A campanha São Paulo Trem Jeito

Movimento quer debater com sociedade alternativa do transporte ferroviário, para assegurar direito à mobilidade

.

Pelo Sindicato dos Ferroviários de Sorocaba

Quando em passado não muito distante foi promovido o desmonte da malha ferroviária paulista, a supressão de todos os trens de passageiros que serviam de ligação entre as principais cidades do interior e do litoral, a erradicação completa de ramais, e até mesmo a desativação de trechos de linhas de trens metropolitanos, nosso sindicato idealizou, patrocinou e colocou em curso a Campanha O Brasil TREM Jeito. Apesar dos inúmeros esforços, não obteve resultados e, no Estado de São Paulo, a ferrovia ficou reduzida ao que é hoje.

As mesmas mãos que arrancaram os trilhos criaram mais estradas de rodagem e, nas cidades, alargaram ruas e avenidas, edificaram túneis e viadutos, com a finalidade de consolidar a mobilidade de pessoas e o transporte de nossas riquezas pela rodagem dos pneus.

O preço dessa decisão é hoje pago por todos nós, na forma do mais completo caos no trânsito urbano, na elevação dos níveis de poluição do ar, na deterioração da qualidade de vida, no elevado índice de violência motorizada e nos insolúveis gargalos em avenidas e estradas denominados congestionamentos.
A Campanha São Paulo TREM Jeito é uma reedição da Campanha O Brasil TREM Jeito – com redução territorial da abrangência do título – na esperança de que campanhas similares nasçam em outros estados da federação.
A Campanha visa, inicialmente, trazer a questão do transporte de pessoas sobre trilhos para a atenção e debate dos usuários de transportes públicos, assim como de usuários de meios individuais de transportes, na certeza de ser a melhor solução para os problemas de trânsito e de poluição das grandes cidades.
É, nesse sentido, uma campanha informativa, pois idealizada em torno de informações sobre os modos de transporte de pessoas sobre trilhos – trem, metrô, aeromóvel, vlt e monotrilho – uma vez que as pessoas, de modo geral, desconhecem ou não pensam e sentem esses modos como solução para seus problemas de trânsito e de transporte.
É uma campanha política? Sim – embora completamente apartidária -, pois tem por finalidade promover um resultado social, isto é, exercer influência para que os recursos destinados ao trânsito e ao transporte sejam alocados em transporte de pessoas sobre trilhos, estancando e revertendo a tendência rodoviarista de governos (ruas, avenidas, pontes, túneis, viadutos, estacionamentos, etc.), muitas vezes também eles vítimas do próprio desconhecimento de outras opções.
A Campanha é desenvolvida através de encontros e palestras promovidas pelo sindicato – com recursos multimídia – seguidas de discussões e debates com os participantes, patrocinadas por entidades sociais organizadas (associações de moradores, associações de usuários, sindicatos de trabalhadores, igrejas, condomínios, clubes, diretórios acadêmicos, universidades, etc.) sem nenhum custo para patrocinadores e participantes.
Trem não é passado. É presente. É futuro.

Entre em contato conosco ([email protected]) e patrocine, sem custo, uma apresentação e discussão sobre transporte de pessoas sobre trilhos.
Leia Também:

Um comentario para "A campanha São Paulo Trem Jeito"

  1. Paulo disse:

    Concordo com tudo que foi escrito e também acho que SP Trem Jeito!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *