Um mosaico para compreender Lula — e o Brasil

Através de diversas entrevistas, Lula, o filho do Brasil, de Denise Paraná, narra a intensa trajetória política (e de vida) do candidato que pode vencer a ameaça fascista. Livro está esgotado, mas sorteamos um exemplar para nossos apoiadores

.

Há cinco dias, Luiz Inácio Lula da Silva lançou sua pré-candidatura à presidência do Brasil para 2022. Sua trajetória como filho, trabalhador, metalúrgico, sindicalista e político foi detalhada em 1996 pela jornalista Denise Paraná, no livro Lula, o filho do Brasil. A biografia autorizada foi publicada em diversos países, com críticas positivas em jornais como Le Monde, La Repubblica, New York Times, The Guardian, El País e muitos outros – e, em 2009, ganhou as telas com uma adaptação cinematográfica de mesmo nome. 

O formato escolhido para a narrativa é uma das principais marcas do livro de Denise Paraná. A obra foi construída a partir de uma série de entrevistas minuciosas com familiares e amigos de Lula, bem como com o próprio ex-presidente, e é apresentada a partir da perspectiva desses entrevistados. A autora dá voz aos participantes diretos desse processo, pessoas que acompanharam a construção da personalidade e da liderança de Lula, desde o sertão de Pernambuco até as fábricas do ABC paulista. O método é derivado das ferramentas da pesquisa das Ciências Humanas: Denise o escreveu a partir de seu doutorado em História, concluído na USP em 1995.

Originalmente lançado pela editora Xamã e depois reeditado pela Fundação Perseu Abramo, Lula, o filho do Brasil se encontra esgotado. Sua última edição, de 2009, foi um dos livros mais vendidos no país à época, no auge da popularidade do petista. Hoje, o país se encontra distante do crescimento econômico e dos avanços sociais desse período. A candidatura de Lula a uma terceira presidência lidera as sondagens eleitorais e reúne as esperanças de uma parte expressiva do povo brasileiro que anseia pelo fim do governo Bolsonaro. Mas os caminhos não são simples: diversos desafios políticos e programáticos ainda esperam o ex-presidente e seus aliados.

Buscando compartilhar conhecimento sobre um dos principais personagens históricos do nosso tempo, sortearemos um exemplar de Lula, o filho do Brasil entre os apoiadores do nosso jornalismo de profundidade e sem catracas. O formulário será enviado por e-mail aos membros e membras da rede Outros Quinhentos, e ficará aberto para inscrições até a terça-feira que vem (17/05), às 15h.

Não sabe o que é o Outros Quinhentos?

Somos, desde 2013, o primeiro caso brasileiro de site sustentado essencialmente por seus leitores. Por meio do programa Outros Quinhentos, você contribui com nosso jornalismo de profundidade, apoia sua ampliação e participa de nossa rede de parceiros, orientada por lógicas opostas às de mercado.

É um embrião de rede de Economia Solidária. O espaço publicitário do site é oferecido, gratuitamente, a produtores de Cultura e Agroecologia. Eles não pagam em dinheiro, mas com seus produtos e serviços – compartilhados com nossos apoiadores. São gratuidades e descontos expressivos em livros, cursos, assinaturas de revistas, restaurantes, espetáculos, entre outros! Autonomia são outros quinhentos, e por isso convidamos você a fazer parte dessa rede solidária com a gente. Se interessou? Clica aqui!

Leia Também: