Contribuição ao Encontro de Blogueiros Progressistas

Queremos agregar, num único endereço da web, dezenas de blogs e sites

Começa nesta sexta-feira, 20/8 (com uma roda de chorinho e samba, animada por Luís Nassif) e se estende até domingo, em São Paulo, o I Enconto Nacional de Blogueiros Progressistas. A programação inclui, amanhã, uma sequência de debates conceituais e práticos sobre mídias alternativas; domingo, reuniões em grupo para troca de experiências e uma plenária final. Trabalha-se para que ela aprove uma carta política, que está sendo construída colaborativamente (a versão inicial está aqui).

O encontro é mais um sinal de que, depois de romper o oligopólio da velha mídia, o mundo da comunicação compartilhada quer mudar a estrutura das comunicações no Brasil. A carta das blogueiros afirma a importância de concretizar o Plano Nacional de Banda Larga; de consolidar a internet como espaço igualitário, democrático e livre de controle (afastando iniciativas como o projeto do senador Eduardo Azeredo); de redistribuir as verbas públicas que beneficiam a imprensa (hoje concentradas em um pequeno número de antigas corporações).

Além de estar presente, Outras Palavras prepara-se para lançar um site público de agregação de dezenas de blogs e sites ligados à crítica e transformação social. A ferramenta está sendo preparada nas oficinas teóricas e práticas sobre mídias digitais que o site organiza em São Paulo, por meio do Ponto de Cultura Escola Livre de Comunicação Compartilhada. Será de consulta aberta e poderá ser lincada a partir de qualquer ponto da net.

Alimentada automaticamente, por RSS, a página permitirá localizar centenas de sites e blogs e visualizar, num só endereço, os títulos e primeiras linhas dos últimos textos e posts publicados por cada um. Ao clicar num texto qualquer, o internauta será levado à página original que fez a publicação. A ideia é prestar um serviço tanto ao público quanto aos próprios blogueiros. Eles poderão se informar com muito maior rapidez sobre a produção recíproca e multiplicar iniciativas diretas de colaboração.

Uma versão inicial da ferramenta estará pronta nos próximos dias. Um dos desafios é organizar, em um número não muito grade de páginas, centenas de blogs. Interessados em colaborar com a inovação podem escrever para [email protected].

Gostou do texto? Contribua para manter e ampliar nosso jornalismo de profundidade: OutrosQuinhentos

Leia Também:

Um comentario para "Contribuição ao Encontro de Blogueiros Progressistas"

  1. JOÃO JOSÉ BELTRÃO disse:

    MUITÍSSIMO BOA IDÉIA – AGORA É SÓ DISPONIBILIZAR AS FERRAMENTAS E SEGUIR ADIANTE!!!! ALÉM DISSO, PROGRESSISTA NO SENTIDO MAIS AMPLO DA PALAVRA MAS, ISTO TAMBÉM BLOQUEANDO OS “PROGRESSIVISTAS”, O QUE PODERIA LEVAR O BLOG A SER ALÉM DE DEMAGÓGICO, DE UM PROGRESSISMO POSITIVISTA, INEFICAZ POIS, ULTRAPASSADO!!! E, SEM AMPLITUDE, A EXCLUIR VOZES, TALVEZ ‘ESTRANHAS’, PORÉM ÚTEIS NUM PLANETA COM (DO PONTO DE VISTA DO HISTÓRICO MAIS CATEGORIZÁVEL) INÚMEROS E INCOMENSURÁVEIS – NOVOS DESAFIOS!!!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *