SP: e se o Centro fosse ocupado pela Cultura?
Publicado 13/01/2012 às 09:13
Entre hoje e domingo, em torno do Minhocão, sequência de atividades artísticas lança Festival BaixoCentro, que ocorrerá em março
Creio que é mais do que hora de nós nos posicionarmos enquanto cidadãos, e juntos, agirmos para uma cidade mais humana. Uma cidade que sim, é possível.A ideia do BaixoCentro é produzir um festival de um mês, em março de 2012, com eventos propostos por nós (todos com o conceito de ocupação urbana com arte, ativismo etc), e deixar uma plataforma aberta para os espaços de cultura da região se articularem com novas ideias. O festival seria esse pacotão de atividades, nossas, dos espaços, nossas com os espaços etc. Um vídeo para entender melhor: http://vimeo.com/31394159.
Iniciamos uma campanha de captação por crowdfunding no site Catarse, um novo jeito de financiar projetos, onde qualquer um pode contribuir em quantias diversas, desde 20 reais a 15 mil reais. Cada uma das quantias possui uma recompensa. É fácil e rápido. Eu mesma já apoiei, alem desse, mais três projetos, um de foto, um filme, e o ônibus hacker.
E no Catraca Livre: http://catracalivre.folha.uol.
Colabore, é bem fácil doar. E participe da construção deste festival, deste movimento, desta disputa pelo espaço público. Divulgue!
E neste final de semana teremos atividades pré-Baixo Centro. Confira:
Serviço:
DIA 13, sexta (duas atividades)
CORTEJO DO BLOCO FILHOS DA SANTA
O bloco Filhos da Santa sairá às 19h da frente do Galpão do Folias e tocará pelas ruas até o Largo Santa Cecília, onde normalmente se apresenta. No Largo, o bloco continua tocando até 22h.
+
PEDAL CRU PELA CIDADE: EDIÇÃO BAIXOCENTRO
O Coletivo CRU liderará uma pedalada pela região, para desbravar ruas, praças, edifícios e monumentos importantes da cidade, com paradas para contar um pouco da história de cada local. Mais info: http://coletivocru.tumblr.com/
Local: Galpão do Folias – Rua Ana Cintra, 213
Horários:
– concentração: 18h
– cortejo/pedalada: 19h-20h
– samba: 20h-22h – Largo Santa Cecília
—
DIA 14, sábado
ROLÊ ÔNIBUS HACKER
O Ônibus Hacker fará um trajeto pela área do Projeto Nova Luz, da Prefeitura (que já está em plena época de “higienização” institucional o_O) para fazer um “tour-procissão-intervenção” com a intenção de produzir registros sobre o local – seja com imagens, vídeos, textos e qualquer tipo de documentação. Dentro do ônibus, debates sobre a região. Um exercício de “olhar a cidade”. Mais info: http://www.facebook.com/
Local da saída: Casa da Cultura Digital – Rua Vitorino Carmilo 459
Horários:
– concentração: 13h
– rolê: 14h-19h
—
DIA 15, domingo
SAMBA NA CASA DO GATO
É a festa que a Casa da Cultura Digital promove em algumas tardes de domingo, para conectar pessoas via chorinho e cachaça. Mais infos: http://www.facebook.com/
Local: Casa da Cultura Digital – Rua Vitorino Carmilo 459
Horário: 13h-19h
Entrada: $ 5
Utopias imprescindíveis……humanasampa
Uma ideia que pode ser adaptada a qualquer cidade do país !!! Menos turismo predatório, megaeventos para enriquecer alguns, menos das mesmices e mais cultura !!!
È um sonho que pode ser realizado!
O Coletivo Yopará em torno de 1980 fez um projeto para desenvolvimento de atividades artística no Minhocão, esse movimento chamava-se Yopará apenas, e contava com a colaboração de poetas, músicos, atores que tinham o objetivo de promover saraus, oficinas, festas, atividades lúdicas, um coletivo que passou por várias barreiras, principalmente a interferência policial. Acredito que esse trabalho possa ser desenvolvido em parceria com outros coletivos, caso necessite temos esse material documentado de todas as atividades ja realizadas e manifestos e zines criados em todos os eventos no minhocão em 80 e 90. Hoje em dia é feito um trabalho com as crianças A VACA MIRIM que acontece um domingo por mês no Minhocão. Digo isso apenas para que saibam que existe um projeto mais antigo com a mesma finalidade.