Retratos (quase) distópicos da Pátria Armada

Coletânea aborda um Brasil assolado pela violência e desigualdade. Vinte e dois autores, de diversas origens e escritas, contam suas histórias – do real ao onírico, da desilusão à esperança. Sorteamos 1 exemplar para quem apoia nosso jornalismo

.

Os últimos 4 anos em nosso país foram, para boa parte da população, sinônimo de insegurança, medo e terror. Infelizmente, por mais que pudesse se encaixar perfeitamente em uma narrativa distópica, a pandemia acompanhada da má gestão proposital do ex-desgoverno não foi uma ficção. Também não é ficção a violência urbana e a desigualdade social que atravessa todos os dias as vidas da população pobre de nosso país. Não foi ficção a história de famílias que voltaram a cozinhar a lenha por não conseguirem mais comprar gás ou as filas enormes para comprar osso. A fome e miséria em nosso país não é ficção.

No intuito de “registrar as múltiplas facetas da opressão” que assola o nosso país, a Acaso Cultural organizou no ano passado a coletânea Pátria Armada: retratos de um Brasil distópico. A obra reune 22 contos de autores das mais diversas origens, realidades e estilos de escrita. São escritoras e escritores jovens e experientes, premiados e iniciantes, unidos pelo amor à escrita e pela vontade de contar as histórias do Brasil. Histórias que vão “da violência urbana ao espaço onírico, do drama familiar ao confronto armado, da esperança à desilusão.”

Outras Palavras e Acaso Cultural sortearão 1 exemplar de Pátria Armada: retratos de um Brasil distópico, entre quem apoia nosso jornalismo de profundidade e de perspectiva pós-capitalista. O sorteio estará aberto para inscrições até a segunda-feira do dia 31/7, às 14h. Os membros da rede Outros Quinhentos receberão o formulário de participação via e-mail no boletim enviado para quem contribui.

De acordo com a equipe, a proposta de “retratos distópicos” não é a mesma do sentido orwelliano (sociedades e governos ficcionais ou alegóricos), “trata-se, infelizmente, de um Brasil terrivelmente familiar, em que, talvez, qualquer fabulação distópica acabasse, paradoxalmente, mais amenizando que aguçando nossa percepção sobre a dor e o luto que pairam sobre nós.”

De vozes doces à ásperas, dos personagens heróicos aos monstruosos, dos textos experimentais até às narrativas breves e “rápidas como um soco”, a obra reúne uma diversidade de vozes e vidas que habitam e lutam todos os dias o nosso país. A iniciativa de registrá-las é também um ato de mantê-las vivas e ardentes na memória, para que nunca se esqueçam.


Em parceria com a Acaso Cultural, o Outras Palavras irá sortear 1 exemplar de Pátria Armada: retratos de um Brasil distópico, entre quem apoia nosso jornalismo de profundidade e de perspectiva pós-capitalista. O sorteio estará aberto para inscrições até a segunda-feira do dia 31/7, às 14h. Os membros da rede Outros Quinhentos receberão o formulário de participação via e-mail no boletim enviado para quem contribui. Cadastre-se em nosso Apoia.se para ter acesso! 

Outras Palavras disponibiliza sorteios, descontos e gratuidades para os leitores que contribuem todos os meses com a continuidade de seu projeto de jornalismo de profundidade e pós-capitalismo. Outros Quinhentos é a plataforma que reúne a redação e os leitores para o envio das contrapartidas, divulgadas todas as semanas. Participe!

NÃO SABE O QUE É O OUTROS QUINHENTOS?
• Desde 2013, Outras Palavras é o primeiro site brasileiro sustentado essencialmente por seus leitores. O nome do nosso programa de financiamento coletivo é Outros Quinhentos. Hoje, ele está sediado aqui: apoia.se/outraspalavras/
• O Outros Quinhentos funciona assim: disponibilizamos espaço em nosso site para parceiros que compartilham conosco aquilo que produzem – esses produtos e serviços são oferecidos, logo em seguida, para nossos apoiadores. São sorteios, descontos e gratuidades em livros, cursos, revistas, espetáculos culturais e cestas agroecológicas! Convidamos você a fazer parte dessa rede.
• Se interessou? Clica aqui!

Leia Também: