Marx: a vida para compreender a obra

Primeiro volume da biografia de Karl Marx escrita pelo cientista político alemão Michael Heinrich chega ao Brasil pela editora Boitempo. Outros Quinhentos sorteia 3 exemplares em parceria com a Fundação Rosa Luxemburgo

.

Neste mês de maio, completa-se 204 anos do nascimento do filósofo alemão Karl Marx. Sua crítica da economia capitalista, fundamentada em uma análise criteriosa dos escritos de economia política de sua época, das teorias filosóficas do idealismo alemão e da tradição socialista que então despontava, deu origem a um método de interpretação desse sistema político-econômico e de suas dinâmicas que transformou profundamente o pensamento e as lutas sociais do mundo moderno.

Outras Palavras e Fundação Rosa Luxemburgo sortearão três exemplares de Karl Marx e o nascimento da sociedade moderna para quem apoia nosso jornalismo de profundidade e sem catracas. Enviaremos por e-mail o formulário para concorrer. Inscreva-se até segunda-feira, 23/05, às 15h.

Em busca de traçar a trajetória pessoal e intelectual de Marx, o cientista político alemão Michael Heinrich, um dos principais especialistas em sua obra, elaborou uma biografia do filósofo dividida em três volumes, na qual o agitado panorama político e intelectual da Alemanha em seus anos de juventude também foi reconstituído. A biografia completa almeja compreender, de forma integrada, a vida e a obra do filósofo alemão, com a missão de completar as insuficiências comuns nas outras biografias disponíveis e corrigir possíveis erros factuais. Michael Heinrich diferencia o que é comprovado por fontes do que é apenas uma hipótese após um longo e minucioso estudo dos documentos e obras sobre Marx disponíveis na Alemanha. 

No primeiro volume, intitulado Karl Marx e o nascimento da sociedade moderna: biografia e desenvolvimento de sua obra, Heinrich investiga os anos iniciais de Marx – de 1818 a 1841 – partindo de sua infância até os anos de formação intelectual, em que se doutorou na Universidade de Iena. O livro parte da premissa de que a obra de Karl Marx existe enquanto projeto inacabado, com enorme potencial acadêmico e político, e que não pode e não deve ter seu desenvolvimento dissociado da vida agitada de seu autor.

Não sabe o que é o Outros Quinhentos?

Somos, desde 2013, o primeiro caso brasileiro de site sustentado essencialmente por seus leitores. Por meio do programa Outros Quinhentos, você contribui com nosso jornalismo de profundidade, apoia sua ampliação e participa de nossa rede de parceiros, orientada por lógicas opostas às de mercado.

É um embrião de rede de Economia Solidária. O espaço publicitário do site é oferecido, gratuitamente, a produtores de Cultura e Agroecologia. Eles não pagam em dinheiro, mas com seus produtos e serviços – compartilhados com nossos apoiadores. São gratuidades e descontos expressivos em livros, cursos, assinaturas de revistas, restaurantes, espetáculos, entre outros! Autonomia são outros quinhentos, e por isso convidamos você a fazer parte dessa rede solidária com a gente. Se interessou? Clica aqui!

Leia Também: