A Grande Depressão em imagens
Publicado 23/02/2012 às 16:39
No momento em que governos europeus repetem os grandes erros que levaram à crise dos anos 1930, servem de alerta cenas de uma década convulsionada e empobrecida
.
Wall Street
American way of life
Era quinta-feira, 24 de outubro de 1929, centenas de pessoas se reuniram em frente à Bolsa de Nova York/Wall Street. Esta data ficou conhecida como “a quinta-feira negra” e marcou o início da quebra da Bolsa e a maior crise da história econômica norte-americana.
Manchete do jornal “Brooklyn”: “Wall Street em pânico com a quebra do mercado acionário” (livre tradução). As manchetes refletiam o que, para muitos, foi o início da Grande Depressão, a crise econômica que abalou fortemente os países industrializados, no período de 1929 a 1941.
Em frente ao “Union Bank”, a multidão frenética se reuniu, tentando sacar suas poupanças. Naquele período, mais de 5 mil bancos fecharam e o pessimismo se abateu sobre a população.
Filas se formavam para receber uma ração de pão em Nova York. Não havia trabalho e a busca por emprego era desesperadora.
Fila para ração de pão
Busca pelo trabalho
Foi nesta época que surgiram os “sopões”– estes mesmos que hoje se distribuem pelas ruas das grandes metrópoles. Outro detalhe bem interessante, é que a idéia partiu de ninguém menos que Al Capone.
Entre 1929 e 1932, os Estados Unidos da América conheceram a realidade das favelas, chamadas “Hooverville”, uma “homenagem” ao presidente da época, Herbert Hoover.
Além da crise econômica, a seca castigou o sudeste do país. Na imagem, voluntário da Cruz Vermelha distribui alimentos às pessoas afetadas pelo clima.
Restaurante social da Cruz Vermelha
Na Trafalgar Square (Londres), milhares protestaram contra o desemprego e a fome. No Reino Unido, ficaram famosas as “Marchas da Fome”.
Muitas famílias tiveram que abandonar seus lares, naqueles dias. Largavam suas casas e sua terra natal, imigrando para estados mais prósperos.
Esta imagem, de uma mãe e seus filhos em um acampamento de imigrantes, tornou-se icônica.
Tempos tenebrosos se aproximam, talvez vejamos que a promessa capitalista era uma infaltil ilusao. Quem comeu, comeu…
prá vc