A OMS já se prepara para as novas pandemias
Um Grupo de Acompanhamento Científico buscará compreender em detalhes como os patógenos “saltam” entre espécies – e quais podem ser os próximos que virão. Tentará descobrir, enfim, a origem da covid. Terá sucesso?
Publicado 04/11/2021 às 12:30 - Atualizado 04/11/2021 às 13:40
“A próxima doença X pode surgir a qualquer momento. O mundo precisa estar mais preparado”. Foi nesses termos, bem pouco tranquilizadores, que a Organização Mundial de Saúde emitiu resolução criando um Grupo de Acompanhamento Científico para orientar sobre como agir “nas próximas pandemias”. O texto alerta: “o risco de emergência futura é impulsionado por várias forças, incluindo mudanças climáticas, mudanças no ecossistema e crescente urbanização”.
O grupo de aconselhamento terá ainda um papel adicional: desvendar de uma vez por todas a real origem do Sars-CoV-2 – estudando animais do sudeste asiático e sua relação com os seres humanos, que pode ter causado o “transbordamento” do vírus. Concluem: “O mundo precisa de processos sistemáticos para estudar a emergência desses patógenos e suas rotas de transmissão de reservatórios naturais para o homem. Os protocolos de laboratório em todo o mundo devem ser monitorados e fortalecidos.”
Numa reportagem publicada pela BBC, cientistas brasileiros explicam como se faz a busca por novas possíveis pandemias, além de como o vírus “pula” de uma espécie para outra – e quais as causas ambientais desse processo.
Imagem: Brea Souders/Time