A Semana da Mobilidade Urbana em São Paulo

.

Começa amanhã (16/9) série de encontros e debates sobre caminhos para superar a dominação da cidade pelo automóvel. Em 22/9, Dia Mundial sem Carro

Pela Rede Nossa São Paulo

A mobilidade é uma questão central em todas as cidades do mundo – está diretamente ligada ao acesso à cidade e aos serviços públicos, ao meio ambiente e à saúde da população. Neste sentido, organizações de várias cidades do mundo decidiram dedicar uma semana para refletir, debater e promover ações para melhorar a mobilidade.

Em São Paulo, frente aos inúmeros congestionamentos, inadequação de calçadas e danos à saúde e ao meio ambiente provocados pelo excesso de veículos nas ruas, a adesão à campanha se ainda torna mais urgente.

A Rede Nossa São Paulo está no quinto ano consecutivo de mobilização e busca juntar forças para a construção de uma agenda única e com poder de interferir em políticas públicas. Neste sentido, diversas entidades e cidadãos aderiram ao que chamamos Coletivo de mobilização para o Dia Mundial Sem Carro e Semana da Mobilidade, com o intuito de chamar a atenção da sociedade civil e do poder público para o tema da mobilidade na cidade e de todos os problemas decorrentes dela.

Destacamos aqui algumas atividades da Semana da Mobilidade de 2011, mas convidamos para que acessem as informações detalhadas, divulguem e participem de toda a programação das entidades envolvidas neste Coletivo!

Abrindo a Semana teremos o seminário “Os modais não motorizados: pedestres e ciclistas”, que dá sequência à série “Mobilidade e Transportes Sustentáveis – Soluções Inovadoras para a cidade”.

No dia 21/9, quarta-feira, haverá o lançamento da Pesquisa Rede Nossa São Paulo / Ibope sobre Mobilidade Urbana. Esta é a quinta edição da pesquisa, inédita, que aborda os mais diversos aspectos da mobilidade em São Paulo, como o tempo gasto no trânsito, a frequência com que os paulistanos utilizam o transporte público, a satisfação com o transporte coletivo, o uso do carro etc;

No dia 22/9, Dia Mundial Sem Carro, a já tradicional Vaga Viva será realizada das 7h às 19h, com atividades lúdicas e de informação sobre o tema;

E, encerrando a Semana da Mobilidade, no dia 24/9, sábado, às 15h, a manifestação “A Cidade é Nossa: Passeata pelo Plano de Mobilidade Sustentável de São Paulo”, apoiada por diversas organizações, e que pretende reunir centenas de cidadãos. Venha caminhar junto!

São Paulo pode ser uma cidade melhor! Contamos com sua presença e apoio

Secretaria Executiva da Rede Nossa São Paulo

Leia Também:

4 comentários para "A Semana da Mobilidade Urbana em São Paulo"

  1. Amanhã tb é o Dia do Tiête. Sabiam disso? Deve ser do enterro do Tiête. Quando tanto se discute com relação ao trânsito de São Paulo, não consigo parar de pensar que o tal projeto para a despoluição do rio Tiête já existe há 20 anos! Pergunta: há quantos anos o atual partido que governa o estado está lá no Palácio dos Bandeirantes? Pois bem: se o primeiro desta 'série' de governadores tivesse REALMENTE se empenhado em fazer algo, o que ocupa aquela cadeira hoje poderia – e bem! – estar colhendo os frutos do trabalho. E São Paulo andaria muito melhor, com o aproveitamento do rio para transporte de carga, passageiros, turismo e etc. Porém, cada vez mais acredito que o Rio Tiête só tenha uma serventia aos governadores e prefeitos da cidade: Promessas de campanha!

  2. Temos que aproveitar esta semana da mobilidade urbana para criticar duramente a postura “autonomista” que ainda perdura, representada recentemente pelo lamentável artigo publicado no site UOL-notícias-carros, http://carros.uol.com.br/ultnot/2011/09/13/mentalidade-anticarros-quer-nos-levar-de-volta-ao-seculo-19.jhtm, sobre as considerações de Sérgio Reze, presidente da Fenabrave, no Fórum da Indústria Automobilítica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *