Breve, novo Outras Palavras

Lançado no início de 2010, o projeto Outras Palavras está vivendo sua primeira evolução importante. Ela é visível, por enquanto, na nova face gráfica do site — mais limpa e com tipologia convidativa à leitura. Nos próximos dias, ficarão claras as mudanças editoriais.

Outras Palavras pretende consolidar seu projeto: oferecer informações e análises profundas, sobre temas nacionais e internacionais relevantes;  participar do esforço para compreender e transformar o mundo, numa época em que isso pode ser feito por meio de ações autônomas da sociedade.

Estes objetivos serão perseguidos, agora, em novos espaços editoriais — de atualização mais frequente e abertos a participação dos leitores:

a) O próprio site Outras Palavras. Ele assumirá mais claramente o caráter de revista eletrônica; ampliará a rede de colaboradores e a difusão de material produzido por outras publicações internacionais críticas e inovadoras. Terá, assim como nosso blog (ver abaixo) amplo espaço para participação dos leitores.

b) Um blog, ligado ao Ponto de Cultura que coordenamos. Instalado em http://ponto.outraspalavras.net, será alimentado por textos mais breves, permitindo acompanhar um conjunto mais amplo de fatos e tendências. Funcionará, também, como espaço experimental para os participantes do seminário Mídias Livres na Era Digital, que o Ponto de Cultura promove (as oficinas, abertas e gratuitas, recomeçam  em agosto).

c) Uma Rede Social, acessível em http://outraspalavras.ning.com. Por meio da rede, os leitores podem criar perfis; manter blogs pessoais; postar textos, imagens, vídeos e áudios; abrir e participar de fóruns sobre temas que considerem importantes. A rede é, também, porta de entrada para contribuições que podem, em seguida, ser reproduzidas no blog ou na revista virtual.

TEXTO-MEIO

d) A tradicional Biblioteca Diplô (www.diplo.org.br). Além de reunir todo o material publicado por Le Monde Diplomatique Brasil entre 1999 e 2009, a Biblioteca estampará um número maior de dossiês temáticos.

Nossa primeira onda de mudanças coincide com um reconhecimento importante. Outras Palavras é, desde 23 de junho, um Ponto de Mídia Livre. Junto com outras 22 iniciativas nacionais e 60 regionais, o site foi premiado, em concurso promovido pelo ministério da Cultura (MinC). Uma comissão julgadora formada por comunicadores do MinC e da sociedade civil julgou relevantes nossas  contribuições  ao surgimento de uma nova comunicação — democrática, participativa, não-oligopolizada.

Nos próximos dias — em especial, na semana de 5 a 11 de julho — as mudanças serão implementadas nos sites. A atualização, nesse período, será mais lenta. Pedimos sua compreensão. E fazemos um convite: propostas, sugestões e observações sobre nosso trabalho e seu futuro podem ser feitas, desde já, como comentário a este texto — ou em mensagens a [email protected].

Abraço forte,
Outras Palavras

TEXTO-FIM
The following two tabs change content below.

Antonio Martins

Antonio Martins é Editor do Outras Palavras