I Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas

Por Carolina Mandú e Leandro Melito

Começou hoje (21), no Sindicato dos Engenheiros de São Paulo, o I Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas . Em seu primeiro dia, o evento contou com a presença de mais de 300 blogueiros e articulou-se entre debates e exposições temáticas. A idéia surgiu em 14 de maio na inauguração do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé, responsável pela organização junto à Associação Brasileira de Empresas e Empreendedores da Comunicação (AlterCOM) e Movimento dos Sem Mídia (MSM).

O objetivo do encontro é  fortalecer a rede informal de comunicação, aproximar os blogueiros das diversas regiões do país e acentuar o debate político sobre a comunicação de forma a “romper o dique da velha mídia”, como sublinhou Rodrigo Vianna do blog Escrevinhador , assim como promover o compartilhamento das técnicas de produção e modos de financiamento na blogosfera, para que os blogueiros permaneçam progressitas, mas não “duros”, observa Leandro Fortes, do Brasília, Eu Vi.

Representante dos movimentos sociais no encontro, Débora da Silva, do Movimento Mães de Maio, falou sobre sua experiência na blogosfera. A atuação do blog do movimento tem o objetivo de denunciar a retaliação da Polícia Militar do Estado de S. Paulo após os ataques do PCC em 2006, quando foram registrados pelo CREMESP 493 mortes de pessoas por arma de fogo nas favelas e bairros pobres do Estado. A blogosfera foi a oportunidade de divulgar nacionalmente o que é ocultado pela grande mídia, ” encontramos na internet esse aparato , esse mecanismo onde ninguém pode nos barrar”.

“Esse movimento é uma luta monumental contra a ultradireita que saiu do inferno e se apossou da mídia”, diz Luís Nassif que atualmente alimenta o blog Luis Nassif Online. Ele considera a blogosfera  um passaporte para a modernidade, pois coloca os movimentos sociais e manifestações da sociedade civil na mesma plataforma tecnológica dos grandes jornais. “Um espaço onde o inimigo é a intolerância e as divergências são apresentadas de forma civilizada”. O maior reconhecimento desse movimento em sua opinião é a declaração de José Serra contra os “blogs sujos”.

Paulo Henrique Amorim, que além de apresentador do Domingo Espetacular da TV Record, mantém o blog Conversa Afiada, fez a leitura de um post publicado por ele em 12 de agosto que antecipa alguns temas a serem discutidos no Encontro. Ele atualmente responde a processos de Bóris Casoy, Gilmar Mendes e Daniel Dantas,entre outros e se diz adepto da máxima “diga-me quem te processas e te direi quem és”.

Brizola Neto, do blog Tijolaço acompanhou o tratamento que a grande mídia dava a seu avô Leonel Brizola, que segundo ele, era prejudicado até no ângulo das fotos publicadas. “Esse encontro mostra que é possível libertar a comunicação da censura do poder econômico”. Já o sociólogo e cientista político Emir Sader, que mantém um blog na Carta Maior ressaltou a função da blogosfera como espaço público que não está no estado.

Altamiro Borges, do Blog do Miro, foi citado inumeras vezes como a alma do projeto. Ele apoia a realização de encontros regionais anteriores ao 2ª Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas. A idéia é que esses encontros percorram todos os estados da federação e sejam consituídos de oficinas e palestras, de modos que “façam florescer mil flores e flores muito belas” . Será o início de uma batalha importantíssima rumo à democratização da informação. Miro salientou a importância da execução do Plano Nacional de Banda Larga, que ampliará o raio de atuação da blogosfera dentro da sociedade .

Foram entregues no Encontro dois troféus. O Barão de Iatararé, destinado ao blogueiro de maior destaque no ano, foi entregue ao Cloaca News, que até então só era conhecido no mundo virtual. O outro troféu, o “troféu corvo”, sugestão de Emir Sader e desenhado por Gilberto Maringoni, será enviado via correios para a atual presidente para a Associação Nacional dos Jornalistas (ANJ), Judith Brito.

Gostou do texto? Contribua para manter e ampliar nosso jornalismo de profundidade: OutrosQuinhentos

Leia Também:

5 comentários para "I Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas"

  1. S. R. Tuppan disse:

    Boa!
    Vamos nessa, ampliando, agregando, poetizando!
    Saudações Poéticas!
    http://twitter.com/tuppan

  2. Clarissa disse:

    Queridos! Que post ótimo! Parabéns! ;D

  3. Blogueiros são a versão digital dos antigos rapsodos e aedos que iam de cidade em cidade levando notícias e criticando corajosamente os desmandos dos poderosos, um viva a todos os blogueiros conscientes do papel que representam.

  4. Blogueiro,o jornalista comunitário,informal ou não, representante daqueles que não têm outra maneira de se expressar,divulgador cultural,diversas podem ser as tarefas de um blogueiro mas o fator principal é ser sincero e coerente coma proposta que tem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *