Economia para mudar o mundo, um manual

Lançamento da Autonomia Literária sistematiza – de maneira acessível para não iniciados – o conhecimento econômico básico necessário para fazer dessa ciência uma ferramenta de transformação da realidade. Sorteamos 1 exemplar

.

Para que serve a economia? Podemos utilizá-la para transformar o mundo em um lugar mais justo? Onde a economia se insere na luta social? Como surgiu o dinheiro e qual é o seu papel na organização da sociedade? A economia e a política se relacionam ou são duas ciências que devem ser pensadas de maneira separada?

Essas e outras questões podem ser respondidas no recém-lançado Economia para transformação social: pequeno manual para mudar o mundo, de Juliane Furno e Pedro Rossi. O livro, publicado pela Autonomia Literária em parceria com a Fundação Perseu Abramo, busca tornar acessível para a população em geral conceitos básicos e fundamentais da economia, no intuito de difundir uma compreensão crítica de como essa ciência afeta nossas vidas, além de indicar caminhos para quem quiser se aprofundar.

Outras Palavras e Autonomia Literária sortearão 1 exemplar de Economia para transformação social: pequeno manual para mudar o mundo, de Juliane Furno e Pedro Rossi, entre quem apoia nosso jornalismo de profundidade e de perspectiva pós-capitalista. O formulário de participação será enviado por e-mail para quem faz parte da rede Outros Quinhentos. Serão aceitas inscrições atésegunda-feira do dia 3/7, às 14h.

Juliane Furno (cientista social com ampla atuação na área, professora na Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e assessora especial da Presidência do BNDES) e Pedro Rossi (professor livre-docente do Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), autor e coorganizador de diversos livros acerca do tema), produziram esse “manual” após o curso Economia para transformação social, promovido pela Fundação Perseu Abramo (FPA) em 2021. Devido ao grande interesse no curso e após a percepção da falta de materiais didáticos acessíveis que pudessem não só formar, mas também proporcionar um olhar crítico para economia, Juliane e Pedro resolveram formular esse material.

Além disso, o livro é a segunda publicação da Coleção Argumento, uma iniciativa da Fundação Perseu Abramo de produzir materiais voltados à formação teórica e política, tanto para o público em geral quanto para militantes, contribuindo para ampliação de conhecimentos da população.

O manual é dividido em 4 partes, nelas é apresentado todo um panorama histórico através da economia. Na primeira, constam explicações de elementos teóricos e conceituais da Economia Política. Na segunda, são abordadas as transformações do capital internacional a partir do fim da antiga ordem liberal até as crises do neoliberalismo avançado antes e pós-pandemia. A terceira parte, é dedicada ao quadro brasileiro, temas como a teoria do subdesenvolvimento e o neoliberalismo em nossas terras são abordados, além de finalizar com uma agenda econômica para transformação social do Brasil. A quarta e última parte é dedicada a desmistificar mitos econômicos, como o mito do “país quebrado” e a “retórica da austeridade”.

No transcorrer do livro, todos esses elementos elencados e sistematizados demonstram de maneira simples como essa ciência está nos mais diversos âmbitos de nossas vidas e que a consciência disso está em disputa. São ricos insumos para o debate público, necessários na disputa de narrativa que temos travado todos os dias desde o avanço do fascismo em nosso país, além de servirem para combater uma concepção de mundo que visa legitimar uma economia apartada da responsabilidade social, servindo apenas para contribuir com o individualismo em detrimento do coletivo, minimizando a responsabilidade de gestão do governo – assim como querem os liberais que, no entanto, no primeiro sinal de crise econômica rapidamente pedem ajuda aos cofres públicos.

No mais, o livro conta ainda com diversas ilustrações da Gazetinha da Guanabara que esquematizam e exemplificam diversos processos da economia de maneira clara e descomplicada. Dessa forma, essa publicação se torna um ótimo material para ser utilizado tanto na formação de quadros militantes e da população em geral, como também por professores do ensino básico ao médio – e até mesmo universitário – que, engajados na luta pela transformação social, buscam formas didáticas e acessíveis de explicar conceitos econômicos.


Em parceria com a Autonomia Literária, Outras Palavras irá sortear 1 exemplar de Economia para transformação social: pequeno manual para mudar o mundo, de Juliane Furno e Pedro Rossi, entre quem apoia nosso jornalismo de profundidade e de perspectiva pós-capitalista. O formulário de participação será enviado por e-mail para quem faz parte da rede Outros Quinhentos. Serão aceitas inscrições atésegunda-feira do dia 3/7, às 14h.

E não se esqueça! Quem apoia o jornalismo de Outras Palavras garante 25% de desconto no site da Autonomia Literária. Faça parte da rede Outros Quinhentos em nosso Apoia.se e acesse as recompensas!

Outras Palavras disponibiliza sorteios, descontos e gratuidades para os leitores que contribuem todos os meses com a continuidade de seu projeto de jornalismo de profundidade e pós-capitalismo. Outros Quinhentos é a plataforma que reúne a redação e os leitores para o envio das contrapartidas, divulgadas todas as semanas. Participe!

NÃO SABE O QUE É O OUTROS QUINHENTOS?
• Desde 2013, Outras Palavras é o primeiro site brasileiro sustentado essencialmente por seus leitores. O nome do nosso programa de financiamento coletivo é Outros Quinhentos. Hoje, ele está sediado aqui: apoia.se/outraspalavras/
• O Outros Quinhentos funciona assim: disponibilizamos espaço em nosso site para parceiros que compartilham conosco aquilo que produzem – esses produtos e serviços são oferecidos, logo em seguida, para nossos apoiadores. São sorteios, descontos e gratuidades em livros, cursos, revistas, espetáculos culturais e cestas agroecológicas! Convidamos você a fazer parte dessa rede.
• Se interessou? Clica aqui!

Leia Também: