Relembrando a revoada dos galinhas verdes

A unidade da esquerda já derrotou o fascismo no Brasil – foi há 88 anos, na histórica Batalha da Praça da Sé. Clássico de Fúlvio Abramo explica como foi construída a frente única antifascista. Nossos apoiadores concorrem a 2 exemplares

O Jornal do Povo, do Rio de Janeiro, noticia a Batalha da Praça da Sé
.

Nos deparamos hoje com a necessidade de mais um confronto direto com as forças do fascismo. No 2º turno, será dever de todos aqueles que estão comprometidos com as causas populares impor uma derrota eleitoral e, principalmente, política aos fascistas que se aglutinam em Bolsonaro, dos generais aos milicianos, passando pelos jagunços do latifúndio.

Há 88 anos, no dia 7 de outubro de 1934, a esquerda brasileira demonstrou que é uma força capaz de esmagar o fascismo. Com coragem e unidade, trabalhadores de diversas correntes políticas se aliaram para expulsar os integralistas da Praça da Sé e proibi-los de fazer comício. Essa história está contada em A revoada dos galinhas verdes – uma história da luta contra o fascismo no Brasil, de Fúlvio Abramo, publicado por nossos parceiros da Editora Veneta.

Fúlvio, histórico militante trotskista e fundador do Partido dos Trabalhadores (PT), escreveu o livro para a comemoração dos 50 anos da Batalha da Praça da Sé, em 1984. O texto saiu no primeiro dos Cadernos do Centro de Documentação do Movimento Operário Mário Pedrosa (CEMAP). Segundo o próprio Fúlvio, o livro surgiu da necessidade de um trabalho mais historiográfico sobre o evento, já que outras publicações seriam muito “memorialísticas”.

Dividida em duas partes, a obra reconta, primeiro, os difíceis mas necessários esforços de construção da unidade que resultaram na frente única e, depois, as “quatro horas de ditadura do proletariado” (na expressão imortalizada por Mário Pedrosa) que a expulsão dos integralistas da Sé representou. Para apresentar tudo isso, o livro de Fúlvio nos leva por um passeio pelos registros históricos, e em suas páginas encontramos documentos internos de sindicatos, partidos e outros grupos que ajudam a entender as posições de cada um deles.

E não foram poucos os grupos que deram sua contribuição para a ação antifascista: colaboraram os marxistas-leninistas do Partido Comunista do Brasil (PCB), os trotskistas da Liga Comunista Internacionalista (LCI), os anarquistas da Federação Operária de São Paulo (FOSP), a esquerda moderada reunida no Partido Socialista Brasileiro (PSB), e mesmo figuras nacionalistas ligadas aos tenentismo, como Miguel Costa e João Cabanas.

A primeira parte do livro explica que foram necessárias reuniões e mais reuniões para garantir o acontecimento da chamada “contra-manifestação”. Como sabem aqueles com alguma experiência de militância, não é simples firmar acordos entre as tendências e suas diferenças de tática e estratégia política, algo agravado em contextos de frágil espaço democrático, como o dos anos 30. 

Outras Palavras e Editora Veneta sortearão dois exemplares de A revoada dos galinhas verdes – uma história da luta contra o fascismo no Brasil, de Fúlvio Abramo, entre os apoiadores do nosso jornalismo. O formulário de participação será enviado por e-mail e aceitará inscrições até segunda-feira, 10/10, às 14h. Quem é Outros Quinhentos tem 20% de desconto no site da editora.

Apesar de todas as rusgas e dificuldades, vemos na segunda parte da obra que foi possível unir os divergentes para melhor enfrentar os antagônicos, como diz a formulação de Freire – inspirada em Mao Zedong – que tem feito bastante sucesso. De bandeiras em mão, mas conta-se que também com revólveres e granadas, os trabalhadores dispersaram 10 mil integralistas que pretendiam comemorar os 2 anos de seu movimento e fazer sua própria Marcha sobre Roma. O jornalista comunista Aparício Torelly, o famoso Barão de Itararé, sintetizou a cena: “um integralista não corre, voa…”

Este livro da Veneta faz parte de sua coleção Baderna. Capitaneada por Rogério de Campos desde os tempos de Conrad, a Baderna tem como marca a publicação de perspectivas alternativas e interessantes do pensamento de esquerda – de clássicos do situacionismo como A arte de viver para as novas gerações, de Raoul Vaneigem, até um dos livros mais instigantes do pensamento crítico contemporâneo, o Armadilhas da identidade de Asad Haider. 

Para além do texto de Fúlvio Abramo, o livro conta com uma coleção de fotografias de época, que apresenta os personagens dessa luta política e social (sejam os indivíduos ou os sujeitos coletivos, como as organizações e seus respectivos jornais), e também com uma cronologia de 1916 e 1935 sobre o desenvolvimento do fascismo e do antifascismo no Brasil e no mundo. A edição faz jus à importância do evento histórico que relembra, em que precisamos nos inspirar no momento.

Capa do nº 20 de O Homem Livre, órgão da Frente Única Antifascista.

Em comemoração aos 88 anos da Batalha da Praça da Sé nesta semana e também como esforço de energizar nossas lutas contra a ameaça fascista hoje, sortearemos dois exemplares de A revoada dos galinhas verdes – uma história da luta contra o fascismo no Brasil, de Fúlvio Abramo, entre os apoiadores do jornalismo de Outras Palavras.

O formulário de participação será enviado por e-mail aos membros da rede Outros Quinhentos. As inscrições no sorteio serão aceitas até segunda-feira, 10/10, às 14h. Quem contribui conosco também tem direito a 20% de desconto no site da editora.

Não fique de fora: colabore com o projeto de jornalismo de profundidade e pós-capitalismo do Outras Palavras para participar do sorteio e receber todas as contrapartidas oferecidas por nossos parceiros. É um apoio fundamental para a comunicação independente e sem catracas.

Às urnas e à luta!

Não sabe o que é o Outros Quinhentos?
Somos, desde 2013, o primeiro caso brasileiro de site sustentado essencialmente por seus leitores. Por meio do programa Outros Quinhentos, você contribuiu com nosso jornalismo de profundidade, apoia sua ampliação e participa da nossa rede de parceiros, orientada por lógicas opostas às do mercado.
É um embrião de rede de Economia Solidária. O espaço publicitário do site é oferecido, gratuitamente, a produtores de Cultura e Agroecologia. Eles não pagam em dinheiro, mas com seus produtos e serviços – compartilhados com nossos apoiadores. São gratuidades e descontos expressivos em livros, cursos, assinaturas de revistas, restaurantes, espetáculos, entre outros! Autonomia são outros quinhentos, e por isso convidamos você a fazer parte dessa rede de economia solidária com a gente. Se interessou? Clica aqui!

Leia Também: