Pena de Rafael Braga cai pela metade

Condenado a 11 anos e 3 meses de prisão, o ex-catador de latas foi absolvido da acusação de associação ao tráfico de drogas e permanece respondendo a processo por tráfico. Caso seguirá para Brasília após recurso especial que sua defesa apresentará

Reportagem de Luiza Sansão

Por unanimidade, o ex-catador de latas Rafael Braga, 30, foi absolvido nesta quinta-feira (22), pela 5ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), do crime de associação ao tráfico de drogas. Assim, a pena caiu de 11 anos e 3 meses para 6 anos e 600 dias-muita.

Participaram do julgamento os cinco desembargadores que compõem a 5ª Câmara Criminal do TJRJ: Denise Vaccari (relatora), Marcelo Anátocles (revisor) e os vogais Cairo Ítalo (presidente), Paulo Baldez e Luciano Barreto. Eram necessários, portanto, ao menos três votos para que a decisão anterior fosse reanalisada e alterada.

O recurso apresentado pela defesa de Rafael referiu-se à sentença da 39ª Vara Criminal do TJ-RJ, que, em 2017, condenou o ex-catador a 11 anos e três meses de prisão por tráfico e associação ao tráfico de drogas — sendo seis anos e nove meses por tráfico e quatro anos e seis meses por associação —, no processo iniciado em 12 de janeiro de 2016, quando Rafael encontrava-se em regime aberto com uso de tornozeleira eletrônica havia pouco mais de um mês e foi preso com novo flagrante forjado.

O julgamento ocorreu após longos meses de espera. Depois de serem negados pelo TJ-RJ, em fevereiro, os embargos declaratórios — recurso que tem como objetivo sanar contradições, omissões ou pontos que não estiverem suficientemente claros em uma determinada sentença —, a defesa de Rafael entrou, em março, com os embargos infringentes — medida que poderia resultar em alteração no resultado do julgamento, como ocorreu hoje. O procedimento cabe quando a decisão dos desembargadores em 2ª instância não é unânime, como quando o recurso de apelação à sentença condenatória foi negado pela 1ª Câmara Criminal do TJ-RJ, em dezembro de 2017.

Na ocasião, o desembargador Marcos Basílio apresentou voto divergente com relação às colegas Katya Monnerat (relatora) e Sandra Kayat, que negaram o recurso. Basílio absolveu Rafael pelo crime de associação ao tráfico, reduzindo a pena para seis anos de reclusão e 600 dias-multa. Ele entendeu que, conforme alegado pela defesa do ex-catador, não há nenhuma prova de que o acusado estivesse associado a ninguém.

Em função da divergência de Basílio, a questão da condenação por associação e a dosimetria da pena aplicada no caso do tráfico seriam julgadas novamente, possibilitando a absolvição do ex-catador na acusação de associação e a redução da pena por tráfico.

A sustentação dos embargos infringentes seria feita pelo advogado Carlos Eduardo Martins, do Instituto de Defensores de Direitos Humanos (DDH), que atua na defesa de Rafael. Entretanto, não foi necessário que o advogado falasse na tribuna, uma vez que os cinco desembargadores acolheram o recurso.

“Rafael teve sua pena reduzida pela metade, foi feita justiça parcialmente no caso é o grande debate se transporta agora para o STJ, onde será debatida a questão da incriminação por tráfico. Esperamos que essa seja revertida em Brasília, assim como o julgamento da revisão criminal, a ser futuramente posta contra a condenação do caso que envolveu o porte da garrafa de Pinho Sol possa ser revertida e Rafael, inocentado dos dos crimes”, explica Martins.

Foi a maior vitória da defesa de Rafael.

“A decisão faz justiça ao que a defesa vem sustentando ao longo de quase três anos. Rafael Braga não é e nunca foi associado ao tráfico. Iremos aos tribunais superiores para pleitear sua absolvição também do crime de tráfico de drogas para estabelecer os fatos e a Justiça”, diz o advogado Lucas Sada, que também atua na defesa de Rafael.

Rafael Braga no dia em que deixou o Sanatório Penal, em Bangu, para tratar tuberculose em casa. | Foto: Luiza Sansão

Resumo do caso

Rafael foi preso injustamente, sob a acusação de portar material explosivo quando levava apenas dois frascos lacrados de produto de limpeza — em 20 de junho de 2013, quando um milhão de pessoas tomou a região central da capital fluminense para protestos cuja motivação o então catador de latas desconhecia.

O jovem negro, pobre, morador de favela e analfabeto foi preso como se pretendesse usar como “coquetel molotov” — que ele sequer sabia o que era — um frasco plástico de desinfetante Pinho Sol e outro de água sanitária da marca Barra, na manifestação que ele não sabia por que estava acontecendo.

Para ele, “não são só 20 centavos” e outras frases cunhadas em cartazes e palavras de ordem contra os governos do estado e do país naquele junho não faziam o menor sentido. Ele não sabia sequer quem era o governador do Rio ou o prefeito da cidade na qual ele sempre ocupou apenas a margem.

Recolher latas e outros materiais recicláveis pelas ruas movimentadas do Centro era o mais perto que ele chegava da visibilidade — que era nenhuma, até ele se tornar símbolo da seletividade do sistema penal brasileiro, com seu rosto estampado em muros por toda a cidade.

