou para o mal, existe a Internet.

  15. Gustavo G. Garcia disse:

    Pessoal. Eu fiz uma sequência com as imagens e dá pra ver certinho que a “fita crepe” é na verdade um senhor grisalho passando atrás do candidato… A Globo mentiu descaradamente…
    http://www.youtube.com/watch?v=i2qwGTp

  16. Benedito disse:

    Olha é muita cara de pau, e a Globo pior ainda que aceitou e o bandido do Molina informação que cobrou 600 mil Reais, tem que ir para cadeia onde é lugar dele do Serra e os diretores da Globo Rio. por isso com amor vou votar DILMA 13

  17. daniel yussuf disse:

    que a globo e o caveira serra vão a puta que os pariu.

  18. Dora Elisabete disse:

    Fernanda
    Obrigada pela lembrança do erro no nome do perito.
    Isto só reforça a minha tese de que os petistas se valem de qualquer recurso para denegrir seus adversários.
    E eu, que um dia acreditei que eram éticos…:((

  19. Dora Elisabete disse:

    Examinei com bastante cuidado as imagens, mas fiquei com algumas dúvidas : como vc determinou o momento em que a fita crepe deveria ter atingido a cabeça? E em que momento ele curva a cabeça?
    Nas imagens que vc separou, ele está sempre com a cabeça erguida.
    Sabemos que a mídia conduz para a sua opinião. Porém, há um comportamento sempre presente entre os petistas : jamais discutir o mérito de algum erro deles, mas sempre tentar atacar a fonte. Foi assim no mensalão; foi assim com o pobre caseiro. Foi assim na quebra do sigilo dos tucanos. Surpreendentemente Erenice foi defenestrada rapidamente. Não vi nenhum ataque ao que denuncoiu, apenas à VEJA, num primeiro momento.
    Nesta análise quadro a quadro, temos 50 % de chance de estar acontecendo o mesmo.

  20. Tereza disse:

    Esta sucessivas imagens do vídeo mostra a bolinha de papel na cabeça ,que aconteceu 15min antes. Gostaria de ver as imagens da fita batendo na cabeça do candidato,ocasião em que ele coloca as mãos na cabeça.

  21. Paulo Padilha disse:

    tem um video no youtube com uma analise mais profunda do video:
    http://www.youtube.com/watch?v=CwcIELvBCXA
    ele mostra que Serra não foi atingido por um objeto, e que a Globo fez uma edição no video original.

  22. Roberto disse:

    sr Luís, aceito que o sr desminta o indesmintivel por que, como todos os entreguistas desse pais, querem ver o Nosferatu sentado na cadeira de presidente com o tridente na mão.Porém, se estivesse do lado de cá, veria o absurdo do apoio que está sendo dado para seu candidato! Folhetos apócrifos….abortos…..religião….padrecos saindo as ruas distribuindo panfletos com mentiras deslavadas contra Dilma Roussef..mídia escrita falada e televisada apoiando sseu candidato…Claro que o sr deve ficar excitado quando ve que essas coisas acontecem mas, para quem quer um Brasil para os brasileiros, jamais poderá aceitar uma aberração dessa natureza. Um abraço.

  23. Jôse disse:

    Que coisa hein o Serra disse quando ele foi atingido ficou meio groge mas não desmaiou e foi recomendado repouso pelo médico, acho que tinha que ter pelo menos uma mancha roxa na careca já que houve um “trauma”, porém a careca dele reluzia feliz. Rss, pior fez a Ditadura neste país com aquele que tentavam plantar a democracia(como Dilma por exemplo) aí meu irmão foi chumbo mesmo. Hum bolinha de papel….
    ACORDA BRASIL

  24. Adriana disse:

    Uma pessoa atingida por um objeto de tal porte que justifique a realização de uma tomografia, deveria pelo menos ter esboçado alguma reação, ter colocado a mão na cabeça, ter virado bruscamente. Que coisa mais ridícula! A que ponto a “tuCANALHA” chegou….

  25. Bernadete Anjos disse:

    rídicula comparação

  26. Bernadete Anjos disse:

    Entre o “bolsa família” e a Globo, duviduódó que o povão vai se influenciar por Globo, com certeza o povão VAI PREFERIR O BOLSA FAMÍLIA… não me faça rir… ademais, na época do Collor, INEXISTIA projeto social, então o cara bonitão, o Brasil na merda, o povo votaria em qq um … óbvio… NÃO TINHA NADA A PERDER

  27. Margareth Bastos disse:

    Vejam isso!!!

  28. Fernanda disse:

    “Convocou-se Ricardo Molina, um “especialista” cujo currículo inclui a tentativa de acusar o MST pelo massacre de Eldorado de Carajás, de “assegurar” que PC Farias se suicidou e de questionar as provas sobre a responsabilidade da família Nardoni na morte da menina Isabel”
    Amigo, não confunda, Ricardo Molina com George Sanguinetti, que foi o ” perito especialista” dos casos a cima.
    Att. Fernanda

  29. Lucao disse:

    q lixo isso, qnd o serra tomou a fita crepe na cabeça ele estava com as maos levantadas ¬¬’

  30. ufa disse:

    O pessoal tem que aprender a hospedar site em países com legislação sã. Não é o Brasil, no caso.

  31. david disse:

    então, melhor confimar com a empresa que faz a hospedagem, pq o site pode ter caído por excesso de visitas. é normal para quem contrata um serviço básico de hospedagem e de repente tem uma demanda muito forte.

  32. Luis Gama disse:

    Que análise mais xula….
    Seria melhor sugerir o seguinte:
    COMO IMAGINAR que petistas, tão reconhecidamente civilizados, poderiam atirar coisas alvejando um provável futuro presidente da república?!?!?!

  33. dymer disse:

    muito interesante essa analise é bom pra o povo ver como a globo manipula as coisas e como ela ta com serra.

  34. MMA disse:

    PORQUE SERÁ QUE O SITE DO PROFESSOR QUE DESMONTOU A FARSA DA GLOBO SAIU DO AR ??????
    meiradarocha.jor.br/news/…/a-grande-armacao-pro-serra-do-jornal-nacional/

  35. Tereza Loparic disse:

    Se ele fez um edema, deveria mostrar a tomografia e estaria comprovado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *