BrCidades: Fórum por novo projeto urbano vai a Brasília
É possível debater a Reforma Urbana sem limitar-se aos muros da academia — e envolvendo movimentos sociais e periferias? Chega amanhã ao DF encontro que aposta nesta hipótese
Publicado 24/09/2018 às 17:15 - Atualizado 12/12/2018 às 15:03
__
COMO PARTICIPAR:
Semana Universitária – UnB – Campus Darcy Ribeiro.
Semana Escala – Auditório da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
25 de setembro — das 14h às 20h
Programação abaixo
__
Construir coletivamente cidades mais justas, solidárias, economicamente dinâmicas e ambientalmente sustentáveis, reunindo estudiosos, profissionais, movimentos populares, da juventude, da população negra, das lutas de gênero, dos coletivos LGBT’s, todas e todos em torno da agenda urbana. Esse é o objetivo do Projeto BrCidades, que tem entre seus coordenadores nomes como o de Ermínia Maricato, Margareth Uemura, Lizete Rubano, Paolo Colosso, Carina Serra, Karina Leitão e João Sette Whitaker. Alguns núcleos do projeto já se formaram, ou estão em processo de formação, tais como Curitiba, Belo Horizonte, João Pessoa, Campina Grande, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Santa Catarina, Salvador e Fortaleza.
Nesta terça, dia 25, acontece o I Fórum do Núcleo no Distrito Federal do projeto. Visa apresentar o grupo que está se formando no território do Distrito Federal e trabalhos que a Coordenação Nacional tem desenvolvido . O encontro ocorrerá na Semana Universitária da Universidade de Brasília na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, na tradicional “Semana Escala” cujo tema este ano é “Fora da Escala”.
Na visão dos estudantes, diante da conjuntura do país é importante abrir novas perspectivas, para além do projeto de arquitetura e urbanismo e do ambiente acadêmico, para “fora da escala”, e descobrir as cidades e o território do DF através dos olhos da sociedade, dos atores que produzem e vivenciam o espaço da cidade diariamente. Pretende-se agregar movimento estudantil, movimentos populares, sindicatos, entidades profissionais e técnicos dos governos local e federal. Neste contexto, a Semana Universitária promovida pelo Decanato de Extensão da UnB se torna um boa oportunidade para trocas de saberes e fortalecer o compromisso social dos estudantes, futuros arquitetos urbanistas da FAU.
Estão programadas duas palestras com os membros da coordenação nacional de São Paulo para apresentação do Projeto Brasil Cidades: João Whitaker, professor da USP e ex-secretário de Habitação no governo de Fernando Haddad (prefeitura de São Paulo) e Paulo Colosso, do Levante Popular da Juventude.
PROGRAMAÇÃO
14:00 às 14:30 – Boas-vindas institucional/mesa de abertura: José Manoel Morales Sánchez (Diretor FAU/UnB); Liza Maria Souza de Andrade (Coordenadora de Extensão FAU/UnB); João Sette Whitaker (Br Cidades/FAU/USP); Paulo Colosso (Br Cidades/ Levante Popular da Juventude)
14:30 às 15:00 – Palestra: O que é o Projeto Brasil Cidades (Br Cidades)? Paolo Colosso (Br Cidades/USP) e Ágata Parentes (Levante Popular da Juventude)
Mesas de apresentação dos membros do Núcleo DF do Br Cidades (15:00 às 17:30)
15:00 às 15:30 – Mesa 1 – Universidade, Democracia e Sociedade: a Extensão Universitária como estratégia central para promover a troca de saberes, assistência técnica e inclusão social.
Liza Maria Souza de Andrade (Extensão/FAU-UNB/Periférico/CASAS); Benny Schvasberg (FAU-UNB/LabUrbe); Ricardo Neder (NP+CTS/CEAM-UnB); Percy Coelho (IH-UnB); Manoel Neres (Centro de Convivência Negra – CCV/UnB); Luciana Sepúlveda Köptcke(Escola de Governo Fiocruz)
15:30 às 16:00 – Mesa 2 – Movimentos Populares do DF: lutas e ações para construção de uma agenda popular do território.
Cristiane dos Santos – (CMP); Yuri Leão (CONAM); Maria Zezé (MTST Planaltina); Eduardo Borges (MTST Sol Nascente); Edineide Rocha (MST); Marcos Baratto (MST, a confirmar); Cafu (a confirmar); Lourenço Amaral (MNLM); Luciano (MTD, a confirmar).
16:00 às 16:30 – Mesa 3 – Movimento Estudantil e Cultural, Juventude Popular, Coletivos: novas formas de linguagem na luta pelo direito à cidade, hip hop, slam, ocupações.
Max Maciel (Periferia no Centro); Rayssa Cavalcante (AJUP); Lorrany Arcanjo (Semana Escala/Ocupa FAU-UnB); Carolina Tavares (CASAS/Semana Escala/Ocupa FAU-UnB); Tobias (Levante Popular da Juventude); Helen (Casa Frida, a confirmar); Abder Paz (Mercado Sul Vive).
16:30 às 17:00 – Mesa 4 – Entidades profissionais, Sindicatos, Técnicos de governo: novos arranjos institucionais para promover mudanças por meio da assistência técnica.
Célio Mélis (IAB/DF); Carlos Adriano Constantino (Ministério das Cidades); Luiz Sarmento (CODHAB); Sandra Marinho (CODHAB); Letícia Miguel (Sindicato dos Arquitetos)
17:00 às 17:30 – Mesa 5 – Mapeamento de Lutas e Ações no Território do DF.
Percy Coelho (IH/UnB); Ludmila Correia (IAB/UniCEUB); Vânia Loureiro (FAU-UNB); Juliana Coelho (SEGETH)
*17:30 às 18:00 – Café comunitário – momento para trocas
*18h às 19:00 – Palestra: Projetar Cidades com a Sociedade – João Sette Whitaker (Br Cidades/FAU/USP)
*19:00 às 19:30 – Filme da série: “Habitação Social – Projetos de um Brasil” – Direção André Manfrim – a série apresenta um panorama histórico da habitação de interesse social no Brasil, abordando as questões sociais, econômicas, políticas e arquitetônicas que influenciaram as políticas públicas do setor ao longo do século XX, desde as primeiras Vilas Operárias até os recentes movimentos de luta pela moradia. A série tem como fio condutor de sua narrativa a vida cotidiana e a relação dos moradores com os espaços onde vivem. Utilizando entrevistas, grafismos, materiais de arquivo, plantas e croquis, os 13 episódios abordam a diversidade de possibilidades de ocupação humana desses espaços de moradia. Participam do seriado moradores dos conjuntos habitacionais, arquitetos, urbanistas, historiadores, gestores e mobilizadores sociais. Na escuta desse conjunto de vozes, e através do cotidiano desses edifícios e conjuntos, a primeira temporada da série propõe um olhar histórico sobre a habitação social nas regiões metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte e Vitória.