Tornou-se o único preso condenado no contexto das manifestações de junho de 2013, quando pessoas que participaram dos protestos chegaram a ser presas, sendo posteriormente libertadas.

Rafael em setembro de 2015, no Escritório de Advocacia João Tancredo, onde trabalhou no período em que estava no regime semiaberto. | Foto: Luiza Sansão

Em 12 de janeiro de 2016, o ex-catador estava em regime aberto, com uso de tornozeleira eletrônica, havia pouco mais de um mês, quando foi preso novamente sob acusação de tráfico de drogas e associação ao tráfico, com base na versão dos policiais que o abordaram.

Ele caminhava da casa de sua mãe para uma padaria na favela onde vive sua família, no complexo da Penha, zona norte do Rio, quando policiais militares da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) local abordaram-no violentamente e o conduziram a um beco, onde o agrediram com socos no estômago, apontaram-lhe um fuzil e o ameaçaram de diversas formas para que ele delatasse traficantes da região, pois, do contrário, iam “jogar arma e droga na conta” dele, conforme contou Rafael ao depor no dia dos fatos e também em audiência no TJ-RJ posteriormente — versão também contada por uma testemunha que assistiu a cena da janela de sua casa.

Conduzido à 22ª Delegacia de Polícia (Penha), ele se deparou com 0,6 g de maconha, 9,3 g de cocaína e um rojão, cujo porte lhe foi atribuído pelos policiais que o prenderam, levando-o a ser autuado por tráfico de drogas, associação para o tráfico e colaboração com o tráfico.

O TJ-RJ o condenou, em abril de 2017, a 11 anos e três meses de prisão por tráfico e pagamento de R$ 1.687 (mil seiscentos e oitenta e sete reais), conforme decisão do juiz Ricardo Coronha Pinheiro. Movimentos populares realizaram uma série de protestos contra a prisão do jovem, debatendo a seletividade da Justiça contra negros, pobres e favelados.

Azulejo que homenageia Rafael Braga no muro da casa de sua família, em favela na Penha, Zona Norte do Rio. | Foto: Luiza Sansão

O pedido de habeas corpus sustentado por sua defesa foi negado no dia 8 de agosto pelo TJ-RJ. Um novo pedido, liminar, quando Rafael já estava com tuberculose, foi novamente negado pelo TJRJ no dia 31 de agosto.

Tendo contraído tuberculose na prisão, ele esteve internado no Sanatório Penal de Bangu, tendo em setembro iniciado tratamento em prisão domiciliar.

O recurso de apelação contra a sentença que o condenou a 11 anos e três meses de prisão foi negada em dezembro. Os embargos de declaração impetrados em janeiro foram negados em fevereiro. Os embargos infringentes impetrados em março, julgados hoje, oito meses depois, resultaram na absolvição de Rafael da acusação de associação ao tráfico e a manutenção da pena por tráfico.

Abaixo, todas as matérias que produzi sobre o caso, em ordem cronológica:

O primeiro e único condenado das manifestações de junho de 2013

Preso injustamente desde 2013, Rafael Braga volta a trabalhar fora da prisão

Rafael Braga é preso com novo flagrante forjado, diz advogado

Rafael Braga volta à prisão após audiência de custódia

PM se contradiz ao depor contra Rafael Braga, preso nas manifestações de junho de 2013

Segundo PM a depor contra Rafael Braga contradiz colega

“Mandaram eu abrir a mão, botaram pó na minha mão, me forçando a cheirar”, revela Rafael Braga

Mobilização pela liberdade de Rafael Braga ganha seis países além do Brasil

Advogados de Rafael Braga afirmam que Juiz nega direito à ampla defesa do ex-catador de latas

Sarau mobiliza moradores de favela em apoio a Rafael Braga no Rio

Rafael Braga é condenado a onze anos de prisão

Defesa de Rafael Braga entra com recurso de apelação à sentença de condenação

Julgamento de habeas corpus para Rafael Braga é adiado

Por 2 votos a 1, Tribunal de Justiça decide manter Rafael Braga preso

Rafael Braga é internado sob suspeita de ter contraído tuberculose

Rafael Braga contraiu tuberculose, confirma advogado

TJ nega pedido para Rafael Braga tratar tuberculose em casa

Rafael Braga poderá tratar tuberculose em casa

Rafael Braga deixa prisão e sorri: ‘Quero agradecer todo mundo que luta por mim’

“Não quero passar por isso mais”, diz Rafael Braga sobre prisão

TJ julgará recurso que pode reverter condenação de Rafael Braga

TJRJ mantém condenação de Rafael Braga

Rafael Braga, 30

Rafael Braga: 5 anos de injustiça

 

Gostou do texto? Contribua para manter e ampliar nosso jornalismo de profundidade: OutrosQuinhentos

Leia Também:

4 comentários para "Pena de Rafael Braga cai pela metade"

  1. Esses são exemplos de recursos de marketing
    digital.

  2. Luana disse:

    Interessante este texto que acabei de ler em seu blog, continue assim com esses belos artigos. Parabéns belo blog.
    Preço da Mega da Virada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *