Revista Cult: Para pensar a Inteligência Artificial

Dossiê de setembro investiga os dilemas que envolvem a IA e seus impactos no trabalho, na educação e nas interações sociais. E mais: Especial Chile e entrevista com primeira mulher negra a dirigir o Arquivo Nacional. Sorteamos 3 exemplares

.

Milhares de questões acercam (e assustam) o tempestuoso dilema da Inteligência Artificial. Nesse sentido, questões éticas, morais e filosóficas tanto se apresentam em um primeiro momento, como também outras vêm sendo esboçadas com maior afinco e profundidade por pensadores, especialistas, cientistas, artistas e até mesmo movimentos sociais e sindicais.

Pode o algoritmo ser moral ou imoral? Quais as questões éticas e filosóficas da IA precisam passar pelos filtros dos regulamentos? A emoção ainda é o que nos diferencia das máquinas? Até que ponto a máquina pode compreender a natureza humana e se realmente deveria fazê-lo? Quais as perspectivas para o mundo do trabalho? Temer ou nos deslumbrar com o futuro tecnológico?

A Revista Cult nesse mês de setembro, lança a edição #297: O dilema da inteligência artificial, um esforço de análise do desenvolvimento e dos futuros possíveis da IA. Com coordenação de Lucia Santaella, a edição conta com artigos que investigam problemas como a ética, a ontologia e a metodologia das ferramentas de IA.

Outras Palavras e Revista Cult sortearão 3 exemplares de O dilema da inteligência artificial, coordenado por Lucia Santaella, entre quem apoia nosso jornalismo de profundidade e de perspectiva pós-capitalista. O sorteio estará aberto para inscrições até a segunda-feira do dia 2/10, às 14h. Os membros da rede Outros Quinhentos receberão o formulário de participação via e-mail no boletim enviado para quem contribui. Cadastre-se em nosso Apoia.se para ter acesso!

Leia trechos da revista aqui.


Sobre a edição

Entrevista à Ana Flávia Magalhães
Em entrevista, a historiadora Ana Flávia Magalhães Pinto, primeira mulher negra a dirigir o Arquivo Nacional, fala sobre memória e política arquivística sob a perspectiva da cidadania e dos direitos humanos
por Luís Costa

Dossiê Inteligência artificial | Apresentação

Suspeita e cuidado nos usos humanos das Inteligências Artificiais Generativas
por Lucia Santaella
A Inteligência Artificial pode representar as emoções humanas?
por Diogo Cortiz
Implicações e teorizações dos usos das IA generativas na educação
por Mariano Pimentel e Felipe Carvalho
O futuro do trabalho ou o trabalho sem futuro?
por Marcelo Augusto Vieira Graglia
A Inteligência Artificial está mudando o mundo, mas precisamos protegê-lo
por Dora Kaufman

Especial Chile, 11 de setembro de 1973 | Apresentação
Coordenado pela socióloga Maria Lygia Quartim de Moraes, o especial “Chile, 11 de setembro de 1973” revisita os dias de tensão e incerteza de um país sob estado de sítio, rememora fugas e prisões, mas também recupera a memória de um Chile que construía uma experiência de socialismo democrático

Chile, 11 de setembro de 1973
por Maria Lygia Quartim de Moraes
Por um triz
por Ricardo Azevedo
Ao Chile, com carinho
por Juca Kfouri
Um golpe contra o socialismo
por Adriano Diogo

Coluna | Devir Espantalho
por Marcia Tiburi

Estreia: Charge “semigrátis”
por João Paulo Guadanucci


Outras Palavras e Revista Cult sortearão 3 exemplares de O dilema da inteligência artificial, coordenado por Lucia Santaella, entre quem apoia nosso jornalismo de profundidade e de perspectiva pós-capitalista. O sorteio estará aberto para inscrições até a segunda-feira do dia 2/10, às 14h. Os membros da rede Outros Quinhentos receberão o formulário de participação via e-mail no boletim enviado para quem contribui. Cadastre-se em nosso Apoia.se para ter acesso!


Outras Palavras disponibiliza sorteios, descontos e gratuidades para os leitores que contribuem todos os meses com a continuidade de seu projeto de jornalismo de profundidade e pós-capitalismo. Outros Quinhentos é a ferramenta através da qual é possível construir conosco um projeto de jornalismo de profundidade e pós-capitalista. Pela colaboração, diversas contrapartidas são disponibilizadas: sorteios, descontos e gratuidades oferecidas por nossos parceiros – são mais de vinte parcerias! Participe!

NÃO SABE O QUE É O OUTROS QUINHENTOS?
• Desde 2013, Outras Palavras é o primeiro site brasileiro sustentado essencialmente por seus leitores. O nome do nosso programa de financiamento coletivo é Outros Quinhentos. Hoje, ele está sediado aqui: apoia.se/outraspalavras/
• O Outros Quinhentos funciona assim: disponibilizamos espaço em nosso site para parceiros que compartilham conosco aquilo que produzem – esses produtos e serviços são oferecidos, logo em seguida, para nossos apoiadores. São sorteios, descontos e gratuidades em livros, cursos, revistas, espetáculos culturais e cestas agroecológicas! Convidamos você a fazer parte dessa rede.
• Se interessou? Clica aqui!

Leia Também: