SP: Seminário debate democracia na América Latina
Publicado 08/11/2013 às 10:15
Pensadores, jornalistas e economistas latino-americanos refletem sobre avanços e desafios nas relações entre sociedade, setor privado e governos para transformação social
Por Redação
Acontece no próximo dia 12 de novembro, terça-feira, o seminário internacional “A Sociedade Civil Organizada e o Processo Democrático na América Latina”, com objetivo de promover debate sobre o papel das organizações e movimentos sociais na luta por ampliação da democracia e defesa dos direitos humanos, nos países latino-americanos.
Também serão pensadas medidas para tornar o ambiente mais favorável ao enfrentamento do processo de criminalização que os movimentos sociais vêm sofrendo por parte de governos e meios de comunicação, no contexto mais amplo da crise internacional.
O evento é gratuito e promovido pela Associação Brasileira de Organizações Não-Governamentais (Abong), em parceria com a Mesa de Articulación, plataforma de articulação de ONGs da América Latina e Caribe.
Destaca-se na programação o painel mediado por Laura Becerra (Equipo Pueblo, do México) sobre o tema “Movimentos Sociais e Organizações da Sociedade Civil nas Lutas pela Transformação Social”, com a participação do jornalista e ativista uruguaio Raúl Zibechi (por vídeo-conferência) e Jorge Balbis, da Asociación Latinoamericana de Organizaciones de Promoción al Desarrollo – ALOP.
Também serão debatidos os temas “O papel das Organizações da Sociedade Civil na construção da democracia e seus obstáculos” e “Crises e Transformações no Capitalismo Contemporâneo”, com a presença do economista mexicano Oscar Ugarteche. Acesse aqui detalhes da programação; para se inscrever, acesse aqui.
Seminário Internacional – A Sociedade Civil Organizada e o Processo Democrático na América Latina
Data: 12 de novembro de 2013 (terça-feira)
Horário: 9h – 18h30
Local: Rua General Jardim, 660 – Vila Buarque – São Paulo (auditório)
Gratuito