Revista Cult: O narcisismo em análise

Dossiê de agosto resgata raiz do conceito freudiano e destrincha seus desdobramentos na clínica e cultura contemporâneas. Também na edição: Zé Celso, Peter Burke, Terry Eagleton e muito mais! Sorteamos 3 exemplares

.

Em 1914, quando Freud publicou seu artigo Sobre o narcisismo: Uma Introdução, uma verdadeira revolução aconteceu nas estruturas de sua própria teoria, influenciando de maneira substancial a psicanálise até os dias de hoje.

Tendo isso em vista, pairam questões importantes a serem observadas: Como o conceito de narcisismo influenciou toda a obra freudiana? A partir disso, como esse conceito se desdobrou entre seus seguidores? Ademais, quais os limites e as possibilidades desse conceito na clínica e na sociedade contemporânea?

No desejo de refletir sobre essas questões a Revista Cult do mês de agosto lançou o dossiê #296 Narciso através do espelho: amar o outro é apenas amar a si mesmo?, coordenado pelo professor e psicanalista Daniel Kupermann.

Ainda dá tempo de garantir a sua, é só correr para a banca mais próxima!

Outras Palavras e Revista Cult sortearão 3 exemplares de Narciso através do espelho: amar o outro é apenas amar a si mesmo?, entre quem apoia nosso jornalismo de profundidade e de perspectiva pós-capitalista. O sorteio estará aberto para inscrições até a segunda-feira do dia 4/9, às 14h. Os membros da rede Outros Quinhentos receberão o formulário de participação via e-mail no boletim enviado para quem contribui. Cadastre-se em nosso Apoia.se para ter acesso!


“Em 1914, ao tomar do poeta Ovídio o mito de Narciso – o herói grego que mergulha para a morte ao contemplar a própria beleza no reflexo de uma fonte –, Freud elaborou um conceito fundamental da teoria psicanalítica. Entre o primeiro amor autoerótico, o amor narcísico e autocentrado, e o amor objetal, dirigido para fora de si, os sujeitos constituem o Eu na relação de alteridade com o Outro.

[…]

A conceituação do narcisismo colocou em xeque o que conhecemos como o primeiro dualismo pulsional e, por consequência, a primeira tópica. O conflito entre pulsões de autoconservação e pulsões sexuais não pôde mais se sustentar na medida em que o ego deixou de ser considerado o guardião do princípio de realidade, para ser entendido como uma instância investida libidinalmente e, portanto, submetida também a interesses narcísicos.”


Sobre a edição

Entrevista a Marcus Preto
~ Diretor artístico de Gal Costa até o ano de sua morte, o produtor Marcus Preto fala sobre a cantora e as novas sonoridades concebidas no Brasil

por Welington Andrade e Paulo Henrique Pompermaier

Dossiê Narciso através do espelho | Apresentação

1914: o ano que não terminou
por Daniel Kupermann

E quando o rei está nu?
por Daniel Kupermann

Freud e o narcisismo
por Joel Birman

Por que Narciso não fala sozinho?
por Maria Lívia Tourinho Moretto

“Mãe narcisista?” Sofrimentos narcísicos e o contemporâneo
por Thais Klein

O simulacro narcísico da branquitude e a ausência da barreira da compaixão
por Augusto M. Paim e Ignácio A. Paim Filho

Entrevista Terry Eagleton
~
Em entrevista, o filósofo britânico Terry Eagleton debate a esperança a partir de autores como Santo Agostinho, Nietzsche e Walter Benjamin

por Caio Liudvik

Inventário das ignorâncias
~ Resenha de “Ignorância: uma história global”, livro do historiador Peter Burke

por Luís Costa

Presença de Zé Celso
~ homenagem a Zé Celso: diretor morre, mas não sai de cena

por Welington Andrade com a colaboração de Paulo Henrique Pompermaier


Em parceria com a Revista Cult, Outras Palavras irá sortear 3 exemplares de Narciso através do espelho: amar o outro é apenas amar a si mesmo?, entre quem apoia nosso jornalismo de profundidade e de perspectiva pós-capitalista. O sorteio estará aberto para inscrições até a segunda-feira do dia 4/9, às 14h. Os membros da rede Outros Quinhentos receberão o formulário de participação via e-mail no boletim enviado para quem contribui. Cadastre-se em nosso Apoia.se para ter acesso!

Outras Palavras disponibiliza sorteios, descontos e gratuidades para os leitores que contribuem todos os meses com a continuidade de seu projeto de jornalismo de profundidade e pós-capitalismo. Outros Quinhentos é a ferramenta através da qual é possível construir conosco um projeto de jornalismo de profundidade e pós-capitalista. Pela colaboração, diversas contrapartidas são disponibilizadas: sorteios, descontos e gratuidades oferecidas por nossos parceiros – são mais de vinte parcerias! Participe!

NÃO SABE O QUE É O OUTROS QUINHENTOS?
• Desde 2013, Outras Palavras é o primeiro site brasileiro sustentado essencialmente por seus leitores. O nome do nosso programa de financiamento coletivo é Outros Quinhentos. Hoje, ele está sediado aqui: apoia.se/outraspalavras/
• O Outros Quinhentos funciona assim: disponibilizamos espaço em nosso site para parceiros que compartilham conosco aquilo que produzem – esses produtos e serviços são oferecidos, logo em seguida, para nossos apoiadores. São sorteios, descontos e gratuidades em livros, cursos, revistas, espetáculos culturais e cestas agroecológicas! Convidamos você a fazer parte dessa rede.
• Se interessou? Clica aqui!

Leia Também: