Tinta-da-china Brasil, nova parceira de Outras Palavras
Selo independente está com novo gás sob direção da Quatro Cinco Um – e reimprime Fernando Pessoa, edita clássico sobre Hiroshima e firma parceria com Outros Quinhentos. Nossos apoiadores concorrem sorteios mensais e têm 20% de desconto
Publicado 07/10/2022 às 17:39
Sempre em busca de oferecer aos apoiadores de Outras Palavras o fino da literatura e da cultura no Brasil, Outros Quinhentos está a todo momento atento às novidades do mundo editorial e firmando parcerias que oferecem sorteios e descontos em livros para quem colabora com nosso jornalismo independente.
A Tinta-da-china Brasil é a mais recente dessas parceiras. Fundada em Portugal no ano de 2005 pela historiadora Bárbara Bulhosa, a Tinta-da-china é um selo independente reconhecido pela qualidade de seu trabalho editorial e das obras publicadas. Em 2012, a editora passou a atuar também no Brasil.
Após uma pequena pausa em suas atividades durante a pandemia, a Tinta-da-china voltou com tudo em 2022, agora na condição de selo editorial da Associação Quatro Cinco Um, associação de promoção da cultura do livro que publica a revista homônima. O trabalho de edição já está a todo vapor e os lançamentos já estão começando.
São obras como O Pequeno Livro do Grande Terremoto, reflexão do renomado historiador e deputado português Rui Tavares sobre o Terremoto de Lisboa de 1755, e Flores de Verão, de Tamiki Hara, um marco da literatura sobre os efeitos da criminosa devastação atômica de Hiroshima perpetrada pelo imperialismo estadunidense.
Os livros já publicados anteriormente estão sendo reimpressos ou ganhando novas edições revisadas: eles vão de novidades da ficção e da literatura de viagem até os clássicos da cultura portuguesa. Entre os principais atrativos está a coleção de obras de Fernando Pessoa, trabalhos de uma beleza singular, carro-chefe da editora em ambos os lados do Atlântico.
Também voltará a circular a Granta em língua portuguesa, revista literária publicada no país desde 2012 e que chega à nona edição com o tema Rússia. “[N]ão vamos cancelar a Rússia, ao jeito dos pobres de espírito que interditam os romancistas, compositores e cineastas russos, ou até, quem sabe, as bonecas russas e a salada russa”, escreveu Pedro Mexia na apresentação do volume que editou junto de Gustavo Pacheco.
A Granta, cuja publicação britânica revelou Sylvia Plath e já abrigou escritos de Gabriel García Márquez, Milan Kundera e Susan Sontag, reuniu nomes consagrados e revelações para seu nono número em português. O angolano Pepetela, a brasileira Clara Drummond e destaques da literatura contemporânea russa como Tatiana Tolstaya e Ludmila Ulitskaya são alguns dos que colaboraram para a revista com ensaios e contos. A nova edição conta também com fotografias de Mauro Restiffe e Mariana Viegas na Rússia.
Os leitores que contribuem financeiramente com Outras Palavras poderão participar de sorteios mensais de livros escolhidos do catálogo da Tinta-da-china Brasil, incluindo os lançamentos. Também será oferecido aos membros do Outros Quinhentos um cupom de 20% de desconto no site da editora.
Entre na rede Outros Quinhentos e desfrute das contrapartidas oferecidas por nossa rede de parceiros. São mais de 20 editoras, livrarias, plataformas de cursos online, casas de espetáculos culturais, serviços de streaming e fazendas agroecológicas que estão conosco.
São só vantagens em apoiar nosso projeto de jornalismo independente e de profundidade!
Não sabe o que é o Outros Quinhentos?
Somos, desde 2013, o primeiro caso brasileiro de site sustentado essencialmente por seus leitores. Por meio do programa Outros Quinhentos, você contribuiu com nosso jornalismo de profundidade, apoia sua ampliação e participa da nossa rede de parceiros, orientada por lógicas opostas às do mercado.
É um embrião de rede de Economia Solidária. O espaço publicitário do site é oferecido, gratuitamente, a produtores de Cultura e Agroecologia. Eles não pagam em dinheiro, mas com seus produtos e serviços – compartilhados com nossos apoiadores. São gratuidades e descontos expressivos em livros, cursos, assinaturas de revistas, restaurantes, espetáculos, entre outros! Autonomia são outros quinhentos, e por isso convidamos você a fazer parte dessa rede de economia solidária com a gente. Se interessou? Clica aqui!