Os 200 anos de Brasil, sob um olhar crítico

“Pequeno exercício de totalização histórica de nossa experiência como Estado nacional”: assim a Revista Rosa define seu novo dossiê Brasil 200, que reúne reflexões de 16 professores, pesquisadores e líderes indígenas. Sortearemos 3 exemplares

.

O ano de 2022 foi palco para o lançamento de muitos livros, revistas, e, a bem da verdade, escritos de todos os tipos de gêneros literários existentes que analisaram o percurso histórico nacional, aproveitando a alta do tema no contexto do Bicentenário da Independência formal do Brasil. Um pouco mais discretamente, em fevereiro deste ano veio a público a versão impressa de uma das mais instigantes e promissoras coletâneas dessa safra: o dossiê Brasil 200, organizado por Tâmis Parron para nossos parceiros da Revista Rosa.

Nele, encontram-se textos inéditos e também artigos que já haviam sido publicados em um número hors-série do volume 6 da Revista Rosa, datado do segundo semestre do ano passado. Pesquisadores de áreas como Economia, História, Direito e Antropologia contribuem para a construção coletiva de um quadro geral do que foi central para a formação dessa nação – abordando eixos como a desigualdade, a rebeldia e a escravidão.

Um dos pontos altos do dossiê fica por conta de Gersem Baniwa, que assina o texto História indígena: do mundo em extinção ao mundo dos mundos. Dirigente da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (COIAB), ex-coordenador geral de Educação Escolar Indígena do Ministério da Educação e professor do Departamento de Antropologia da Universidade de Brasília (UnB), ele vai ainda mais longe que a cronologia proposta pelo título do dossiê. Baniwa repassa os quinhentos anos da experiência Brasil enfatizando o “entre-lugar da história” que foi reservado aos povos indígenas nela e vislumbrando as esperanças possíveis de um caminho distinto a ser seguido daqui pra frente.

Os escritos reunidos na coletânea têm como ponto em comum a defesa da inseparabilidade da herança colonial do Brasil com sua inserção no mercado mundial capitalista. Dessa forma, conseguem se distinguir de visões  bastante simplistas de um “arcaísmo” ou “atraso” brasileiros. Para solucioná-los, afinal, bastaria que corrêssemos atrás das triunfantes nações modernas do Norte global, copiando como bons alunos sua trajetória histórica. Em sentido contrário, os textos do dossiê se dedicam a compreender detalhadamente fatores singulares de nossa formação de um escravismo contemporâneo, vanguarda da empresa colonial do capital. Nessa senda é que podemos esperar encontrar pistas da trilha de nossa emancipação por construir.

Outras Palavras e Revista Rosa sortearão três exemplares do dossiê Brasil 200, organizado por Tâmis Farron, entre os apoiadores do nosso jornalismo. O formulário de participação será enviado por e-mail e as inscrições serão aceitas até a próxima quinta-feira, 20/4, às 14h. Contribua com o Outros Quinhentos para participar.

Brasil 200 não é o primeiro dossiê de autoria da Revista Rosa. Sua lista completa pode ser encontrada no site da publicação, mas vale dizer que outros também já puderam se manifestar no mundo material através de edições impressas, como Frantz Fanon em revista, volume sobre a obra do psiquiatra afro-caribenho organizado por Carla Rodrigues e Matheus Ichimaru, e Uberização, trabalho precário e formas de resistência, abordando as lutas do precariado, com organização de Renan Bernardi Kalil e Fernando Rugitsky. Com a nova parceria firmada entre Outras Palavras e Revista Rosa, os futuros volumes da coleção Cadernos Rosa poderão ser acessados por nossos leitores em sorteios desta editoria.


Nesta semana, daremos início a esses trabalhos sorteando 3 exemplares do Dossiê Brasil 200, organizado por Tâmis Parron para a Revista Rosa, entre os apoiadores do nosso jornalismo.

Será possível se inscrever no sorteio até a próxima quinta-feira, 20/4, às 14h. O formulário de participação será enviado por e-mail a quem já faz parte do Outros Quinhentos – procure os planos correspondentes aos sorteios em apoia.se/outraspalavras para fazer parte.Outros Quinhentos é o programa de financiamento coletivo que mantém cotidianamente o trabalho de Outras Palavras.

Junto de nossos parceiros, oferecemos instigantes contrapartidas – entre livros, cursos e ingressos para eventos culturais – para quem dá sua colaboração a esse esforço de independência jornalística. Participe!

NÃO SABE O QUE É O OUTROS QUINHENTOS?
• Desde 2013, Outras Palavras é o primeiro site brasileiro sustentado essencialmente por seus leitores. O nome do nosso programa de financiamento coletivo é Outros Quinhentos. Hoje, ele está sediado aqui: apoia.se/outraspalavras/
• O Outros Quinhentos funciona assim: disponibilizamos espaço em nosso site para parceiros que compartilham conosco aquilo que produzem – esses produtos e serviços são oferecidos, logo em seguida, para nossos apoiadores. São sorteios, descontos e gratuidades em livros, cursos, revistas, espetáculos culturais e cestas agroecológicas! Convidamos você a fazer parte dessa rede.
• Se interessou? Clica aqui!

Leia Também: