Para acompanhar via net a Espanha Rebelde

A rebelião será transmitida online: sites, twitter, facebook, mapas interativos, webcams, e álbuns de fotos permitem seguir movimento sem intermediários

.

Por Cauê Seigner Ameni

Se não nos deixam sonhar,

não os deixaremos dormir!”

“Não somos mercadorias nas mãos

dos políticos e dos banqueiros!”

(19/5/2011, Puerta del Sol, Madri)

Outras Palavras oferece um guia virtual para acompanhar as efervescentes ocupações que se alastrou por mais de 200 praças espanholas.

Os sites do movimento:

As ocupações são resultado de um conjunto de articulações. O site oficial do movimento 15 de maio, Toma la plaza, permite conhecer as ultimas ações, comunicados e reivindicações da mobilização, que se propagou da capital madrilena para outras cidades do pais. Já em Democracia Real Ya, “Uma verdadeira democracia, agora”, contem outras instigantes informações, como câmeras instaladas sobre a Puerta Del Sol, cujos ocupantes – curiosa inversão das relações tradicionais entre Centro e Periferia – não hesitam em compará-la à famosa praça Tahrir, do Cairo. Fornecem transmissão de vídeo ao vivo da ocupação. Por fim, Juventud Sin Futuro, um coletivo formado no início de abril e também muito ativo na organização dos acampamentos em toda a Espanha.

Diagonal:

Em Diagonal, um semanário altermundista e inovador, sediado em Lavapiés, o famoso bairro boêmio e imigrante de Madri, cobertura jornalística vasta do movimento.

No Twitter:

Informações sempre atualizadas, pelo Twitter com as palavras-chave (hashtags):

•#democraciarealya

•#acampadasol

•#spanishrevolution

•#yeswecamp

•#nonosvamos

No Facebook:

A página da mobilização no Facebook já reúne cerca de 77 mil pessoas, onde os manifestantes além de organizarem fortificam virtualmente o movimento, compartilhando; notícias, musicas, fotos, idéias, vídeos, gritos, manifestações, bandeiras, piadas e tudo mais o que a criatividade – e o faceebook – permitir.

Mapa Online:

Foram mapeados recentemente todos os acampamentos das manifestações espalhada mundo a fora, com uma riquíssima base de dados, detalhando os locais, horários, blogs e etc. Vale a pena conferir!

Fotos:

Pode-se conferir centenas de imagens do movimento e seus personagens no álbum do FlickR, atualizadas diariamente.

Outros sites:

Pouco a pouco, centenas de pequenas organizações reuniram-se em apoio aos jovens:

> Associação Nacional de Desempregados (http://adesorg.blogspot.com/).

> A página Internet das famílias endividadas com financiamentos imobiliários (http://afectadosporlahipoteca.wordpress.com/).

> Attac, a versão espanhola do movimento contra a ditadura dos mercados. (http://www.attac.es/),

> Movimento em favor de que ninguém vote nas eleições (em http://www.nolesvotes.com/) e outros.

Leia Também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *