Fúnebre névoa e a literatura crítica

Romance explora drama psicológico e filosófico em meio às mudanças climáticas. Narrativa acompanha um jovem que passa a se questionar como manter a rotina e as relações humanas diante da catástrofe ambiental. Sorteamos 2 exemplares

Edvard Munch, Under the stars [1900—1905]. Fonte: Wikimedia Commons
.

Na tarde da segunda-feira do dia 19 de agosto, em 2019, uma assombrosa névoa escura engoliu o dia na cidade de São Paulo. Quem vive na selva de concreto, infelizmente, já se acostumou com a nuvem de poluição que paira no horizonte, mas o que aconteceu no dia 19 foi extremo e causou tanto deslumbre quanto terror.

O fato ocorreu por conta de um frente fria que se aproximava aliada à fumaça de queimadas da região amazônica – incêndios silvestres de grande porte que aconteceram nos estados do Acre e Rondônia e na Bolívia.

Esse foi o ponto de partida para Gabriel Dantas Romano, escrever o romance Fúnebre Névoa. Uma obra de drama psicológico e filosófico que explora os anseios psíquicos causados pelas mudanças climáticas.

A narrativa segue Eric, um jovem em crise que a partir da catástrofe ambiental começa a questionar a veracidade do meio social em que vive. Embora seja uma ficção, os eventos que ambientam a história são reais, como “o dia que virou noite” por conta da fumaça dos incêndios na floresta Amazônica, em agosto de 2019.

É esse acontecimento “que desencadeia uma série de sentimentos apocalípticos no personagem, que começa a questionar qual a possibilidade de sustentar sonhos e ambições individuais em um mundo em deterioração. A história resgata toda a tensão e os anseios emocionais propiciados por uma organização social que já não oferece uma expectativa promissora de vida. Assim, Eric se pergunta como dar procedência a um projeto de vida individual quando a realidade já não comporta mais isso”, como nos conta o autor.

Outras Palavras irá sortear 2 exemplares de Fúnebre Névoa, de Gabriel Dantas Romano, entre quem apoia nosso jornalismo de profundidade e de perspectiva pós-capitalista. O sorteio estará aberto para inscrições até a segunda-feira do dia 18/12, às 14h. Os membros da rede Outros Quinhentos receberão o formulário de participação via e-mail no boletim enviado para quem contribui. Cadastre-se em nosso Apoia.se para ter acesso!

Gabriel já escreveu diversos artigos sobre as mudanças climáticas, mas relata que “sentia falta de explorar mais livremente o lado emocional e subjetivo do fenômeno”.

Mesmo que institutos de pesquisa psicológicos já falem de ansiedade climática, principalmente entre os jovens, e que o aquecimento global já seja uma realidade, tal questão, a partir de suas implicações psíquicas, ainda é pouco abordada na literatura.

Além disso, a obra é amplamente permeada pelas referências que inspiram o autor, figurando no escrito de forma explícita e implícita, desde a pedagogia transformadora de Paulo Freire às radiografias psicológicas dos personagens que Tolstói traçou em suas obras.

Fúnebre Névoa é uma publicação independente. A obra foi produzida de forma totalmente autônoma e independente pelo autor, em todos os seus aspectos e detalhes (diagramação, composição da capa, design…).

Fique com o prefácio da obra. Boa leitura!


UM PRELÚDIO APOCALÍPTICO — Prefácio de “Fúnebre Névoa”, de Gabriel Dantas Romano

Eu estava sentado na recepção da academia quando vi o céu, de repente, escurecer. Era por volta das três da tarde ainda e, de um minuto para o outro, o dia tinha virado noite. Lembro que aquele fenômeno causou um efeito em mim, tomei a situação como um prenúncio apocalíptico. Parecia que a própria composição da atmosfera queria nos alertar, anunciar o resultado das práticas nocivas e degradantes que o sistema econômico perpetra contra a natureza.

No dia seguinte, tentei comentar sobre o episódio com um amigo.

— Você viu o que aconteceu?

— Sim — respondeu ele. — Estão falando que isso é fumaça da Amazônia. Mas como a fumaça ia vir de lá para cá? É cada uma que inventam…

Somos de São Paulo e logo percebi que era mais uma tentativa de minimizar qualquer preocupação que ameaçasse a reputação do presidente dele. O ano de 2019 foi um ano de muitos retrocessos, principalmente para a política ambiental. Todos nós colhemos muito rápido os frutos negativos resultantes disso [1], embora muitas pessoas prefiram não compreender. Foi o ano do “dia do fogo”, quando produtores rurais se mancomunaram para incendiar um dos maiores patrimônios ambientais do planeta, a Floresta Amazônica, na intenção de ampliar a área de pastagem e cultivo agrícola.

Por si só, degradar uma entidade ecológica que regula o regime de chuvas — e assim torna o clima mais propício para a continuidade de vida na Terra — é uma ameaça grave a toda humanidade. Mas os fazendeiros só tiveram a liberdade de consumar o crime com a conveniência do Estado, que há pouco tinha desmontado todas as políticas de proteção ambiental. Tornou-se muito confortável infringir as leis, já que o governo não iria interferir, a não ser para auxiliar.

Por dias seguidos, labaredas crepitavam sobre as árvores, consumiam as plantas e incineravam o ecossistema. Colunas de fumaças se alçavam ao céu. Logo depois, no dia 19 de agosto de 2019, nuvens escuras se formaram em conjunção a partículas de fuligem que bloquearam completamente a passagem de luz [2]. A atmosfera ficou metamorfoseada, assumindo o contorno de um anúncio apocalíptico.

— Ah, sim. Você conhece o conceito de circulação atmosférica? — Foi tudo o que eu me limitei a responder.

Eu lembro dele ter adotado um tom enfatuado, na intenção de ridicularizar qualquer preocupação fora do circuito de interesses comerciais. Para algumas pessoas, esse é o único tipo de preocupação que compensa manter. O tal amigo falava como se isso tudo fosse uma hipótese absurda, um alarmismo inverossímil, coisa de gente histérica ou intriga da oposição… Para ele, não teria como a fumaça dos incêndios lá da Amazônia chegar até São Paulo. Então, precisei lhe relembrar que a circulação atmosférica existe, que o globo terrestre rotaciona e que a Terra não é plana…

Por que temas tão simples do ensino fundamental, como massas de ar, fugiram da cabeça de um homem de classe média com diploma de pós-graduação?

Primeiro, vivemos numa sociedade que não valoriza a atividade intelectual. Se numa sala de aula o aluno fala “para que vou estudar isso?” ou “para que isso vai servir na minha vida?”, ele corre o risco de se tornar um adulto que não consegue se apropriar do conhecimento pedagógico para decodificar os fenômenos que a humanidade presencia, nem articular o conteúdo básico que aprendeu para interpretar a própria realidade.

O sistema educacional hoje, ao invés de preparar os alunos para a vida pública, busca apenas formar mão-de-obra tecnicamente capacitada para o mercado de trabalho. Como não é instruído para exercer a cidadania, o estudante sai da escola inapto para usufruir e participar da esfera social comum, ainda muito precária no Brasil. Assim, descarta grande parte do conteúdo que poderia ajudá-lo a entender os fenômenos da atualidade.

Numa democracia participativa, o exercício intelectual seria demanda natural da vida pública, preceito básico para a tomada de decisões coletivas. Porém, não é esse tipo de atividade mental que nossa formação social requer. Nossa inserção na sociedade não se dá pela cidadania plena, mas sim por operações mercadológicas, como a oferta da força de trabalho a um mercado e o consumo de bens comerciais. De resto, podemos dar continuidade a uma rotina alienada, apartada da realidade, sem pensar além do campo de visão limitado que as atividades corriqueiras nos propiciam.

Por outro lado, também está tão dado que vivemos separados dos meios de decisões e das máquinas de influência política que, por natureza, não convém raciocinar sobre os problemas que não estamos aptos a resolver, nem assimilar esses fenômenos a uma forma mais coerente e profunda de compreender o mundo. O indivíduo moderno, como átomo isolado que pressupõe ser, sabe que não tem acesso à estrutura dominante que direciona a sociedade, então apenas prossegue a rotina alienada. Para muitos, trabalhar para participar de uma esfera de consumo, o único lugar que o capitalismo te destina a viver “livremente”, é o horizonte de vida estabelecido.

Mas, se o sono da razão produz monstros, a coruja de Minerva precisa levantar voo. A postura do meu amigo também é exemplo de uma era em que a desinformação ocorre em massa. Quando não se valoriza a intelectualidade, o raciocínio não é acionado para compreender os fenômenos que presenciamos, e as ideias de fácil digestão, que não demandam esforço cognitivo, são consumidas e reproduzidas sem terem sua veracidade questionada.

Apenas vivemos, experimentamos os acontecimentos da vida sem raciocinar corretamente sobre eles, sem produzir um entendimento rigoroso e complexo, a partir disso. Um exemplo? A própria pandemia. Todos presenciamos essa fase atroz, sofremos na pele o seu impacto e testemunhamos a perda de milhões de vidas… Mas produzimos uma reflexão sistemática a respeito de tudo isso?

A crise sanitária foi fruto de uma má interação com a natureza, de uma prática abusiva com a vida silvestre. E, até agora, passar por essa experiência sombria não nos fez alterar a estrutura desse relacionamento. Mesmo depois da catástrofe ter se desenrolado, animais continuam confinados sob tratamento abusivo de antibióticos, as florestas são desmatadas, o degelo expõe novos vírus à atmosfera e assim por diante… Nenhuma mudança substancial foi provocada, e ainda aguardamos o despertar de uma nova consciência, a despeito de todo sofrimento vivido.

Muitos esperançavam que a emergência pandêmica pudesse alterar de alguma forma o paradigma das sociedades, ou contribuir para uma mudança de perspectiva. Alguns chegaram a anunciar a vinda do novo comunismo. Mas os “intelectuais” nunca estiveram tão equivocados. Continuamos direcionados pelo mesmo modelo falho de organização socioeconômica que desencadeou o problema.

O mesmo acontece com as mudanças climáticas. Vivemos dia após dia, sentimos vividamente em nossa pele, todos os efeitos do aquecimento global. Mas ainda não raciocinamos corretamente a respeito disso, não assimilamos esse fato a uma forma mais coerente de entender a realidade. Pelo contrário, continuamos expostos a uma sobrecarga de informações avulsas e desconexas, que se perdem no fluxo contínuo de notícias instantâneas, e não manuseamos ou interligamos os acontecimentos para produzir uma macrocompreensão do fenômeno, um entendimento unitário. Assim, os eventos climáticos aparecem como tragédias isoladas e não como sintoma de um problema maior, fruto da reprodução de um sistema. O grande público, sem um esforço intelectual coletivo eficiente, já não consegue produzir uma compreensão conexa e coerente dos fenômenos que presencia.

Outras Palavras irá sortear 2 exemplares de Fúnebre Névoa, de Gabriel Dantas Romano, entre quem apoia nosso jornalismo de profundidade e de perspectiva pós-capitalista. O sorteio estará aberto para inscrições até a segunda-feira do dia 18/12, às 14h. Os membros da rede Outros Quinhentos receberão o formulário de participação via e-mail no boletim enviado para quem contribui. Cadastre-se em nosso Apoia.se para ter acesso!

É nesse contexto que entra o papel transformador da pedagogia. Precisamos articular os dados soltos e as informações desconexas, reuni-los para compor um quadro dentro de um entendimento analítico, ciente das transformações e dos elementos que compõem nossa realidade como um todo coerente. Não podemos mais prosseguir como espectadores apáticos, pois os problemas de nossa época demandam um novo posicionamento perante o ciclo reprodutivo da vida social — não só fisicamente, mas intelectualmente também.

Em um sentido mais idealizado, uma educação efetiva pode favorecer o pleno exercício da cidadania. Ela deve nos preparar para o convívio público, nos fazer enxergar novas formas de sociabilidade, e não apenas nos instruir de maneira conformada para o mercado de trabalho. Sem o entendimento necessário, nunca iremos visualizar corretamente os problemas e, sem visualizá-los, não podemos resolvê-los. Como Freire dizia: “Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda.”

Talvez, na mais otimista das hipóteses, se meu amigo tivesse claro em sua cabeça como funciona a circulação da atmosfera, ele entenderia muito bem que, ao se deslocarem, as massas de ar trazem consigo as características de onde vieram. Com as habilidades necessárias, ele visualizaria o fenômeno semiapocalíptico em toda sua magnitude e teria a possibilidade de entender sua gravidade. No caso, a fuligem era tanta, tamanha a proporção do incêndio, que não tinha opção a não ser se conjugar ao vento…

Além dos aspectos científicos das mudanças climáticas e de suas implicações políticas, eu sentia falta de explorar mais livremente o lado emocional e subjetivo do fenômeno [3]. Qual é o efeito psíquico causado pela compreensão de que o mundo está mudando para se tornar um lugar mais hostil? Os dados informativos, os números e os relatórios técnicos sobre as mudanças climáticas são importantes e já estão por aí. Entretanto, explorar o outro lado da questão (o lado sentimental e psicológico) também é importante para avançarmos no debate público. Através dos mecanismos da escrita, podemos exercer livremente nossos sentimentos e demarcar nossa alteridade. Assim, a arte aparece como um complemento educacional à comunicação estritamente científica, capaz de mergulhar nas questões mais psíquicas de nosso tempo.

No fluxo desconexo de estímulos exagerados e informações de duração instantânea, podemos resgatar a obra literária como um exercício intelectual, um projeto de discussão da sociedade contemporânea. Os elementos sócio-históricos, dispersos para o grande público, podem ser apropriados pela narrativa para compor um retrato unificado do nosso tempo.

A vantagem da literatura é a possibilidade de explorar com maior liberdade o universo subjetivo, psicológico e sentimental dos personagens, ao mesmo tempo que, a partir disso, retrata a estrutura sócio-histórica em que eles estão inseridos. Um livro como “Guerra e Paz”, de Tolstói, não é apenas uma narrativa ficcional, tampouco um puro relato histórico, mas um retrato da condição dos homens naquele período que, ao mesmo tempo que explora as subjetividades psicológicas dos personagens, compõe um quadro das determinações históricas às quais eles estão submetidos.

Embora alguns críticos digam que a literatura deva ser uma realização encerrada em si mesma e que “questões sociais” interferem na plena realização do texto literário, eu não consigo atestar essa declaração como verdadeira. Toda produção literária ou ficcional emerge de um contexto sociocultural, por mais pura e neutra que se diga ser. Desde antes de Cervantes até depois de Victor Hugo, a narrativa literária desenvolveu e explorou questões de cunho social através de seus personagens. Também, todos sabemos que escritores como Tolstói e Dostoiévski escreviam motivados por questões religiosas, morais e políticas. Thomas Mann tencionava os limites da literatura em direção à filosofia e nem preciso mencionar autores como Sartre e Camus. Até onde é possível existir esse limite dentro da literatura? 

Da mesma forma, alguns profissionais do mercado literário podem advogar que o público não se interessa mais por ficções intelectualizadas, falando que esse tipo de livro ficou no século XIX. Mas o que são as tradições artísticas senão um ciclo de eterno retorno em que determinadas características narrativas são rejeitadas por um movimento para depois serem reutilizadas e ressurgirem em outro? Ora, se X desconsiderava certos aspectos de seus antecessores, o Y depois vai lá e os incorpora à sua maneira.

A literatura como um projeto de discussão social e intelectual ainda tem um papel a desempenhar na pós-modernidade fluída. A assim chamada época da pós-verdade nos expõe a uma sobrecarga de desinformações avulsas e desconexas — e suas notícias de curta duração são incapazes de compor um quadro explicativo. Nós precisamos de fatos e ciência, mas também de uma arte crítica capaz de integrar e apreender determinados elementos e características do nosso tempo.

O sol, para Platão, é a alegoria máxima para a verdade. E foi justamente a passagem de sua luz a ser bloqueada naquele 19 de agosto de 2019.

O livro pode ser adquirido aqui.

NOTAS

[1] As chuvas diminuíram, as secas se prolongaram, a conta de luz aumentou e o prejuízo foi incalculável na produção agrícola…

[2] Para piorar, a nível internacional, incêndios de grande magnitude destruíam as florestas bolivianas e paraguaias também. Mais nuvens se formavam com a fuligem da matéria orgânica que se reduzia a pó. A simultaneidade desses eventos, longe de ser um acaso, deixa claro que a onipresença da degradação ambiental é um projeto das elites que buscam enriquecimento fácil.

[3] Para piorar, a nível internacional, incêndios de grande magnitude destruíam as florestas bolivianas e paraguaias também. Mais nuvens se formavam com a fuligem da matéria orgânica que se reduzia a pó. A simultaneidade desses eventos, longe de ser um acaso, deixa claro que a onipresença da degradação ambiental é um projeto das elites que buscam enriquecimento fácil.


Sobre o autor

Gabriel Dantas Romano é escritor, graduando em história na Universidade de São Paulo (USP) e ativista ambiental. Como escritor, acredita que a literatura é um campo aberto para explorar as questões filosóficas.


Outras Palavras irá sortear 2 exemplares de Fúnebre Névoa, de Gabriel Dantas Romano, entre quem apoia nosso jornalismo de profundidade e de perspectiva pós-capitalista. O sorteio estará aberto para inscrições até a segunda-feira do dia 18/12, às 14h. Os membros da rede Outros Quinhentos receberão o formulário de participação via e-mail no boletim enviado para quem contribui. Cadastre-se em nosso Apoia.se para ter acesso!


Outras Palavras disponibiliza sorteios, descontos e gratuidades para quem contribui todos os meses com a continuidade de nosso projeto de jornalismo de profundidade e pós-capitalista. Outros Quinhentos é a ferramenta através da qual é possível construir conosco esse horizonte. Pela colaboração, diversas contrapartidas são disponibilizadas: sorteios, descontos e gratuidades oferecidas por nossos parceiros – são mais de vinte parcerias! Participe!

NÃO SABE O QUE É O OUTROS QUINHENTOS?
• Desde 2013, Outras Palavras é o primeiro site brasileiro sustentado essencialmente por seus leitores. O nome do nosso programa de financiamento coletivo é Outros Quinhentos. Hoje, ele está sediado aqui: apoia.se/outraspalavras/
• O Outros Quinhentos funciona assim: disponibilizamos espaço em nosso site para parceiros que compartilham conosco aquilo que produzem – esses produtos e serviços são oferecidos, logo em seguida, para nossos apoiadores. São sorteios, descontos e gratuidades em livros, cursos, revistas, espetáculos culturais e cestas agroecológicas! Convidamos você a fazer parte dessa rede.
• Se interessou? Clica aqui!

Leia Também: