Mais de 21 mil pessoas enviam "abraço-assinado" a José Genoíno

Chico Buarque e Antonio Cândido encabeçam documento, que sustenta: deputado “traduz história uma geração que ousa sonhar com liberdade, justiça e pão”

Por Rodrigo Rodrigues, no Terra Magazine

Chico Buarque e Antonio Cândido encabeçam documento, que sustenta: deputado “traduz  história uma geração que ousa sonhar com liberdade, justiça e pão”

Por Rodrigo Rodrigues, no Terra Magazine

Com nome como os cantores Chico Buarque e Beth Carvalho, da filósofa Marilena Chauí e dos escritores Fernando Morais e Antônio Cândido, o texto ganhou força na internet e cresceu principalmente depois que a prisão de Genoíno foi decretada pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

No texto do “abraço assinado”, os signatários demonstram solidariedade ao ex-presidente do PT e dizem acreditar nos ideais apregoados por ele:

“Estamos aqui para dizer que José Genoíno é um homem honesto, digno, no qual confiamos. Genoíno personifica um sonho. O sonho de que um dia teremos uma sociedade em que haja fraternidade e todos sejam, de fato, iguais perante a lei”, aponta a corrente.

Genoíno está em prisão domiciliar concedida pelo STF e pode ficar mais 90 dias nessa situação, se o ministro Joaquim Barbosa, relator do processo do mensalão, acatar o parecer do Procurador Geral da Republica divulgado no último dia 02 de dezembro. No entendimento do procurador geral Rodrigo Janot, o Genoino “apresenta graves problemas (delicada condição) de saúde e corre risco se continuar a cumprir pena no presídio”.

“Sua permanência em cárcere, por pouco mais de dez dias, caracterizou-se por diversos episódios de pressão alta, alteração na coagulação e outros sintomas. […] O fato de o requerente não ter sido considerado portador de cardiopatia grave, por si só, não afasta a aplicação excepcional do artigo 117 da Lei de Execução Penal, que autoriza a prisão domiciliar”, afirma o documento emitido pela PGR.

José Genoíno foi condenado a 6 anos e 11 meses de prisão pelos crimes de corrupção ativa (4 anos e 8 meses) e formação de quadrilha (2 anos e 3 meses).

“Considerando, de outro modo, que não pratiquei nenhum crime, não dei azo a quaisquer condutas, em toda minha vida pública ou privada, que tivesse o condão de atentar contra a ética e o decoro parlamentar

Considerando que sou inocente; Considerando, também, que a razão de ser da minha vida é a luta por sonhos e causas ao longo dos últimos 45 anos, reitero que entre a humilhação e a ilegalidade prefiro o risca da luta; e

Considerando, por derradeiro, que sempre lutei por ideias e jamais acumulei patrimônio ou riqueza”, diz a carta do ex-deputado federal.

Veja a íntegra do texto do “abraço-assinado” em favor de José Genoíno:

“Nós estamos aqui!

Somos um grupo grande de brasileiros iguais a você, que deseja um país melhor.

Estamos aqui para dizer em alto e bom som que José Genoino é um homem honesto, digno, no qual confiamos.

Estamos aqui porque José Genoino traduz a história de toda uma geração que ousa sonhar com liberdade, justiça e pão.

Estamos aqui, mostrando nossa cara, porque nos orgulhamos de pessoas como ele, que dedicam sua vida para construir a democracia.

Genoino personifica um sonho. O sonho de que um dia teremos uma sociedade em que haja fraternidade e todos sejam, de fato, iguais perante a lei”

As assinaturas em solidariedade a Genoíno estão sendo recolhidas neste site: http://grupoge.dreamhosters.com/lista.php

Gostou do texto? Contribua para manter e ampliar nosso jornalismo de profundidade: OutrosQuinhentos

Leia Também:

6 comentários para "Mais de 21 mil pessoas enviam "abraço-assinado" a José Genoíno"

  1. Eu acho que a ditadura não saiu da cabeça dos magistrados do STF, pois esse ato não passa de uma “barbárie ditatorial imponente sem escrúpulo”.

  2. Miguel Jorge Machado de Souza disse:

    Cadeia para todos os corruptos sejam do PT ou do PSDB. Não enriqueceram, grande parte sim, porém além de ser crime foi por demais prejudicial a democratização da democracia entre nós

  3. Vitor Menezes disse:

    O comentarista Miguel Jorge Machado de Souza poderia nos ensinar como é que se democratiza a democracia, começando por definir o que é democracia e, se possível, montar um cronograma e o fluxograma de ações necessárias para democratizá-la; não esquecendo, é claro, de traduzir as origens da palavra, estabelecendo as reais diferenças entre a democracia derivada de Demócrates e aquela derivada de Demo-Crassia. Muito agradeceria sua colaboração, meu prezado Miguel Jorge.

  4. DOMINGOS SAVIO DE OLIVEIRA disse:

    O PT ao longo dos últimos tempos acabou com sua democracia interna e concentrou poder nas mãos de um grupo ao qual Genoíno se juntou, este grupo tem em José Dirceu o comandante maior que implementou a politica do caixa 2 para as últimas eleições e se alinhavou com o método já existente dos mensaleiros tucanos operado pelo tal de Valério, agora querem o que ninguém sabia de nada, que paguem agora.

  5. Blasco Miranda de Ourofino disse:

    o mensalão não comprou nenhum deputado e nenhum dos partidecos de aluguel. Todos eles votaram pelo bem do povo, dos trabalhadores , aposentados,pequenos agricultores. são ferrenhos adversários do agronegócio(agrobanditismo) das multinacionais, do conglomerados, corruptos e outros mais. Não receberam um tostão para votar a reforma da previdência social, ferrando os aposentados com a imposição da contribuição previdenciária para quem não vai mais se aposentar novamente. Será que haverá 2ª aposentadoria pós morte?
    Alguem acredita em contos da carochinha?
    Quem estava na direção do PT, que comandou toda esta bandalheira?
    O presidente da república, o chefe da casa civil, o presidente do PT, o tesoureiro e outros não criaram o mensalão? Quem o criou então?
    Chega de conversa fiada. l
    Lugar de corrupto e corruptores é na cadeia e deve ser em regime fechado junto a presos comuns.
    As verdades anulam as desculpas esfarrapadas.
    Querem vestir os diabos com roupas de santos, como dizem os crédulos espiritualista.
    o mens

  6. O fanatismo religioso dos correligionários petistas os cegam! Para quem era o caminho a verdade e a vida, o PT em seu emblemático vermelho está mais para o demônio. Aqueles que agora idolatram os Josés petistas não querem enxergar a verdade: Nenhum homem é infalível e idolatria não deveria ser postura política de ninguém em um país que ainda precisa resolver tantos problemas sociais. A lei tem que valer para todos e, sem dúvida, o STF está fazendo isso acontecer nesse país pela primeiríssima vez em nossa história. Para os que não querem ver, os piores cegos, verdade seja dita!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *